AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Alunos de Licenciatura conhecem programa inédito na Unesc

Alunos de Licenciatura conhecem programa inédito na Unesc
Milena Spilere Nandi Mais imagens

O Pibid/Unesc (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência) foi lançado na noite de hoje (13/8) na Universidade, com a presença de estudantes dos cursos de Licenciatura em Letras (Língua Portuguesa), Pedagogia, Matemática, Ciências Biológicas e Artes Visuais. Por meio dele, 50 alunos participarão do cotidiano de escolas da rede pública de ensino, supervisionados por professores da Universidade e das escolas participantes, para conhecerem o funcionamento dos colégios e assim, se aproximarem da prática profissional.

O Programa foi aprovado pela Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) e este é o primeiro ano em que ele ocorre na Unesc. O Pibid tem como tema “Educação Básica: a intertextualidade da formação docente inicial e continuada”.

Os estudantes receberão do Governo Federal uma bolsa pela participação no programa. Os cinco professores das escolas públicas participantes também receberão bolsas. O projeto envolverá os colégios Dionízio Milioli (Bairro Ana Maria), Professora Clotildes Maria Lalau (Bairro Renascer), Acácio Alfredo Villain (Bairro Montevidéu) e Governador Heriberto Hülse (Bairro Próspera).

O coordenador da área de processos educacionais do Pibid, professor Carlos Arcângelo Schlickmann, explica que não se trata de um programa de estágio e que para participar, o estudante deve ter disponíveis 30 horas semanais. “O aluno pode ir para a sala de aula, mas não como professor. A intenção é que este acadêmico fique próximo da vivência docente e conheça como funciona uma escola. Acompanhar o dia a dia vai mostrar como é ser professor”, afirmou Schlickmann.

Segundo a diretora da UNA HCE (Unidade Acadêmica de Humanidades, Ciências e Educação da Unesc), Samira Casagrande, o Pibid foi criado em dezembro de 2007 pelo Ministério da Educação e estava restrito a universidades públicas. “Em 2010 foi que o programa foi expandido para as universidades comunitárias”, contou. Para ela, o Pibid irá contribuir para o aprendizado dos estudantes e na formação de profissionais para a docência.

Para o supervisor de ensino superior da Gered (Gerência Regional de Educação) de Criciúma, Valdecir Mariana, ser professor nos dias atuais é um desafio, e o programa será um grande facilitador na caminhada dos estudantes em sua formação. Participaram também do lançamento do programa Alex Sander da Silva, coordenador institucional do Pibid/Unesc e André Cechinel, coordenador de Extensão, Pesquisa e Pós-Graduação da UNA HCE.

Fonte: Comunicação Social:imprensa@unesc.net

13 de agosto de 2012 às 21:24
Compartilhar Comente (2)

2 comentários

Rosa Maria Rocha

14 de agosto de 2012 às 10:24

Mais uma vez, parabens a todos da familia UNESC e tambem aos alunos que faram parte deste ótimo trabalho, pesquisa,.

Raquel Lopes

14 de agosto de 2012 às 09:14

Esta sera uma grande oportunidade, mais uma conquista da nossa UNESC. Gostaria de participar, quais serão o critérios de seleçao?

Deixe um comentário