Professora da UFSC ensina como elaborar Artigos Científicos
Professores dos cursos da UNACSA (Unidade Acadêmica de Ciências Sociais Aplicadas) participaram do curso Elaboração de Artigos Científicos ontem à tarde e noite e hoje (23/7) pela manhã na sala 24 do bloco P. O curso de 12 horas foi ministrado pela professora doutoranda Patrícia de Sá Freire (UFSC). Há cerca de dez anos, ela deixou São Paulo por Florianópolis. Nesta troca, decidiu que ingressaria na universidade. Para entrar no mundo acadêmico e, principalmente, se manter nele como profissional respeitada e reconhecida, descobriu que precisava estudar muito, pesquisar e publicar.
Levou tão a sério sua descoberta que fez mestrado, iniciou o doutorado, criou uma metodologia para produzir artigos científicos e agora percorre as universidades brasileiras contando sua experiência e ensinando sua metodologia. Só nos últimos três anos, publicou 42 artigos em publicações classificadas como Qualis A e B pela Capes. No ano passado, ganhou prêmio como cientista revelação.
Durante o curso, ela desmistificou o que alguns pensavam sobre a produção científica. “Impressionante sua capacidade de tornar o tema algo simples e de fácil acesso a todos”, elogiou a professora Geralda Magela, do Direito. Os participantes pediram, e a coordenadora de pesquisa da UNACSA professora Roseli J. Neto garantiu, que ainda neste semestre a palestrante será convidada para um novo curso na universidade.
Frases
- Como você quer ser conhecido na comunidade científica? A resposta a esta pergunta definirá seu foco de pesquisa.
- Começa-se fazer pesquisa definindo o tema de interesse. Ninguém consegue pesquisar se não tiver identificação, interesse, curiosidade com o tema.
- A Capes não limita o número de autores por artigo ou publicações. A quantidade de nomes só prejudica se a produtividade do grupo for baixa.
- Cada TCC (Trabalho de Conclusão de Curso) dos nossos alunos dá, no mínimo, um bom artigo.
- O que você pesquisa e publica é que fará você ser alguém em sua área.
- Compartilhar conhecimento é crescer e aceitar a presença do outro. Isso é fundamental para se produzir ciência.
Fonte: Comunicação Social:comunicacao@unesc.net
23 de julho de 2010 às 18:55
Newsletter
RSS