Palestrante questiona como serão as cidades daqui a 50, 100 anos
Como será a cidade daqui a 50, 100 anos? Será uma tragédia? Se temos condições de pensar o futuro, temos que agir para dar condições a esse futuro. A reflexão é do professor doutor Francisco Mendonça (UFPR), durante a abertura da Semana do Meio Ambiente 2011 da Unesc, realizada no Auditório Ruy Hülse na noite de hoje (31/5). Mendonça falou para os presentes sobre “As modificações do clima e os riscos socioambientais da cidade”.
O professor fez leituras sobre os cenários passados e futuros do clima no planeta, como o aumento de temperatura e de chuva. Ele se mostrou otimista quanto ao cenário futuro, mas alertou sobre o crescimento das cidades latino-americanas. “São Paulo, Rio de Janeiro e aquele corredor metropolitano têm cerca de 60 milhões de habitantes. Como dar suporte, com água potável, ar limpo, escola e saúde, de maneira igual a todas essas pessoas?”, ressaltou. Ele destacou que há como fazer isso, e deu exemplos do leste dos Estados Unidos e Canadá, Europa e Japão, que são megarregiões organizadas, enquanto aqui ocorre muita desigualdade e degradação ambiental nessas áreas.
Lançamento livro
Durante a abertura da Semana foi realizado o lançamento do livro “Cidade e Meio Ambiente - Estudos Interdisciplinares”, da editora da Unesc. A obra é organizada pelos professores Teresinha Maria Gonçalves e Robson dos Santos. Mendonça é o responsável pelo prefácio da obra.
Confira a programa completa
A Semana do Meio Ambiente continua até sexta-feira (3/6), tendo como tema central “Emergências ambientais e cidadania”. Amanhã (1º/6) ocorre oficinas, mesa-redonda e palestra. “Que essa semana não seja apenas de debates e reflexões, mas também de mobilização”, destacou um dos coordenadores do evento e presidente da Comissão Permanente de Meio Ambiente e Valores Humanos da Unesc, Carlyle Torres Bezerra de Menezes. O reitor Gildo Volpato salientou a importância do evento e lembrou que a Unesc tem que ser vanguarda quando a discussão for sobre o meio ambiente.
Fonte: Comunicação Social:comunicacao@unesc.net
31 de maio de 2011 às 21:43
Newsletter
RSS