Iparque entrega Plano Intermunicipal de Resíduos Sólidos para seis municípios
Representantes dos municípios de Lauro Müller, Morro da Fumaça, Cocal do Sul, Orleans, Treviso e Urussanga, que formam o Cirsures (Consórcio Intermunicipal de Resíduos Sólidos), receberam, na tarde de hoje (25/2), o Plano Intermunicipal de Resíduos Sólidos, elaborado pelo Iparque (Parque Científico e Tecnológico da Unesc). Durante o evento, foi entregue o diagnóstico referente aos resíduos sólidos de cada município. O plano traça diferentes cenários, metas, ações e investimentos num espaço de 20 anos.
Segundo Tiago Paranhos, engenheiro ambiental do Cirsures, o plano foi elaborado de maneira consorciada, mas cada município irá elaborar seu projeto, baseado no documento entregue. “O plano é resultado da união da Unesc, com a parte científica, e o Cirsures, com a parte prática”, comentou Paranhos. “O Plano Intermunicipal de Resíduos é o que vai direcionar o projeto que cada município terá que fazer para conseguir os recursos para a implantação”, afirmou.
O professor da Unesc e consultor do Ministério do Meio Ambiente, Mário Guadagnin, contou que em 2001, o Estado assinou um TAC (Termo de Ajustamento de Conduta), para acabar com os lixões, que existiam em vários municípios catarinenses, substituindo por aterros sanitários – como Cirsures. Conforme ele, em dez anos, a população brasileira aumentou 12% e no mesmo período, a produção de resíduos cresceu 90%. Por dia, são produzidos 150 mil toneladas de resíduos no País. No Sul do Brasil, a produção per capita diária é de 0,8 quilos.
A engenheira ambiental e coordenadora do plano elaborado pelo Iparque, Cristiane Dal Pont explicou que o plano foi desenvolvido em duas etapas. A primeira consistiu na elaboração de um diagnóstico de cada município. Para isso, técnicos do Iparque visitaram os participantes do Cirsures. A segunda etapa foi a elaboração do plano. “Constatamos que cerca de 30% dos resíduos são de origem orgânica. Já os resíduos recicláveis compõem 37% dos resíduos sólidos urbanos. No meio rural, 42% dos resíduos são recicláveis”.
O coordenador da Sala dos Municípios da Unesc, Ricardo Pieri, participou do evento e colocou a Sala à disposição das prefeituras para o encaminhamento de demandas de serviços e parcerias com a Universidade. João José Réus, prefeito de Treviso e presidente do Cirsures, também participou da reunião.
Fonte: Secom
25 de fevereiro de 2013 às 17:30
Newsletter
RSS