“Existencialismo e liberdade” é o tema do Café Filosófico
“Existencialismo e liberdade” será o tema do Café Filosófico do curso de Psicologia da Unesc, que ocorrerá quarta-feira (9/5), a partir das 19h, na sala 19 do bloco P da universidade.
O evento contará com palestras dos egressos do curso de Psicologia Ismael Ferreira e Reginaldo Lima Arraes. O objetivo é fazer uma abordagem filosófica relacionada ao tema, além de promover debates com os participantes sobre o assunto.
Promovido pelo centro acadêmico e com apoio curso de Psicologia, o evento será gratuito e aberto ao público. Mais informações pelo telefone 9907-9145, com Caroline.
Existencialismo
O Existencialismo difundiu-se como o pensamento mais radical a respeito do homem na época contemporânea. Surgiu em meados do século XIX com o pensador dinamarquês Soren Aabye Kierkegaard e alcançou seu apogeu após a Segunda Grande Guerra, nos anos 50 e 60, com Martin Heidegger e Jean-Paul Sartre.
Para Sartre (1905-1980), a ideia central de todo pensamento existencialista é que a existência precede a essência. Não existe nenhum Deus que tenha planejado o homem e, portanto, não existe nenhuma natureza humana fixa a que o homem deva respeitar. O homem está totalmente livre é o único responsável pelo que faz de si mesmo. E para ele, assim como havia colocado Kierkegaard, esta liberdade e responsabilidade são a fonte da angústia.
Fonte: Comunicação Social:comunicacao@unesc.net
07 de maio de 2012 às 10:51
Newsletter
RSS