Acadêmicos da 8ª fase tem contato com instrumentos indígenas
Alunos da 8ª fase do Curso de Artes visuais tiveram na aula de hoje (9/11) contato com instrumentos musicais indígenas, onde aprenderam a fazer flauta pan e pau de chuva. Um grupo de professores do Município de Praia Grande apresentou o projeto "Ciência e música: suas relações com instrumentos indígenas da Tribo Mbya Guarani", na disciplina de expressão musical ministrada pela professora Edina Regina Balmer.
A ideia do projeto é fazer a relação entre a música e a ciência. “Para fazermos a flauta envolve os princípios da física, onde trata de ondas sonoras”, explica a professora Gislene Sala Germann. O trabalho é fruto de uma pesquisa junto aos índios Guarani de Torres, que envolveu os professores Maicol de Oliveira Brognoloni, Crislaini Cardoso Pereira, Cristiane Flores de Medeiros e Gislene Sala Germann, e mais as estudantes de artes Julia Damiani e Kathleen da Silva Forlin, e que posteriormente foi apresentado na feira de Ciências da SDR (Secretaria de Desenvolvimento Regional) de Araranguá.
“Queremos que os futuros professores levem essa experiência para sala de aula. Estamos mostrando que é possível trabalhar música sem necessariamente usar instrumentos caros. Hoje eles estão experimentando”, comenta Gislene.
Fonte: Comunicação Social:comunicacao@unesc.net
09 de novembro de 2010 às 21:271 comentário
Gislene
10 de novembro de 2010 às 22:25Foi um momento muito valioso e gratificante onde a educação básica teve a oportunidade de compartilhar as experiências adiquiridas pelo projeto que entrelaçou Ciência e Música com os licenciandos de Artes.
Newsletter
RSS