AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Vem aí a 13ª Semana Interna de Prevenção de Acidentes no Trabalho

Vem aí a 13ª Semana Interna de Prevenção de Acidentes no Trabalho
4ª Gincana Sipat em destaque na programação (Foto: Arquivo) Mais imagens

O dia 13 de setembro já pode ser marcado no calendário dos colaboradores da Unesc. A data será marcada pelo início da 13ª Sipat (Semana Interna de Prevenção de Acidentes no Trabalho). A programação conta com ações pautadas pela temática da Semana e a 4ª Gincana Sipat. “São momentos de integração entre funcionários, professores e estagiários da Instituição, quando promovemos a solidariedade e o companheirismo, visando à cultura de paz, à segurança e à saúde dos nossos colaboradores”, conta o presidente da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes, Marlon Zilli.

A inscrição das equipes pode ser realizada entre 12 e 23 de agosto no DDH (Departamento de Desenvolvimento Humano), localizado na sala 8 do Bloco Administrativo, das 8h às 12h e das 13h30 às 19h30.

As tarefas foram pensadas para integrar professores, funcionários e estagiários em contato direto com ações de conscientização, que caminham ao encontro da visão, missão e valores da Unesc. Cada equipe participante deve ter entre 15 e 20 integrantes, com duas lideranças indicadas. A programação das provas poderá ser consultada em edital que será publicado em breve.

Confira a programação completa e provas:

  • 12 a 23 de agosto: inscrições;
  • 24 de agosto a 11 de setembro: prova de doações de sangue e cadastro para
  • doação de medula óssea;
  • 24 de agosto a 5 de setembro: inscrição via e-mail de uma ação social;
  • 5 e 6 de setembro: prova de medicamentos para a Farmácia Solidária;
  • 6 de setembro: entrega do banner da equipe ao Sesmt (Serviço Especializado
  • em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho);
  • 11 de setembro: atividade de conscientização no Campus;
  • 13 de setembro: mesa de autoridades e prova de teatro; tarefa surpresa, em caso
  • de empate; e resultado final.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Leonardo Ferreira Barbosa 09 de agosto de 2019 às 14:35
Compartilhar Comente

Alunos do Unesc Virtual são recepcionados em Aula Inaugural em Araranguá

Alunos do Unesc Virtual são recepcionados em Aula Inaugural em Araranguá
Primeiro encontro dos novos acadêmicos foi realizado na noite desta quarta-feira (7/8) (Fotos: Mayara Cardoso) Mais imagens

Um novo capítulo começou a ser escrito nesta quarta-feira (7/8) na vida de dezenas de pessoas do Vale do Araranguá. Eles iniciaram de forma oficial nesta noite o contato com a vida acadêmica em encontro promovido pelo projeto Unesc Virtual, modelo de Ensino a Distância viabilizado na região pela Unesc em parceria com a FVA (Faculdade do Vale do Araranguá). O primeiro contato serviu não só para a apresentação da equipe e explicação completa sobre a ferramenta online que norteará os estudos daqui para frente, mas também para estreitar os laços dos próprios estudantes entre si e com as instituições de ensino.

Quem comandou os trabalhos de recepção dos alunos e apresentação do Ambiente Virtual de aprendizagem foi a própria coordenadora do Setor de Educação a Distância da Unesc, Graziela Giacomazzo. O momento de aproximação com os novos acadêmicos, conforme Graziela, é de muita felicidade para a instituição. “Preparamos tudo com muito cuidado e dedicação para acolhê-los da melhor forma possível. Queremos que vocês se sintam tranquilos e confiantes nesse novo desafio que estão encarando e saibam que ficamos muito felizes por tê-los conosco. A Unesc é uma grande instituição e estará sempre à disposição para que vocês recebam todo o respaldo necessário para um aprendizado completo”, salientou.

Conforme a coordenadora explicou aos ingressantes, a Educação a Distância possui algumas especificidades, entre elas o desenvolvimento da autonomia, da disciplina e da pró-atividade e, do outro lado, a necessidade de dedicação e comprometimento com os estudos. “O ideal é que vocês estabeleçam o local e o horário que dedicarão aos estudos e tenham a disciplina de cumprir com esse compromisso com vocês mesmos. O EaD oferece a possibilidade de maior flexibilidade, porém é preciso também muita dedicação para que se chegue ao resultado que todos nós queremos, o aprendizado verdadeiro”, completou.

Também recebendo de forma calorosa os alunos esteve no evento de acolhimento o coordenador de Ensino e Pesquisa da FVA, Robson Pacheco. O coordenador também fez questão de colocar a Instituição inteiramente à disposição dos alunos ingressantes para que encontrem ali o apoio necessário. “A Faculdade do Vale do Araranguá também dispõe de ampla estrutura, de biblioteca, de salas equipadas e, é claro, dos professores e profissionais dispostos a os auxiliarem. Deixo a vocês meus sinceros parabéns pelo início dessa jornada e reforço a importância dessa parceria para viabilizar os cursos nesta modalidade”, destacou Robson.

O encontro foi aproveitado ainda para apresentação de monitores, tutores, professores e coordenadores dos cursos, além do detalhamento também da forma de uso da Biblioteca Digital.

Os acadêmicos que não puderam comparecer ao encontro em Araranguá poderão participar da recepção dos novos alunos da modalidade EaD que será realizada na noite desta sexta-feira (9/8), no Auditório Ruy Hülse.

As inscrições para os cursos de graduação, pós-graduação e extensão pelo Unesc Virtual seguem abertas. Confira aqui os cursos disponíveis.

