AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Tratamento da colite é tema da 1ª dissertação do mestrado do PPGCS

Tratamento da colite é tema da 1ª dissertação do mestrado do PPGCS
Arquivo Mais imagens
O uso de duas drogas - N-acetilcisteína e deferoxamina – no tratamento da colite ulcerativa (inflamação crônica do intestino grosso) é o tema da primeira dissertação de mestrado do PPGCS (Programa de Pós-graduação em Ciências da Saúde), que terá defesa nesta quinta-feira (25/5),  na sala 1 do bloco O, a partir das 14 horas. O estudo "Estresse oxidativo e metabolismo em modelo animal de colite induzida por dextran sulfato de sódio" foi realizado pelo médico Carlos Roberto Damiani (na foto, com alunos de Medicina), mestrando da primeira turma do curso, sob orientação do professor doutor Emílio Luiz Streck e co-orientação do professor doutor Felipe Dal-Pizzol.

Na pesquisa, Damiani, que é especialista em proctologia, realizou experimentos em ratos provocando o processo inflamatório nos animais com a utilização do dextran sulfato de sódio. "Utilizando a N-acetilcisteína e a deferoxamina, conseguimos prevenir a alteração da cadeia respiratória nos animais", informa o pesquisador. Considerando o resultado promissor, o mestrando antecipa que o estudo poderá ser aprofundado, com o teste em pacientes, com a possibilidade de uma boa resposta no tratamento para uma doença que ainda não tem cura.

Aberta ao público, a defesa de dissertação terá ainda a participação dos professores doutores Carlos Otávio Corso, da UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul), e Marcos Marques da Silva Paula (Unesc), além do próprio orientador Streck.
23 de maio de 2006 às 15:35
Compartilhar