AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Lei de inovação é pauta de reunião

Lei de inovação é pauta de reunião
Pauta do encontro foi a Lei de Inovação do município (Fotos: Mayara Cardoso) Mais imagens

A Universidade recebeu, na tarde desta segunda-feira (17/9), a visita do vereador de Criciúma, Zairo Casagrande para tratar do projeto de lei de Inovação. O vereador foi recebido pelo gerente do Escritório de Inovação da Unesc, Evânio Nicoleit. Na reunião, foi abordado sobre o movimento da inovação do município, bem como o projeto de lei que trata da inovação, os trâmites e prazos na Câmara de Vereadores. Além disso, Casagrande abordou sobre as políticas de inovação para o município e a situação do projeto. O vereador ainda informou que o tema será pauta na Sessão da Câmara de Vereadores da próxima terça-feira (18/9). 

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Leonardo Ferreira Barbosa 17 de setembro de 2018 às 18:57
Compartilhar Comente

GPEAA inicia quarta edição do Pró Água

GPEAA inicia quarta edição do Pró Água
Projeto de extensão oferece aulas de natação e hidroginásticas para acadêmicos do curso (Foto: Divulgação) Mais imagens

O GPEAA (Grupo de Pesquisa em Exercícios Aquáticos Avançados) da Unesc, iniciou mais uma edição do projeto Pró Água. O curso trabalha habilidades práticas e conduta nas aulas de natação e hidroginástica para os colegas de graduação do curso. A condução é feita pelo acadêmico, extensionista e bolsista de iniciação científica, Welber Rodrigues, da 6º fase do curso de Educação Física e tem duração de 32 horas práticas nas piscinas da Unesc. O curso contecerá nas terças e quintas-feiras, no período da tarde, das 13h20 às 15h.

De acordo com o coordenador do GPEAA, Luciano Acordi, o Pro Água possibilita aos acadêmicos aprimorarem seus conhecimentos de forma aplicada. “Durante o curso os acadêmicos aprendem lecionando aulas para eles mesmos, de maneira articulada, através de uma metodologia, onde cada aluno se torna o personal trainner de seu colega de maneira cruzada”, comenta. Segundo Acordi, o extensionista tem atualmente a capacidade de realizar a condução o curso, fruto de sua participação em projetos de pesquisa e extensão durante o ano de 2017. 

 

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

17 de setembro de 2018 às 18:50
Compartilhar Comente

Curso de Direito da Unesc é o primeiro no 25º Exame da OAB

Curso de Direito da Unesc é o primeiro no 25º Exame da OAB
Acadêmicos participaram de aulas especiais e simulados (Foto: Arquivo) Mais imagens

O empenho de alunos e egressos da Unesc, juntamente com o curso de Direito da Universidade, gerou bons frutos. O resultado do 25º Exame da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) foi divulgado na última semana e a Unesc liderou novamente o ranking com a melhor colocação no nível de aprovações entre as Instituições de Ensino Superior da região Sul. Ficou dentre os seis primeiros colocados entre os cursos das Universidades não estatais de Santa Catarina.

Entre os seis cursos de Direito do Sul catarinense, a Unesc atingiu o primeiro lugar com o melhor desempenho. Já entre os 69 cursos de Direito das Instituições de Ensino Superior não estatais de Santa Catarina, a Unesc ficou em sexto lugar.

De acordo com o coordenador do curso de Direito da Unesc, João Carlos Medeiros Rodrigues Júnior, o resultado é o reflexo do empenho do curso. “Estamos fazendo aulas temáticas específicas com os assuntos abordados nos exames e também temos acompanhados os alunos nos dias da prova, para dar as últimas orientações, dicas, acalmá-los e dar apoio”, enfatiza.

Além disso, o curso fez um convênio com o Damásio Educacional, que realiza atividades voltadas para o Exame. “Eles aplicam conosco, duas vezes por ano, um simulado da Ordem, bem como também disponibilizam aos acadêmicos vídeo-aulas gratuitas e oferecem descontos nos cursos específicos para os mais bem colocados”, acrescenta.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

17 de setembro de 2018 às 16:39
Compartilhar Comente

Unesc marca presença em grande estilo na Meia Maratona Caixa

Unesc marca presença em grande estilo na Meia Maratona Caixa
​Terceira edição da prova aconteceu na manhã de domingo e contou com a participação da Universidade (Fotos: Lucas Sabino) Mais imagens

A Unesc marcou presença de forma significativa em mais uma edição da Meia Maratona Caixa, realizada neste domingo (16/9), em Criciúma. Além de ter a estrutura utilizada entre o percurso dos atletas que percorreram 21km, a Universidade contou com atletas participantes e mais de 100 voluntários que trabalharam como equipe de apoio na prova desde às 5h.

Ao todo, 1214 inscritos fizeram o percurso cortando a Avenida Centenário, saindo do Parque das Nações, indo até a Unesc e voltando para o local de chegada. "Uma prova muito bem organizada, algo espetacular. É um lugar família, nunca tinha visto nada igual", relata a campeã da 21k feminina, Ana Claudia Maria de Jesus Rodrigues, com o tempo de 1 hora, 27 segundos e 50 centésimos.

O evento não contou apenas com a corrida. O Parque da Nações foi tomado pela grande estrutura organizada pela 3LR: espaço para águas e frutas, massagem e até cortesias do Café 3 Corações deram um brilho especial para a 21k. "É algo arrepiante, e o mais gratificante foi o feedback obtido pós-prova. Tentei conversar com o máximo de pessoas possíveis e foram só elogios. O que erramos no ano passado tentamos arrumar, e saber que conseguimos êxito, só tenho a agradecer", destaca um dos organizadores, Rielf Ribeiro.

