AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Unesc sedia Conferência Regional do Meio Ambiente, que debate resíduos sólidos

Unesc sedia Conferência Regional do Meio Ambiente, que debate resíduos sólidos
Participam representantes do setor público, empresarial e sociedade civil (Foto: Davi Carrer) Mais imagens

A 4ª Conferência Regional do Meio Ambiente, que compreende a Amrec e Amesc, está trazendo debates e propostas até o Auditório Ruy Hülse, na Unesc. A Universidade sedia o evento, que recebe representantes do setor público, empresarial e sociedade civil para discutir quatro eixos: produção e consumo sustentáveis; redução dos impactos ambientais; gestão de emprego e renda, e educação ambiental.

"É muito importante e gratificante a Unesc participar dessas discussões", destacou o reitor Gildo Volpato. Ele desejou que os participantes estivessem inspirados para contribuir com a temática. O secretário regional, Luiz Fernando Cardoso, o Vampiro, destacou que o objetivo do evento é a redução dos resíduos sólidos, com melhorias para os catadores e promoção da qualidade vida.

O principal objetivo da conferência é elaborar diretrizes nacionais para coleta seletiva e resíduos sólidos. Nesta etapa serão escolhidas cinco diretrizes por eixos, que serão enviadas a etapa estadual e depois nacional.

Palestra

Após a solenidade de abertura o professor da Unesc e consultor do Ministério do Meio Ambiente, Mário Guadagnin, falou sobre os eixos da Conferência. Ele chamou a atenção para o volume de lixo gerado, que é 650 a 700 gramas por dia por habitante na região. “A política de resíduos sólidos é importante e necessária pela crescente geração”, informou.

Catadores

A parte da sociedade civil mais interessada no foco da Conferência são os catadores, que se faziam presentes. A catadora Terezinha Jax, da Acrica (Associação Criciumense de Catadores), veio contribuir. "Eu quero ajudar os catadores. Na rua é bom trabalhar, mas às vezes falta um lugar adequado", relatou.

Conferência

O evento é realizado pela 21ª SDR (Secretaria de Desenvolvimento Regional) Criciúma, 22ª SDR Araranguá e SDS. A tarde haverá grupos de trabalhos para discutir cada tema, com apresentação de diretrizes e eleição de delegados para a Conferência Estadual, que ocorre nos dias 5 e 6 de setembro. Serão eleitos oito representantes da sociedade civil, cinco do setor empresarial e três do setor público.

Abertura

Também participaram da abertura gerente de Planejamento e Educação Ambiental da SDS (Secretaria do Desenvolvimento Sustentável) de Santa Catarina, Rejane Varela; prefeito e vice de Criciúma, Márcio Burigo e Verceli Coral; promotor Luiz Fernando Góes; prefeito de Forquilhinha, Lei Alexandre; vereador Júlio Colombo; representante do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Mário Westrual, e gerentes de Desenvolvimento Econômico Sustentável e Agricultura, Marizete de Oliveira, de Araranguá, e Hercílio Jair Antônio de Stefan, de Criciúma.

 

Fonte: Secom

18 de julho de 2013 às 13:48
Compartilhar Comente

Deixe um comentário