AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Estágio: uma porta para o mercado de trabalho

Estágio: uma porta para o mercado de trabalho
Divulgação Mais imagens

A estudante do curso de Administração (habilitação em Comércio Exterior) da Unesc, Hérica Bortolatto da Silva, 21 anos, já está colocando em prática os conhecimentos adquiridos ao longo dos seis semestres de curso. Após dez meses de estágio na Cecrisa Revestimentos Cerâmicos, em Criciúma, a estudante foi incluída no quadro de funcionários da empresa.

Até março, Hérica estava incluída no quadro de estudantes da Unesc que fazem estágio não obrigatório e que hoje possui mais de 1,9 mil acadêmicos – a Unesc também possibilita estágios com bolsa de estudo dentro da instituição, para estudantes de diversos cursos. Na empresa, ela estagiou no setor de logística e hoje, integra a equipe do departamento financeiro.

Para fazer o estágio na Cecrisa, Hérica deixou o emprego com carteira assinada para investir no aprendizado em sua área. “Deixei o meu emprego porque tive a oportunidade de estagiar em uma grande empresa. O estágio é importante para você verificar qual a área que mais se enquadra”, afirma a estudante.

Os acadêmicos que como Hérica querem ampliar o seu conhecimento tem no Setor de Estágio e Empregabilidade da Unesc um aliado. O local divulga as vagas disponíveis para estudantes de todos os cursos e em empresas de vários municípios.
 

Como se candidatar a uma vaga?

Camila Milioli Casagrande Preve, analista de estágio da Universidade, explica que para se candidatar a uma vaga o aluno deve fazer seu cadastro pessoalmente no Setor de Estágio e Empregabilidade (Bloco do Estudante, sala 3, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h30 às 22h) ou através do site www.unesc.net/estagios, para recebimento das oportunidades de vagas. O Setor também divulga as vagas nos murais espalhados pelo campus. “O acadêmico entra em contato diretamente com a empresa ou instituição que está oferecendo a vaga para agendar entrevista. Após contratação, verifica-se se o local possui convênio com a Unesc e então é dado início à documentação necessária para o estágio”, afirma Camila.

Para ela, o estágio é um instrumento eficiente na formação de novos profissionais, já que possibilita ao estudante a aplicação prática da teoria aprendida na Universidade. “Além de permitir maior assimilação das matérias curriculares, o estágio possibilita que o aluno avalie a sua escolha profissional”, afirma.

Segundo Camila, o estágio ainda atenua o impacto da passagem da vida estudantil para o mercado de trabalho e antecipa o desenvolvimento de atitudes e posturas profissionais, estimulando o senso crítico e a criatividade.

Fonte: Comunicação Social:comunicacao@unesc.net

26 de julho de 2012 às 14:58
Compartilhar Comente

Deixe um comentário