AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Professora russa elogia nível de alunos da Unesc

Professora russa elogia nível de alunos da Unesc
Nadia Couto Mais imagens

A professora Liudmila Guseva, da Universidade Estadual de Magnitogorsk – Rússia, que visita a Unesc esta semana, teve uma “surpresa positiva” com os alunos da instituição, “pela diversidade de pesquisas envolvendo autores russos, pelo interesse dos alunos, que questionam muito”. Hoje pela manhã ela visitou o reitor Gildo Volpato.

 

Graduada em Pedagogia e PhD em Educação, Liudmila veio a Criciúma a convite do professor doutor Gladir Cabral, do PPGE (Programa de Pós-Graduação em Educação), especialmente para divulgar o sistema de ensino para o ensino fundamental de Leonid Zankov.
Pela primeira vez visitando o Brasil, ela vai permanecer em Criciúma até o dia 28. Esta semana Liudmila proferiu palestra para os cursos de Pedagogia, História e Psicologia. Na semana que vem vai conhecer o Colégio de Aplicação e participar de um seminário no curso de Mestrado em Educação.

 

A Unesc, por meio do PPGE, já tem um acordo de cooperação com a Universidade Estadual de Magnitogorsk. Os professores doutores Gladir Cabral e Giani Rabelo e os ex-professores Celdon Fritzen e Dorval do Nascimento publicaram o artigo intitulado “Museu da Infância: um lugar para a memória e a imaginação” em um livro daquela instituição. Esse acordo de cooperação pode ser ampliado em curto prazo, com intercâmbio de alunos e professores, intercâmbio cultural e também para o ensino de russo e da língua portuguesa, além da possibilidade de publicação de artigos de professores da Unesc em periódicos da universidade russa, em várias áreas.

 

O método Zankov

 

O professor Leonid Zankov, discípulo do psicólogo russo Lev Semenovitch Vygotsky, criou um sistema de ensino voltado para o ensino fundamental que integra a mente, a emoção e a vontade. Não é voltado apenas para a razão, mas envolve o ser humano na sua integralidade. O método possui cinco princípios:

 

1 – Educar em alto nível de dificuldade. Utiliza o conceito de Vygotsky de Zona de Desenvolvimento Proximal. O professor desafia a criança a conhecer mais.

 

2 – Utilizar os conceitos teóricos com as crianças. Permitir que a criança tenha acesso ao conhecimento teórico.

 

3 – O ensino deve ser dinâmico. O professor deve evitar que o ensino torne-se muito lento no progresso, e evitar repetições. Tem que ser preocupar em dar uma certa dinamicidade no ensino. Se repetir, repete de modo diferente, para o aluno não perder o interesse.

 

4 – O estudante precisa estar convicto sobre o que e por que está estudando. Deve entender também como pode utilizar esse conhecimento na vida, senão falta motivação para aprender. É a consciência do processo de aprendizagem, que o aluno precisa ter.

 

5 – Ensinar todas as crianças, ou seja, incluir todas no processo de aprendizagem, e não só os mais inteligentes, os mais fortes. A ideia é que o professor não deve ficar falando sozinho o tempo inteiro. Não é um monólogo, o professor fala na mesma proporção do aluno. O imcportante é a participação de todos. O professor seria como um maestro que conduz uma orquestra sinfônica.

Fonte: Comunicação Social:comunicacao@unesc.net

17 de setembro de 2010 às 13:24
Compartilhar Comente (3)

3 comentários

Lucas Boeira Michels

21 de setembro de 2010 às 22:15

Estou adorando participar da palestra da prof. Liudimila. O tema é muito importante. Estamos conhecneto um pouco mais sobre a Rússia, e a educação feita lá. O metodo de Zankov é muito interessante. Pretendo buscar mais leituras sobre este assunto.

Radamés Rodrigues Neto

18 de setembro de 2010 às 15:10

Espero manter contato com a professora Liudmila e os demais colegas russos da referida instituição. Agradeço ao professor Gladir e a PPGE por essa oportunidade de dialogo e intercâmbio cultural.

Franciele Moreira!!

17 de setembro de 2010 às 16:49

Acho de extrema importância acontecerem esses momentos de interação, socialização, principalmente na área da educação, que é um tema tão diversificado! Adorei presenciar esses momentos!!

Deixe um comentário