Todos que participaram ganharam uma medalha para guardar como lembrança, além da camisa e da viseira. "Tenho que destacar a organização. Sempre participo de muitas provas internacionais e essa não deixou a desejar em nada. Aliás, muito bem preparada", revela Jurandyr Couto Junior, com o tempo de 1 hora, 11 minutos e 53 segundos, o grande campeão da 21K masculino.

Claudinei Quirino, o padrinho da corrida 

Uma das atrações da 21K foi o padrinho Claudinei Quirino, medalhista olímpico. Ele chegou por volta das 6h30 no local da largada, bateu fotos com os presentes e ainda foi ao palco com o professor Lucas, do colégio Marista, para dançar e agitar os participantes. "Todos aqui são campeões, esporte é vida e foi uma energia fenomenal em Criciúma. Quero voltar mais vezes", comemora o padrinho do evento.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Mayara Cardoso 17 de setembro de 2018 às 14:36
Compartilhar Comente

Semana da Pessoa com Deficiência da Unesc inicia com o lançamento da Sala Sensorial

Semana da Pessoa com Deficiência da Unesc inicia com o lançamento da Sala Sensorial
Espaço estará aberto à visitação até esta sexta-feira (Fotos: Milena Nandi) Mais imagens

“Estava tudo escuro e fiquei com um pouco de medo porque não conhecia o lugar. Então fui andando e percebendo vários objetos e pensei em como deve ser a vida das pessoas sem enxergar, principalmente quando se perde a visão ao longo da vida. Foi uma experiência bem interessante para a gente refletir”. O depoimento é da estudante do nono ano do Ensino Fundamental do Colégio Unesc, Isabely Casagrande, uma das primeiras pessoas a passar pela Sala Sensorial montada no hall do Bloco da Reitoria, na Universidade. O espaço foi lançado na manhã desta segunda-feira (17/9), durante a abertura da Semana da Pessoa com Deficiência da Unesc.

A Sala Sensorial ficará aberta até sexta-feira (21/9), enquanto as atividades da Semana ocorrem em diversos locais do campus. A coordenadora da Secretaria da Diversidade e Políticas de Ações Afirmativas da Unesc, Janaína Damásio Vitório, explicou que a Sala possui objetos e situações que estimulam a percepção, com o objetivo de potencializar a discussão sobre as deficiências e fazer com que as pessoas percebam e valorizem os sentidos. “Falar sobre a pessoa com deficiência vai além do que a gente possa dizer. A Sala Sensorial com a intenção de propiciar as pessoas uma experiência de que leve à reflexão também”.

A coordenadora do CER (Centro Especializado em Reabilitação), Tatiane Macarini, afirmou que a abordagem sobre deficiência e acessibilidade deve ir além do discurso. “É preciso viver no cotidiano. A Sala Sensorial vem despertar em nós a vontade de que todos tenham acesso e que as pessoas não sejam mais separadas em com ou sem deficiência, mas que os espaços sejam de livre acesso para todos circularem”.

Já a coordenadora do Setor de Educação Especial da Secretaria de Educação de Criciúma, Úrsula Silveira Domingos, salientou que, atualmente, no município há em torno de mil alunos com deficiência matriculados na rede de ensino e a Semana da Pessoa do Deficiência da Unesc vai colaborar agregando novos conhecimentos e realizando a troca de informações entre profissionais, alunos e professores.

A abertura da Semana da Pessoa com deficiência teve ainda a participação da coordenadora adjunta da Secretaria da Diversidade, Rita Guimarães.

Programação 


“Processos inclusivos no ensino superior”, “A educação inclusiva no espaço acadêmico sob a ótica da pessoa com deficiência”, “Autismo e a intervenção multiprofissional” e “A educação profissional e o acesso ao mundo do trabalho para as pessoas com deficiência” são alguns dos assuntos a serem debatidos ao longo da 2ª Semana da Pessoa com Deficiência, que tem como tema “Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva: 10 anos de luta para assegurar direitos”.

O evento tem como objetivo promover a discussão sobre a deficiência no campus, e este ano destaca a importância da educação inclusiva.

Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência

O Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência (21/9), foi instituído em 14 de julho de 2005. Sua escolha está relacionada ao início da Primavera e coincide com o Dia da Árvore, datas que representam a renovação. Para o movimento social das pessoas com deficiência, é data de renovar também a cidadania e a participação social.

Na Unesc, a data inspirou a criação da Semana da Pessoa com Deficiência, que em 2018 é organizada pelo CER (Centro Especializado em Reabilitação) e pela Secretaria de Diversidades e Políticas de Ações Afirmativas, juntamente com o Nuprevips (Núcleo de Prevenção às Violências e Promoção da Saúde), Setor de Arte e Cultura, cursos de Artes Visuais, de Psicologia e de Teatro da Universidade, Sama (Sala Multifuncional de Aprendizagem) e Núcleo de Saúde Coletiva.

A Semana conta ainda com a parceria do Codec (Conselho Municipal de Direitos da Pessoa Com Deficiência), Secretaria de Educação de Criciúma, Creas (Centro de Referência Especializado de Assistência Social) e Sine (Sistema Nacional de Emprego) de Criciúma.

Mais informações

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Milena Spilere Nandi 17 de setembro de 2018 às 14:31
Compartilhar Comente