AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Grupo de trabalho para implantação do Centro de Referência de atendimento às mulheres vítimas de violência

Grupo de trabalho para implantação do Centro de Referência de atendimento às mulheres vítimas de violência
Mais imagens

Uma reunião entre diversas entidades com a Unesc e a deputada federal Geovânia de Sá definiu a criação de um grupo de trabalho para implantação do Centro de Referência de atendimento às mulheres vítimas de violência. O encontro ocorreu na reitoria da Unesc na quinta-feira (8/8), em que a reitora, Luciane Bisognin Ceretta, recebeu o projeto do Centro de Referência, que prevê quatro fases de atendimento. Na primeira será realizado o acolhimento e informações gerais. Na segunda etapa será realizada orientação às mulheres em situação de violência, incluindo o diagnóstico de encaminhamento, seguido do atendimento especializado, monitoramento e encerramento.

A ideia é que o Centro de Referência seja implantado a partir de uma parceria entre Unesc, Prefeitura de Criciúma, OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), Conselho Municipal de Atenção à Mulher e também a assessoria da deputada Geovânia de Sá. O objetivo do Grupo de Trabalho é desenhar a inclusão deste projeto junto às Clínicas Integradas da Universidade e também de outros serviços que a Instituição dispõe, como apoio jurídico, rede de atenção psicológica, a Secretaria de Diversidades e Política de Ações Afirmativas e do o Nuprevips (Núcleo de Promoção da Saúde e Prevenção das Violências), que já é uma parceria com o município de Criciúma.

Ao final da reunião a reitora Luciane Bisognin Ceretta falou da importância do projeto e do grupo. “Essa é uma pauta muito importante, absolutamente pertinente para o momento em que nos encontramos, com tantas situações sendo referidas a respeito das diferentes formas de violência contra a mulher. Acredito muito no potencial dessa proposta”, salientou.

Ana Sofia Schuster - AICOM Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Ana Sofia Schuster 09 de agosto de 2019 às 17:36
Compartilhar Comente

Projeto de implantação do Serviço Aeromédico do Sul catarinense é apresentado na Unesc

Projeto de implantação do Serviço Aeromédico do Sul catarinense é apresentado na Unesc
Comissão esteve reunida na tarde desta sexta-feira (Fotos: Milena Nandi) Mais imagens

O projeto do Serviço Aeromédico do Sul catarinense foi apresentado na tarde desta sexta-feira (9/8) na Sala dos Municípios da Unesc, para a comissão de implantação, formada por representantes de instituições e do poder público da Amesc, da Amrec e da Amurel. Os participantes fizeram apontamentos e deram contribuições com o objetivo de alinhar o projeto para posteriormente, ser apresentado para os prefeitos das três microrregiões.

Antes de apresentar aos representantes do executivo, a comissão definiu que o seu presidente, o vereador Tita Belloli e o coordenador do Serviço de Urgência e Emergência de Criciúma e membro da comissão, Fabiano Armando, irão dialogar sobre o projeto com o secretário de Saúde de Criciúma, Acélio Casagrande.

O modelo do Serviço Aeromédico foi inspirado no trabalho desenvolvido na região de Chapecó e tem entre seus objetivos diminuir o tempo resposta de chegada ao atendimento da ocorrência e manter a organização no atendimento, estabilizar a vítima no local do evento, diminuir sequelas relacionadas ao evento e realizar transporte de pacientes graves entre as instituições.

A ideia uma cobertura de Passos de Torres a Imbituba, totalizando 50 municípios do Sul de Santa Catarina. “O serviço resultará em qualidade de vida para a população e um tempo menor de resposta para urgências e emergências. O objetivo agora é sensibilizar os prefeitos para que o projeto de implantação saia do papel”, comenta Belloli.

O projeto de implantação foi apresentado pela secretária da comissão e coordenadora do CER (Centro de Referência em Reabilitação), Mágada Tessmann, com a contribuição do Serviço de Urgência e Emergência de Criciúma. Segundo ela, na Amesc, Amrec e Amurel, uma população de quase 1 milhão de pessoas terá cobertura do Serviço Aeromédico e poderá inclusive colaborar em situações de calamidade ou acidentes que coloquem em risco a população e o paciente precise ser estabilizado para ser transportado.

