AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Problema da saúde coletiva do idoso atual é o foco no tratamento e não na prevenção, afirma professora

Problema da saúde coletiva do idoso atual é o foco no tratamento e não na prevenção, afirma professora
Davi Carrer Mais imagens

O problema das políticas de saúde para o idoso atuais é que elas focam mais no tratamento das doenças do que na prevenção. A afirmação é da professora Claudia Cipriano Vidal Heluany durante mesa-redonda da 6ª Jornada Científica do Curso de Medicina. Claudia falou sobre os Idosos na Saúde Coletiva, sendo que no mesmo debate a professora da UFSC Maria Marlene de Souza Pires abordou Crianças e a professora Solange Terezinha Barreto de Oliveira, Adolescentes.

 

Idosos

 

“Temos uma crise global no sistema de saúde, sendo que faltam geriatras. Isso obriga a todos os médicos a entender da saúde do idoso, pois todos, uma hora ou outra, vão ter que atender um paciente nessa faixa de idade, mesmo não sendo sua especialidade”, comentou Claudia. A professora lembrou que a previsão para 2025 é que 15% da população mundial esteja acima dos 65 anos e de que os idosos são os que mais gastam com saúde.

 

Adolescentes

 

“A prevenção não se limita a dar informações sobre as transições que os adolescentes passam. É necessário ser uma presença ativa nas suas vidas”, ressaltou Solange. A professora destacou que isso deve ser feito com cuidado, evitando ser paternalista ou autoritário. “O médico tem que ter um vínculo de confiança com o paciente”, salientou.

 

Crianças

 

“Atualmente, crianças menores de seis meses já comem bolachas recheadas, macarrão instantâneo e sucos artificiais”, comentou Maria. A professora ressaltou que o principal problema das crianças atualmente é a alimentação, que induz a muitas doenças, como anemia e obesidade. “O leite materno, bem ministrado, é o que vai preparar a criança para ser um adolescente, adulto ou idoso sadio”, explicou.

 

Jornada de Medicina

 

Durante a noite os participantes também assistiram às palestras sobre “Telemedicina” e “Interface Psiquiatria x Medicina Interna”, com os professores doutores Rafael Andrade (UFSC) e Felipe Dal Pizzol, respectivamente.

 

Paralelo à jornada está sendo realizado o 1º Encontro de Ex-alunos, a comemoração dos 10 anos do curso de Medicina da Unesc e o 5º Workshop de Produção Científica do 1º Ano do Curso de Medicina. O evento continua até sábado com palestras, mesas-redondas, apresentações orais e de pôsters e workshop. Entre os temas que ainda serão abordados estão aspectos preventivos na infecção pelo HPV (Papiloma Vírus Humano), queimados e cirurgias minimamente invasivas.

 

Confira a programação completa

Fonte: Comunicação Social:comunicacao@unesc.net

10 de junho de 2010 às 20:38
Compartilhar Comente

Deixe um comentário