AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Ecologia, Cultura e Ambiente será o tema de abertura das jornadas internacionais de Arqueologia na Unesc

Ecologia, Cultura e Ambiente será o tema de abertura das jornadas internacionais de Arqueologia na Unesc
Foto: Divulgação Mais imagens

“Ecologia, Cultura e Ambiente” será o tema da abertura da 9º Jornada de Arqueologia Ibero-americana e 1ª Jornada de Arqueologia Transatlântica, que ocorre na próxima semana na Unesc. De 1º a 4 de maio, o campus da Universidade, reúne especialistas de diversas partes do mundo. A conferência de abertura será ministra pelo professor doutor Rualdo Menegat (UFRGS), presidente do Fórum Nacional dos Cursos de Geologia. A abertura ocorre no Auditório Ruy Hülse, às 19 horas.

Os eventos, que integram a programação oficial do Ano de Portugal no Brasil e para o Ano do Brasil em Portugal 2012/2013, estão com inscrições abertas para participantes. As jornadas são abertas a todos os investigadores interessados na Pré-História e Arqueologia da América do Sul, assim como a estudantes, professores e profissionais da área.

Os interessados devem entrar no site da Unesc e se inscrever. Mais informações pelos telefones (48) 3444-3761 e 3444-3760 ou e-mail jornadasiberoamericanas2013@gmail.com.

Diversas atividades

Durante os eventos os participantes contarão com conferências, apresentações de trabalhos, palestras, mesas-redondas, e minicursos. É o caso da conferência sobre Arqueologia no cruzamento da História e da Antropologia, ministrada pelo professor doutor italiano Stefano Grimaldi, da Universita' degli Studi di Trento.

Jornadas

As jornadas buscam a compreensão da diversidade do comportamento humano, através do resgate das evidências materiais dos comportamentos de comunidades no passado mais ou menos remoto. Este debate visa contribuir para o crescimento do conhecimento na sociedade e para uma sociedade mais consciente e crítica.

Clique aqui para mais informações

Os eventos são organizados pela Unesc, NEN (Núcleo de Estudos Negros), IBIO (Instituto Bioatlântica) e UFSM (Universidade Federal de Santa Maria), no Brasil, e ITM (Instituto Terra e Memória), CIAAR (Centro de Interpretação de Arqueologia do Alto Ribatejo), CMM (Câmara Municipal de Mação), IPT (Instituto Politécnico de Tomar), em Portugal.

As jornadas contam ainda com o apoio da Fapesc (Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina) e do Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional).

Pela Unesc os eventos envolvem o Iparque (Parque Científico e Tecnológico), o Setor de Arqueologia, o PPGCA (Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais), os cursos de História, Ciências Biológicas, Direito e Geografia, e os grupos de pesquisa em Arqueologia e gestão integrada de território, Ecologia de paisagem e de vertebrados e Planejamento e gestão territorial.

Fonte: Secom

22 de abril de 2013 às 17:08
Compartilhar Comente

Deixe um comentário