“O atendimento médico móvel também poderá colaborar em emergências clínicas, cirúrgicas, traumáticas e psiquiátricas. A rede de urgência e emergência é transversal às demais redes e poderá atuar em situações que envolvam gestantes, pessoas em surtos psiquiátricos, infartos, AVC, por exemplo. A atuação do aeromédico pode ser um fator determinante para que o paciente não venha a participar da rede com deficiência ou participe apenas de forma temporária”, comenta.

De acordo com o médico Vanderlei Damin, representante dos hospitais na comissão, a otimização do tempo de resposta em casos de urgência e emergência faz toda a diferença para o paciente. “Estamos em uma região de geografia e tempo que muitas vezes não colaboram e transporte feito basicamente por via rodoviária. Esses são pontos que geralmente trabalham contra a agilidade na hora do atendimento. O Serviço Aeromédico vai otimizar o trabalho dos profissionais de saúde, já que o paciente começará a ser atendido em uma UTI móvel, o que colabora com a estabilização do quadro. E isso, com certeza, faz a diferença entre a vida e a morte”.

A comissão de implantação do Serviço Aeromédico é formada por representantes da: Unesc, Câmara de Vereadores de Criciúma, Corpo de Bombeiros, Amrec, Amesc, Amurel, Acic, Samu e prefeitura de Criciúma. O Saer (Serviço Aeropolicial), também participa da elaboração do projeto. Esse serviço da Polícia Civil chegou ao Sul catarinense em novembro de 2016 e atua em questões plenas de segurança e situações emergenciais de saúde.

Milena Nandi – Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Milena Spilere Nandi 09 de agosto de 2019 às 17:18
Compartilhar Comente

Estudantes da Pós-Graduação contribuem com a Unesc do amanhã

Estudantes da Pós-Graduação contribuem com a Unesc do amanhã
Plano de Desenvolvimento Institucional está comtemplando a comunidade interna e externa (Fotos: Leonardo Ferreira) Mais imagens

Os estudantes de Pós-Graduação estão engajados para pensar na Unesc do amanhã. Nesta sexta-feira (9/8) eles colaboraram com mais uma etapa de construção do PDI (Plano de Desenvolvimento Institucional). A iniciativa é coordenada pela Reitoria e desenvolvida pela Seplan (Setor de Planejamento Institucional), criando uma rede colaborativa entre comunidade interna e externa, visando a Unesc para os próximos cinco anos. "Eles nos darão um norte para onde a Unesc quer caminhar, em todos os quesitos. Por isso é tão importante a participação, de todas as dimensões, de quem vive diariamente a Universidade”, enfatizou a reitora, Luciane Bisognin Ceretta.

“São momentos democráticos e participativos, para pensar no futuro da Instituição. Este trabalho começou no início do ano passado e agora foi potencializado, com o único objetivo de unir quem vive a Universidade em busca da Unesc que queremos”, conta o pró-reitor de Planejamento e Desenvolvimento Institucional, Thiago Rocha Fabris.

A dinâmica


Nas salas de aulas, os estudantes foram acolhidos em grupos, com a liberdade de optar pela mesa com os temas de maior afinidade. Ao todo foram 26 propostas pensadas para contribuir com a Instituição. No primeiro diálogo, os participantes foram instruídos a elencar as fortalezas da Universidade. Em seguida, os integrantes das mesas debateram as fraquezas. Por fim, foi a vez de socializar os resultados com os colegas de sala.

A coordenadora do Seplan (Setor de Planejamento Institucional), Almerinda Tereza Bianca Bez Batti Dias, apresentou a dinâmica aos participantes e explicou que assuntos específicos foram direcionados para esta edição. “Alguns eixos estarão em destaque, pensados para o público presente, como pesquisa, suas políticas e a Pós-Graduação Stricto Sensu”, afirma.

A atividade se repetirá na segunda-feira (12/6), com a participação de professores da Pós-Graduação, e terça-feira (13/8), com um público específico da Pós. A atividade desta terça-feira (9/8) está sendo desenvolvida nos três períodos.

