Alunos da Unesc melhoram seu inglês conversando com estrangeiros
Se comunicar com países como Coréia do Sul, Estados Unidos, Inglaterra, Índia ou Turquia, sem tirar os pés do chão. Essa é a oportunidade que os alunos da terceira fase do curso de Letras da Unesc estão tendo na disciplina de Língua Inglesa 3. Os estudantes usam sites especiais para treinar o inglês, buscando contato com jovens de sua idade, pessoas que procuram amigos, conhecimentos de outros lugares e até emprego.
Para o professor da disciplina e coordenador do curso, Richarles Souza de Carvalho, a atividade é de grande relevância para os alunos, tendo em vista que junto com a aprendizagem eles também têm a oportunidade de conhecer a cultura dos outros lugares. “São diversas as situações de vida que eles encontram pela internet. Há pessoas que durante semanas trocam e-mails, algumas por um dia, mas a riqueza cultural e de linguagem se enriquece de qualquer forma”, comentou Carvalho.
Marjory Rebelo, de 19 anos, avalia primeiramente o perfil da pessoa para depois entrar em contato. Segundo ela, se o estrangeiro obtém o mesmo gosto que o dela já há um passo para a conversa fluir. “Eu troquei em média 12 e-mails como uma menina da minha idade que mora em Hong Kong. O gosto em comum pelas músicas pops coreanas e japonesas fez com que nós ficássemos amigas e, agora, que ela está em período de provas e não pode responder, eu já sinto até saudade por ter criado um vínculo”, destacou. A aluna afirmou que quando sua amiga estrangeira voltar a responder ela irá sugerir um conversa via carta com ela.
Maria Antônia da Rocha e Camila Borges se animam ao conversar com pessoas de outros lugares. “Além do contato que temos é um leque cultural que se abre para nós”, destacou Camila. Para Maria, o aprendizado pode ocorrer mutuamente entre ela e os estrangeiros. “Muitos deles não são de países de língua inglesa, portanto também tem um nível básico de inglês e dessa forma aprendemos juntos”, salientou.
Entenda a atividade
A intenção da atividade é praticar a língua inglesa em uma situação de comunicação real, conhecida como Penpal. A expressão em inglês significa aquele que se corresponde com outras pessoas (amigas) e vem de pen (caneta) e pal (amigo). Algumas vezes se usa a expressão Penfriend.
Essa prática começou após a 2ª Guerra Mundial para amenizar o mal estar do momento. Os primeiros países a fazerem Penpal foram os Estados Unidos e a Alemanha por meio de cartas. Com o advento da internet, a correspondência entre pessoas de outros países acontece por esse meio.
Ensino na disciplina avançou
De acordo com Richarles, o avanço nos estudantes da disciplina foi notável. “Como mediador da atividade vejo na prática o avanço deles na disciplina. Alguns já tinham alguma noção de inglês, por estarem na terceira fase, outros ainda estão construindo suas noções e com estes exercícios têm gravado melhor até mesmo as estruturas gramaticais estudadas”, complementou.
Há diversos sites na internet que possibilitam o Penpal, mas os alunos da Unesc utilizaram o ppi.searchy.net.
Fonte: Secom
30 de abril de 2013 às 17:111 comentário
nelson
02 de dezembro de 2013 às 08:06Bom dia! Achei muito interessante esse metódo, e também estou buscando aperfeiçoar os conhecimentos no idioma ingles. Podem por favor me passar o link desses sites ? Obrigado!
Newsletter
RSS