AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Professor dá dicas para a realização de atividades físicas com segurança

Nesta época do ano muitas pessoas começam a se preparar para o verão. Entrar em forma é a expressão da vez. Mas o que muitas pessoas não sabem é que as coisas não são tão simples como parecem. É o que comenta o professor de Educação Física da Unesc, Iruan Teixeira.

Segundo ele, antes de mais nada, é fundamental a preocupação com a segurança da saúde. “É importante saber o nível de aptidão física que cada um apresenta no momento em que decide realizar qualquer tipo de exercício ou atividade física. Na verdade não há fórmula mágica e muito menos receita de bolo para essa prática. Cada pessoa tem o que chamamos de princípio da individualidade biológica”, enfatiza.

Conforme o professor, cada um tem um histórico de saúde que depende, principalmente, da hereditariedade e do seu estilo de vida. “As pessoas apresentam diferentes níveis de aptidão física, portanto, têm passos diferentes na sua iniciação à prática de atividades. A grande maioria das pessoas sabe que deveria procurar um médico ou um profissional de educação física para receber orientações, mas não faz alegando mil desculpas”, ressalta.

Dicas para quem quer iniciar atividade física neste período

Teixeira salienta que a dica é o bom senso. “Aumente gradativamente a intensidade do seu treino. Se nunca treinou faça atividades leves, e somente com o peso do seu corpo. Se já fez ou faz alguma atividade, comece aos poucos até sentir confiança no seu corpo. Ninguém fica mais magro, forte e resistente de um dia para outro”, afirma. Em geral, segundo ele, são necessárias quatro a seis semanas para obter algum tipo de resultado. 

Horários das atividades

Os horários dependem de cada um, mas, em geral, são pela manhã, bem cedo, que faz com que a pessoa tenha maior disposição durante o dia. “Se ficar cansado e com sono, tente no horário do fim de tarde ou noite. Procure usar roupas leves no verão e que facilitem a transpiração. Uma boa dica para quem puder investir um pouco mais são as roupas dry-fit, que permitem a transpiração, facilitam os movimentos e ainda mantêm o corpo longe da umidade do suor”, ressalta.

Alimentação 

Conforme Teixeira, o correto é fazer uma refeição leve uma ou duas horas antes de realizar o treino. “Carboidratos são fontes de energia. Proteína também é importante. As barras de cereal são práticas e muito úteis e frutas são sempre bem-vindas, especialmente em forma de sucos. Aliás, líquido e atividades físicas andam sempre juntos”, destaca.

Tipos de exercícios 

O tipo de exercício vai depender dos objetivos de cada um. Conforme o professor, geralmente a perda de peso é o mais comum, portanto os exercícios aeróbicos são os mais indicados. “Uma boa caminhada não exige uma alta aptidão física do praticante e traz bons resultados em um tempo adequado. Se o praticante tem uma boa aptidão física, uma corrida leve também traz um resultado muito bom”, avalia.

De acordo com ele, a parte mais difícil é saber quantificar a prática e saber quais são os limites. Para isso, a pessoa tem que fazer a atividade numa intensidade que consiga suportar e a intensidade mais indicada é a moderada. Mas como saber qual é o máximo? Como saber se está fazendo uma atividade de intensidade moderada? Uma forma bem básica de controlar as atividades físicas está relacionada com a sua frequência cardíaca. Existe uma fórmula bem simples que a pessoa pode calcular qual o limite máximo e, a partir daí, calcular a intensidade moderada: Frequência Cardíaca Máxima = 220 – idade.
Ex.: Se tiver 40 anos:
FCmax= 220 – 40 = 180 batimentos por minuto (bpm) é o seu limite.
Pronto. Agora você já sabe qual é o seu limite. 180bpm. Quando você estiver fazendo uma atividade física não deve ultrapassar essa frequência, pois esse é seu limite máximo, segundo sua idade. 

Mas, se você quiser se prevenir e fazer uma atividade moderada, que tem o melhor custo- benefício, basta delimitar a frequência cardíaca entre o limite mínimo de 60% da FCmax e o limite máximo de 80% da FCmax: Ex.: FCmax= 180bpm
Então:
180 x 60% = 108 bpm
180 x 80% = 144bpm
Pronto. Para que você faça uma atividade física moderada, que traz benefícios e segurança para sua saúde, a sua frequência cardíaca na hora que estiver fazendo atividades deve estar entre 108bpm e 144bpm. “Isso é necessário, pois se a pessoa estiver abaixo do limite mínimo demora muito para os resultados aparecerem. E se estiver acima do limite máximo não é seguro. Portanto, façam seus cálculos e, com muita segurança e perseverança, comecem a fazer atividades físicas”, conclui.
 

Fonte: Comunicação Social:comunicacao@unesc.net

14 de dezembro de 2011 às 20:30
Compartilhar Comente (1)

1 comentário

Maria Neiva Mezari Borges

15 de dezembro de 2011 às 20:02

Olá prof. Iruan, é isso mesmo se praticarmos atividade física e uma alimentação saudável nossa qualidade de vida se torna mais prazeirosa e com saúde. Um abraço da prof. Neiva.

Deixe um comentário