Palestras, mesas-redondas, oficinas e minicursos marcam último dia de evento
As novas tecnologias, seus avanços, as mídias sociais e os cuidados com elas, os deveres desses usuários, os benefícios e os seus desafios foram discutidos na noite de hoje (26/10) durante a mesa-redonda, que teve como tema “Educação na sociedade digital: tecnologias, gerações X, Y, Z e segurança digital”. O evento ocorreu na sala 19 do Bloco P (Miniauditório), da Unesc, e fez parte da 3ª Semana de Ciência e Tecnologia, que encerrou nesta sexta-feira, na Universidade.
Conforme a palestrante, a professora da Unesc, Elisa Netto Zanette, nos dias atuais, a tecnologia, o avanço e a divulgação rápida fazem com que as pessoas percam a privacidade. “Na verdade é tudo muito novo e o desenvolvimento é muito rápido. Essa aceleração está vinculada ao mercado”, destacou. “Hoje vemos muitos casos de fotos íntimas, por exemplo, indo parar nas mídias sociais. O caso mais recente foi de uma atriz nacional”, lembrou o professor Evânio Ramos Nicoleit, também palestrante. Ele ainda enfatizou casos comuns como o plágio, a pirataria e o assédio digital.
Segundo ele, é preciso ter cuidado com comentários, que muitas vezes podem ser mal interpretados. “As pessoas tem que ter cuidado ao postar algo no perfil, pois seguramente vão ser pré-avaliadas pelo perfil na hora de concorrer a uma vaga no mercado de trabalho”, analisou.
Por outro lado, ele ressaltou que tomando algumas precauções a pessoa pode promover a troca, a interação, a difusão, a colaboração e a cooperação nas redes sociais. “Na escola, por exemplo, muitas crianças têm aulas mediadas com o uso de computadores. São espaços adicionais no processo de aprendizagem. Outro ponto são trabalhos, artigos, pesquisas, que também podem ser tirados da internet. Está tudo à disposição”, enfatizou, acrescentando que as gerações Y e Z tiveram acesso à tecnologia. Já as gerações mais recentes saem mexendo em celulares, na internet, ou seja, já estão muito conectadas. O professor pontuou ainda as três gerações: X (pessoas com a faixa etária de 40 anos), Y (nascidos nos anos 80 – 90) e Z (nascidos a partir da segunda metade dos anos 90). Agora tem também o Baby Boomers (pessoas na faixa etária dos 60 anos).
Evento
Quase 500 trabalhos de pesquisa e extensão inscritos, 558 ouvintes, 20 oficinas, 30 minicursos, 25 palestras e mesas-redondas, 100 bolsistas e 200 professores envolvidos, além de apresentações culturais, Feira da Economia Solidária, Mostra do Inventor e Bazar da Sustentabilidade, fizeram parte da 3ª Semana de Ciência e Tecnologia da Unesc.
A Semana abrigou palestras, oficinas e apresentações nas mais diversas áreas de ensino, pesquisa e extensão. O evento apresentou o resultado das pesquisas acadêmicas e atividades de ensino e extensão promovidas pela Unesc, e ocorreu paralelamente a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, promovida anualmente pelo Ministério de Ciência e Tecnologia.
Durante o evento foram realizados o 12º Seminário de Iniciação Científica, o 4º Salão de Extensão e o 2º Salão de Ensino, além de outras iniciativas, como a apresentação dos trabalhos premiados no concurso Jogada de Mestre e o 3º Seminário de Pesquisa em Planejamento e Gestão Territorial.
Fonte: Secom:imprensa@unesc.net
26 de outubro de 2012 às 20:07
Newsletter
RSS