IES encontram obstáculos para aplicar Ensino, Pesquisa e Extensão
Saber se uma IES (Instituição de Ensino Superior) é pública, comunitária ou particular com fins lucrativos, dá artifícios para saber se lá tem Ensino, Pesquisa e Extensão. A afirmação é do professor doutor Valdemar Sguissardi, professor titular da Universidade Metodista de Piracicaba, durante a abertura da Formação Continuada 2011 da Unesc, realizada na noite de hoje (14/2). Sguissardi abordou o tema “Indissociabilidade Ensino, Pesquisa e Extensão” junto aos docentes da Instituição. Os professores da Universidade foram recebidos por acadêmicos do curso de Arte Visuais que integram o grupo “Unesc em Performance”.
Obstáculos
“Há alguns obstáculos para se aplicar o Ensino, Pesquisa e Extensão nos dias de hoje”, afirmou o professor. Ele destacou seis:
- O caráter privado/mercantil das IES atuais, enxergando o Ensino Superior como um produto comercial;
- O regime de trabalho das IES, visando o lucro e contando com um corpo docente com menos de um terço de mestre e doutores;
- A qualificação do corpo docente;
- A carga horária;
- O produtivismo acadêmico, que muitas vezes tira os melhores profissionais da sala de aula para a produção científica;
- A restrição da esfera pública;
- A expansão das IES particulares com fins lucrativos.
Números (base no ano de 2008)
“Das 2.252 IES no Brasil apenas 3% têm programas de pós-graduação consolidados”, destacou Sguissardi. Ele chamou a atenção para a redução do investimento público nas IES públicas, que segundo ele, juntamente com as comunitárias, são as principais realizadoras do tripé Ensino, Pesquisa e Extensão. “Em 1989 era investido 0,97% do PIB. Hoje essa porcentagem chega a 0,63%, tendo reduzido em vez de aumentar”, salientou.
Frases
“Queremos que o Ensino, Pesquisa e Extensão estejam cada vez melhores na nossa instituição”, afirmou o reitor Gildo Volpato.
“Para melhor a qualidade do ensino precisamos preparar cuidadosamente cada aula”, lembrou Volpato.
“Tivemos um excelente 2010 e não tenho dúvida que 2011 será melhor. Mas temos que entrar no ano sabendo que as melhorias também são encontradas nas pessoas”, comentou o vice-reitor Marcio Fiori.
“A formação continuada proporciona reflexões acerca da docência, levando em consideração os tripés do Ensino, Pesquisa e Extensão”, salientou a pró-reitora de Ensino de Graduação, Robinalva Ferreira.
Confira a programação completa
Promovida pela Prograd (Pró-Reitoria de Ensino de Graduação), a programação prevê, de 14 a 17 de fevereiro, palestras, oficinas, debates e reunião dos colegiados de curso. Mais informações podem ser obtidas junto as UNAs (Unidades Acadêmicas) e a Prograd.
Fonte: Comunicação Social:comunicacao@unesc.net
14 de fevereiro de 2011 às 21:48
Newsletter
RSS