Escola de Forquilhinha é uma das vencedoras do 11º Prêmio Arte na Escola Cidadã
"O Ensino da Arte e a Valorização do Agricultor" é o título do projeto desenvolvido pela Escola Estadual B. Ângelo Izé, na zona rural de Forquilhinha (SC), vencedor na categoria do Ensino Fundamental II no 11º Prêmio Arte na Escola Cidadã. O projeto foi desenvolvido em 2009 pela professora Julmara Goulart Sefstrom, educadora do Pólo Arte na Escola Unesc. A cerimônia da entrega do prêmio nacional acontecerá nesta quarta-feira (27/10) na Pinacoteca de São Paulo. Além de Julmara, o evento contará com as presenças das coordenadoras do Pólo Unesc, professoras mestres Amalhene Baesso Redig e Silemar Maria de Medeiros da Silva, que já estão em São Paulo.
Com 587 professores inscritos, o 11º Prêmio Arte na Escola Cidadã teve os projetos analisados em três etapas: local, regional e nacional, e 83 finalistas. Cada professor premiado receberá o prêmio de R$ 7 mil em dinheiro e publicações e a sua escola um computador e uma câmera fotográfica digital.
Projeto premiado
A escola de Forquilhinha atende 230 alunos de famílias de pequenos agricultores. Percebeu, ao longo do tempo, que muitos estudantes tinham vergonha em assumir a origem rural, não tendo consciência do importante papel que exerciam na sociedade. O projeto envolveu todos alunos - de 5ª a 8ª série (6º ao 9º ano) - e considerou o contexto cultural de cada aluno, valorizando a estética de seu cotidiano.
Os alunos da 6ª série saíram a campo para fotografar e entrevistar trabalhadores rurais, coletando materiais que deram origem a diversas produções artísticas como fotopinturas, colagens e instalações. Os da 7ª série levaram objetos relacionados ao trabalho dos pais agricultores e realizaram composições que foram fotografadas e abstraídas imagens das fotografias, que originaram telas abstratas. A 8º série usou a poesia para falar do agricultor.
Fonte: Comunicação Social:comunicacao@unesc.net
26 de outubro de 2010 às 14:14
Newsletter
RSS