Melhor Engenharia de Materiais do Brasil, entre instituições não estatais, é da Unesc
O curso de Engenharia de Materiais da Unesc garantiu uma posição de destaque no Brasil com o resultado do Enade (Exame Nacional de Desempenho de Estudantes) divulgado recentemente. A Engenharia de Materiais é a melhor do Brasil entre as universidades não estatais e a quinta melhor do país, contando também as públicas. O curso da Unesc fica atrás apenas da UFABC (Fundação Universidade Federal do ABC), de São Paulo; IME (Instituto Militar de Engenharia) e UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro), do Rio de Janeiro, e UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul), do Rio Grande do Sul.
Na noite de hoje (20/12) o reitor Gildo Volpato, o vice-reitor Márcio Fiori, a pró-reitora de Ensino de Graduação, Robinava Ferreira, o pró-reitor de Administração e Finanças, Dourival Giassi, a coordenadora do curso Ângela Beatriz Coelho Arnt e colaboradores receberam os ex-alunos, que realizaram a prova, na Reitoria. “Os alunos fizeram uma excelente avaliação no Enade e trouxeram um ótimo resultado para o curso”, destacou o reitor.
“Esse é o resultado de uma preparação desde o início do curso. O que os alunos conquistaram é a resposta de um trabalho de cinco anos. Eles são fundamentais”, comentou a coordenadora do curso, que também destacou o papel dos professores que atuam com disciplinas específicas para a atuação na área, aliando teoria e prática.
O Enade é uma prova que avalia o desempenho dos alunos da graduação, de acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais, sendo um dos componentes da nota do CPC (Conceito Preliminar de Curso), utilizado pelo MEC (Ministério da Educação) para avaliar os cursos das universidades. O CPC também leva em conta a infraestrutura da universidade, a quantidade de professores mestres e doutores, entre outros componentes.
Mérito dos alunos
Os alunos da Unesc, hoje formados, trouxeram a nota máxima para o curso de Engenharia de Materiais: cinco. “Foi uma surpresa de início, pois sabíamos da nossa capacidade, mas nos surpreendemos. Me senti com dever cumprido, pois sempre quis deixar algo a mais no curso, e nada melhor que um conceito 5 no Enade. Nossa turma fez história”, comentou a egressa Morgana Manenti Stolf.
“Essa conquista não é importante somente para nós, que realizamos a prova, mas para todos os que já se formaram, os que estão para se formar e ainda para aqueles que estão escolhendo uma profissão. Esta nota representa o dever cumprido, a meta alcançada por todos, não somente para nós alunos que realizamos as provas, mas sim por aqueles (os professores) que muito se empenharam e não mediram esforços para nos ajudar”, ressaltou a ex-aluna Cíntia Simão dos Reis.
Estrutura
“A Unesc teve um papel importante nessa conquista, com sua estrutura física, laboratórios, biblioteca com bons autores, acesso à internet e incentivo a pesquisa, entre outros. A coordenação também foi fundamental na escolha dos melhores mestres, que com as melhores formações atuaram frente às turmas e formaram bons engenheiros de materiais. Sem falar da atenção dada aos alunos”, destacou Cíntia.
“Os professores e o curso foram fundamentais para essa nota. Eles se dedicaram muito para conseguir passar um pouco do conhecimento deles para nós, afinal, o que eu valorizo e muito nesse curso é que quase, ou 100% dos professores, possuem mestrado ou doutorado. Isso para mim também foi a principal ajuda da Unesc para conseguirmos essa nota. Ela nos deu a oportunidade de aprender com ótimos e capacitados professores” reforçou Morgana.
Também realizaram a prova pelo curso de Engenharia de Materiais os engenheiros de materiais Ariel Teixeira, Ednei Alves Nascimento, Glaucea Warmeling Duarte, Laís Martinelli Comim, Larissa Rodrigues, Marcelo Tavares Cordioli, Vanio Silva Filho e Vitor dos Santos Figueredo.
Fonte: Secom:imprensa@unesc.net
20 de dezembro de 2012 às 20:103 comentários
Neide Inês Ghellere De Luca
21 de dezembro de 2012 às 15:32Nota máxima no Enada, isso é excelência, mantê-la é o desafio. Parabéns a todos.
Ariel Teixeira
21 de dezembro de 2012 às 10:11Obrigado Gildo e a todos presentes, foi gratificante ver o orgulho de todos. Colocamos a Engenharia de Materiais da UNESC no lugar de destaque que ela merece! Valeu família materiais!!
Gildo Volpato
20 de dezembro de 2012 às 21:10Parabéns moçada que fizeram a diferença! Estamos muito orgulhosos de vocês. Agora é continuar os esforços para manter o resultado. Forte abraço!
Newsletter
RSS