Leonardo Ferreira – Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Leonardo Ferreira Barbosa 09 de agosto de 2019 às 14:50
Compartilhar Comente

Alunos de Design vão propor soluções para produtos de indústria moveleira

Alunos de Design vão propor soluções para produtos de indústria moveleira
Nesta quinta-feira, o curso iniciou oficialmente a parceria com a Mazzu, de Urussanga (Fotos: Divulgação) Mais imagens

O curso de Design – ênfase em Projeto de Produtos da Unesc, tem um novo parceiro para a realização de atividades com os acadêmicos: a Mazzu Móveis, de Urussanga. E a noite desta quinta-feira (8/8) marcou o início oficial da parceria, com a visita de estudantes da sexta fase do curso à empresa. No local, os estudantes puderam conhecer mais sobre a marca e o processo de produção de móveis em série.

As atividades da parceria serão realizadas pelos alunos dentro da disciplina de Projeto de Produto 4, ministrada pelo coordenador do curso de Design, João Rieth. Ele explica que os acadêmicos deverão aplicar a metodologia de desenvolvimento de produtos em móveis seriados, chegando na concepção de modelos reais. “Eles irão aplicar as metodologias projetuais para propor novas soluções para a linha de produtos da Mazzu, compatibilizando a capacidade produtiva da empresa com as demandas do mercado”, afirma.

A partir da visita à fábrica, os futuros designer irão iniciar os trabalhos para a elaboração dos projetos com as soluções para a empresa. No dia 26 de setembro, as primeiras ideias serão apresentadas em escala reduzida para uma avaliação técnica que será finalizada até 29 de novembro, em escala real. Segundo Rieth, os acadêmicos deverão descrever tecnicamente todas as especificações necessárias para a produção dos móveis.

Na próxima semana, o grupo irá conhecer o showroom da empresa Pierini, que trabalha com peças sob medida, para ampliar os limites da pesquisa em móveis.

Milena Nandi – Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Milena Spilere Nandi 09 de agosto de 2019 às 11:19
Compartilhar Comente

Co-fundador e CEO da Leadership Development International faz palestras gratuitas na Unesc

Co-fundador e CEO da Leadership Development International faz palestras gratuitas na Unesc
Mais imagens

Com ênfase na liderança de processos produtivos resoluções de conflitos, a Unesc irá receber nos dias 13 e 14 de agosto a palestra “A Sabedoria na Liderança dos Negócios: As emergências das experiências chinesas do Dr.Chan Kei Thong”, ministrada pelo próprio Thong. Aberta a comunidade externa e a forma de acesso é por meio de 1 kg de alimento não perecível.

Entre as pautas abordadas estão “A sabedoria da Liderança” e “O negócio como missão”. A palestra do dia 13 o público alvo são os Gestores de Empresas e Entidades e Gestores  e professores da Unesc. Além disso, Thong também palestrará para a gestores de escolas e secretários de educação, no dia 14 de agosto. Professores e gestores da Universidade estarão participando de todas as etapas que compõem o evento. Este é um passo à frente no processo de envolvimento de Professores e Gestores da Unesc neste novo ciclo de Inovação tecnológica de processos, produtos na universidade.

Conheça o palestrante

Dr. Thong é membro da equipe da Singapore Cru há 40 anos e co-fundador e CEO da LDi (Leadership Development International). Sob sua liderança na LDi, o empreendimento se tornou um dos sistemas mais influentes na educação internacional, com escolas espalhadas pela China e no Oriente Médio. O orçamento anual da empresa chega aos 35 milhões de dólares, empregando mais de 800 funcionários.

O palestrante possui Diploma Técnico da Singapore Polytechnic, Bacharel em Ciências em Administra pela Universidade de Nova York, Mestrado em Artes em Estudos Bíblicos pela Escola Internacional de Teologia, Mestrado em Administração de Empresas pela Universidade Estadual da Califórnia e doutorado honorário da Trinity Western University. Atualmente ele ministra cursos on-line de liderança, por meio do programa de Mestrado em Artes em Liderança da Trinity Western University, além de orientar líderes da China e do Oriente Médio.

Veja a programação completa

13 de agosto - Para gestores de empresas e entidades e gestores e professores da Unesc

- 15 às 18 horas – A sabedoria da Liderança

- 19h30 às 21h30 – O negócio como missão

14 de agosto - Para gestores de escolas e secretários de educação, gestores e professores da Unesc

- 9 às 12 horas – A liderança nos processos educativos e a resolução de conflitos

- 14 às 17 horas – Princípios de liderança para a construção de comunidades

Vitor Netto - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Ana Sofia Schuster 09 de agosto de 2019 às 09:04
Compartilhar Comente