AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Pesquisadora grava vídeo de apresentação para receber honraria

Pesquisadora grava vídeo de apresentação para receber honraria
Davi Carrer Mais imagens

A pesquisadora da Unesc Tatiana Barichello, vencedora do Prêmio ABC/L'Oreal/Unesco 2011, recebeu hoje (18/8) uma equipe de filmagens para gravar seu vídeo de apresentação. Os profissionais da Multimidia Deluxe, do Rio de Janeiro, vão passar o dia com a professora gravando depoimentos, imagens e explicações sobre o seu trabalho. “Esse prêmio é uma motivação, mas também um desafio. É um desafio para se manter a linha de pesquisa e fazer justiça ao prêmio. São sete mulheres premiadas, mas a honraria é pensando em todas as pesquisadoras brasileiras”, comentou Tatiana.

A honraria é uma forma da Academia Brasileira de Ciências, da L’Oreal e da Unesco reconhecerem e estimularem a continuidade das brilhantes carreiras científicas. Ela é voltada à valorização das mulheres inseridas no universo da ciência e ao desenvolvimento científico. A Unesc já apareceu na lista de vencedoras com as pesquisadoras Alexandra Zugno (2009) e Patrícia Fernanda Schuck (2010). O prêmio será entregue no dia 29 de setembro, no Copacabana Palace, no Rio de Janeiro.

Pesquisa

A conquista foi assegurada com a pesquisa “Avaliação comportamental, neuroquímica e a integridade da barreira hematoencefálica em cérebro de ratos jovens induzidos a meningite pneumocócica”. Em sua sexta edição, a iniciativa contempla jovens cientistas, nas áreas das Ciências Biomédicas, Biológicas e da Saúde, Ciências Físicas, Ciências Químicas e Ciências Matemáticas.

O trabalho de Tatiana tem como objetivo pesquisar o funcionamento do organismo durante as doenças infecciosas que acometem o sistema nervoso central. Segundo ela, o intuito é de compreender melhor os mecanismos de patogenicidade (capacidade do micro-organismo invasor em causar doença) e a resposta imune do hospedeiro. O estudo abrange também as novas estratégias terapêuticas na tentativa de minimizar os danos ocasionados pela doença.

Fonte: Comunicação Social:comunicacao@unesc.net

18 de agosto de 2011 às 15:12
Compartilhar Comente (2)

2 comentários

Tathiana Guzella

19 de agosto de 2011 às 18:47

Parabéns Professora Tatiana por mais esta merecida conquista! Desejo que a Professora continue investindo no desenvolvimento da ciência!

Tito

19 de agosto de 2011 às 11:15

Parabéns à Unesc por manter profissional deste nível em seu quadro, beneficiando toda comunidade acadêmica.

Deixe um comentário