Thedy Corrêa fala sobre visão inovadora nas empresas usando exemplos da música
“Para inovar você precisa conhecer o mercado em que trabalha e estar aberto ao novo”. Na frase anterior, o músico, escritor e apresentador de televisão Thedy Corrêa, se referia a exemplos de carreiras de ídolos da música mundial, ao mesmo tempo em que fazia uma analogia entre o funcionamento de uma banda e o de uma empresa. O vocalista da banda gaúcha Nenhum de Nós (que em outubro completa 26 anos de vida, sempre com a mesma formação e o mesmo empresário) foi o palestrante da primeira noite (3/9) da Semana Acadêmica dos cursos de Administração e Comércio Exterior da Unesc, no Teatro Elias Angeloni, que esteve lotado por estudantes e professores da Universidade e pessoas da região.
Durante a palestra “Visão inovadora de uma empresa, de seu ambiente de trabalho e seu papel dentro dele”, Thedy afirmou que o profissional de qualquer área precisa buscar ir além. “A formação que nós temos talvez todos tenham. Mas o aperfeiçoamento é o que vai fazer a diferença” afirmou. Saber reconhecer a capacidade alheia também seria um dos caminhos para o sucesso. “Às vezes temos tanta fé no nosso conhecimento que não enxergamos a possibilidade de aprendermos com os outros”. Ele citou como exemplo, o caso da escritora J.K. Rowling, criadora da série mundialmente conhecida Harry Potter. “Nove editores reconhecidos se negaram a publicar o livro. Um deles viu potencial nele, inclusive para se transformar em filme. Este editor está com uma tarja na testa escrito sucesso. Os outros nove não”, analisou.
Thedy também propôs alguns exercícios ao público. Um deles foi observar o tipo de empresas em que trabalham ou conhecem, levando em consideração a analogia com gêneros musicais. Empresa Erudita (a exemplo de uma orquestra, tem muitas pessoas, os projetos seguem padrões rígidos e se privilegia mais a formação que a prática); Samba (privilegia o ritmo do trabalho, usa o famoso ‘jeitinho’ e apesar de parecer desorganizada, as coisas funcionam); Rock (empresa privilegia a atitude, garra e iniciativa e é focada na inovação, mas como todos têm muita atitude, é preciso saber gerir possíveis ‘egos inflados’); Folclórica (focada na tradição, tudo funciona exatamente da mesma maneira há muitos anos. Os processos são rígidos e atendem a um público tradicional, que não gosta de mudanças) e Trash (todos gritam e pouca coisa funciona).
Em um outro exercício, Thedy comparou a equipe das empresas aos componentes de uma banda.” O baterista é o que mantém tudo dentro do ideal. O baixista ajuda a dar o ritmo. O guitarrista é aquele que sofre e parece que não faz nada, mas na hora sempre mostra serviço. O tecladista é aquele que ajuda o guitarrista e segura a base. O vocalista é o porta-voz e precisa do trabalho de cada um para fazer o seu. Para dar certo, todos precisam estar fechados na mesma ideia, ter convicção”, afirmou Thedy.
Semana Acadêmica encerra quinta-feira
A Semana Acadêmica começou hoje (3/9) pela manhã, com a palestra de Pablo Piero (XP Investimentos) sobre “O papel do administrador no mercado financeiro”, no Auditório Ruy Hülse. A Semana encerra quinta-feira (6/9) e contará ainda com palestras sobre Comércio Exterior e ferramentas para auxiliar o trabalho dos profissionais da área de Administração.
A abertura do evento, à noite, teve a presença do reitor Gildo Volpato, do coordenador dos cursos de Administração e de Comércio Exterior Jean Peterson Rezende, da coordenadora adjunta dos cursos, Izabel Regina de Souza, do presidente do Centro Acadêmico de Administração, Renan Cardoso, da coordenadora de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da UNA CSA (Unidade Acadêmica de Ciências Sociais Aplicadas) Roseli Jenoveva Neto e do presidente do Conselho Regional de Administração de Santa Catarina (Crea/SC), José Sebastião Nunes.
Para o coordenador dos cursos, a Semana Acadêmica só foi possível em função do apoio e participação dos alunos. “Não estamos fazendo isso sozinhos. Estamos fazendo com vocês”, afirmou Rezende. “Vocês serão gerentes não para gerir apenas recursos e negócios, mas para gerir gente. Cada um de nós têm defeitos e qualidades, mas todo gestor tem que tratar gente com respeito”, complementou.
“É bonito ver a animação e alegria dos alunos em estar aqui. A formação se dá em todos os espaços, e não só dentro de sala de aula. É preciso que se participe de eventos como este e que se busque sempre informações sobre diversos assuntos. Tudo que aprendemos agrega para a nossa formação”, comentou o reitor.
Brasil possui 1,3 milhão de estudantes de Administração
O presidente do Crea/SC afirma que Administração está em primeiro lugar no ranking dos cursos com maior número de estudantes do Brasil. Segundo ele, o curso possui 1,3 milhão de alunos, e isso é reflexo da necessidade de mão de obra qualificada para atuar no mercado, que segundo ele, inclui não só o trabalho na gestão de negócios, mas também no mundo acadêmico – Santa Catarina possui 3 mil administradores lecionando. “Parabenizo a vocês que escolheram fazer Administração e a Unesc por fazer um evento como este, que agrega na formação profissional dos alunos”.
Confira a programação completa
Fonte: Comunicação Social:imprensa@unesc.net
03 de setembro de 2012 às 23:06
Newsletter
RSS