AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Iparque entrega Plano Intermunicipal de Resíduos Sólidos para seis municípios

Iparque entrega Plano Intermunicipal de Resíduos Sólidos para seis municípios
Milena Spilere Nandi Mais imagens

Representantes dos municípios de Lauro Müller, Morro da Fumaça, Cocal do Sul, Orleans, Treviso e Urussanga, que formam o Cirsures (Consórcio Intermunicipal de Resíduos Sólidos), receberam, na tarde de hoje (25/2), o Plano Intermunicipal de Resíduos Sólidos, elaborado pelo Iparque (Parque Científico e Tecnológico da Unesc). Durante o evento, foi entregue o diagnóstico referente aos resíduos sólidos de cada município. O plano traça diferentes cenários, metas, ações e investimentos num espaço de 20 anos.

Segundo Tiago Paranhos, engenheiro ambiental do Cirsures, o plano foi elaborado de maneira consorciada, mas cada município irá elaborar seu projeto, baseado no documento entregue. “O plano é resultado da união da Unesc, com a parte científica, e o Cirsures, com a parte prática”, comentou Paranhos. “O Plano Intermunicipal de Resíduos é o que vai direcionar o projeto que cada município terá que fazer para conseguir os recursos para a implantação”, afirmou.

O professor da Unesc e consultor do Ministério do Meio Ambiente, Mário Guadagnin, contou que em 2001, o Estado assinou um TAC (Termo de Ajustamento de Conduta), para acabar com os lixões, que existiam em vários municípios catarinenses, substituindo por aterros sanitários – como Cirsures. Conforme ele, em dez anos, a população brasileira aumentou 12% e no mesmo período, a produção de resíduos cresceu 90%. Por dia, são produzidos 150 mil toneladas de resíduos no País. No Sul do Brasil, a produção per capita diária é de 0,8 quilos.

A engenheira ambiental e coordenadora do plano elaborado pelo Iparque, Cristiane Dal Pont explicou que o plano foi desenvolvido em duas etapas. A primeira consistiu na elaboração de um diagnóstico de cada município. Para isso, técnicos do Iparque visitaram os participantes do Cirsures. A segunda etapa foi a elaboração do plano. “Constatamos que cerca de 30% dos resíduos são de origem orgânica. Já os resíduos recicláveis compõem 37% dos resíduos sólidos urbanos. No meio rural, 42% dos resíduos são recicláveis”.

O coordenador da Sala dos Municípios da Unesc, Ricardo Pieri, participou do evento e colocou a Sala à disposição das prefeituras para o encaminhamento de demandas de serviços e parcerias com a Universidade. João José Réus, prefeito de Treviso e presidente do Cirsures, também participou da reunião.

Fonte: Secom

25 de fevereiro de 2013 às 17:30
Compartilhar Comente

Deixe um comentário