Mayara Cardoso - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Mayara Cardoso 07 de agosto de 2019 às 23:28
Compartilhar Comente

Inscrições abertas para os Campeonatos Intercursos de Futsal Unesc

Inscrições abertas para os Campeonatos Intercursos de Futsal Unesc
Competições iniciam no dia 24 de agosto na Universidade (Fotos: Arquivo) Mais imagens

As inscrições para o 10º Campeonato Intercursos de Futsal Masculino e 8º Campeonato Intercursos de Futsal Feminino da Unesc estão abertas. Acadêmicos, professores e funcionários tem até o dia 16 de agosto para inscrever suas equipes. As competições iniciam no dia 24 de agosto no Complexo Esportivo da Unesc e seguem até o final do semestre.  

Os campeonatos têm o objetivo de gerar integração e socialização cultural desportiva entre a comunidade interna. As equipes deverão ser compostas por 15 jogadores, sendo que poderão ser inscritos quatro times dos cursos de graduação, uma equipe de pós-graduação, uma de professores, funcionários e estagiários e uma equipe de estrangeiros.

As inscrições devem ser realizadas no período de 5 a 16 de agosto no Setor de Esportes, no Complexo Esportivo, das 9 horas às 12 horas e das 14 horas às 18 horas. O Setor também atende pelo telefone (48) 3431-2756 ou no e-mail esportes@unesc.net.

Vitor Netto - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Vitor Netto Henrique 07 de agosto de 2019 às 17:26
Compartilhar Comente

Simpósio sobre TEA vai reunir profissionais da saúde e da educação e pesquisadores na Unesc

Simpósio sobre TEA vai reunir profissionais da saúde e da educação e pesquisadores na Unesc
Evento é organizado pela Nova AMA e conta com a parceria da Universidade (Foto: Divulgação) Mais imagens

O TEA (Transtorno do Espectro Autista) estará no centro dos debates na Unesc nos dias 30 e 31 de agosto, com o 1º Simpósito Sul Catarinense sobre o assunto. Com a presença de profissionais e estudantes das áreas da saúde e da educação, pesquisadores, familiares e cuidadores de pessoas com autismo, o evento vai discutir aspectos na atenção das pessoas com TEA, como diagnóstico, avaliação, estratégias de intervenção, além da inclusão educacional e social.

Organizado pela Nova AMA (Associação de Amigos do Autista) com o apoio da Universidade e demais parceiros, o Simpósio está com inscrições abertas no link.

Segundo a psicóloga da Nova AMA, Susana Marcolino de Souza, a ideia de reunir os envolvidos no cuidado de pessoas com TEA partiu da observação da falta de informação que ainda há sobre o transtorno. “Percebemos que há muitas dúvidas por parte dos profissionais que recebem pessoas com autismo na rede regular de ensino e na rede de saúde, além do desconhecimento da sociedade como um todo. Por isso a iniciativa de um evento com pesquisadores e especialistas em TEA e aberto para a participação de todos”, comenta.

A parceria com a Unesc para a realização do evento foi motivada, de acordo com Susana, pelas ações que professores e estudantes da Instituição realizam na Nova AMA, por meio de projetos, dos atendimentos que os alunos da associação recebem em serviços da Universidade e também pela Instituição desenvolver pesquisas sobre o TEA.

Educação, políticas públicas e direito dos autistas em debate

O Simpósio contará com palestras e mesas-redondas com temas como “Transtorno do Espectro Autista: Um ou vários autismos?”; “Avaliação, manejo e acolhimento familiar: Contribuições da Psicologia no TEA”; “Educação, políticas públicas e direito da pessoa com TEA”; e “Transtorno do Espectro Autista: Passado, presente e futuro”. Além disso, o evento contará com a apresentação do Instituto Autismo e Vida, uma ONG criada por um grupo de mães de pessoas com TEA em Porto Alegre que leva informações a pais, familiares, colaboradores e sociedade em geral, e apoio à produção de conhecimento e da defesa dos direitos dos autistas.

Entre os profissionais e pesquisadores que estarão compartilhando o conhecimento sobre o assunto, estarão a professora doutora e pesquisadora da Unesc na área do Transtorno do Espectro Autista, Cinara Ludvig Gonçalves; o médico e professor de neuropediatria, Jaime Lin; a psicóloga Eliana Gallo; a médica Louise Lapagesse de Camargo Pinto; o professor doutor da Unesc, Marco Antônio da Silva; a professora mestre da Universidade, Leila Laís Gonçalves e a médica psiquiatra Morgana Sonza Abitante, além de profissionais que atuam na Nova AMA em áreas como Pedagogia, Psicologia e Fonoaudiologia.  

Saiba mais

A Nova AMA atende pessoas com autismo de diversos municípios da Amrec e da Amesc. Atualmente, possui 127 alunos, dos 2 aos 38 anos, com diversos graus de TEA. Há pessoas que frequentam a rede regular de ensino, e por isso são atendidas pela AMA duas vezes por semana. Já os alunos com grau de autismo mais grave, frequentam a instituição diariamente.

O TEA é um transtorno do neurodesenvolvimento que ocorre precocemente, com a alteração em processos importantes no desenvolvimento social, cognitivo e da comunicação. Pessoas com TEA apresentam déficits na comunicação e interação social, com pouca flexibilidade para mudanças de rotina, além de dificuldades para compartilhar emoções e integrar as diferentes percepções sensoriais. O diagnóstico ainda é clínico, o que pode muitas vezes, levar as famílias a buscarem a opinião de vários profissionais.

Programação e inscrições

Milena Nandi- Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing 

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Milena Spilere Nandi 07 de agosto de 2019 às 16:17
Compartilhar Comente

Curso de Medicina promove Jornada Científica e Simpósio Multiligas

Curso de Medicina promove Jornada Científica e Simpósio Multiligas
Evento será realizado de 22 a 24 de agosto na Unesc (Foto: Arquivo) Mais imagens

A Unesc será palco, entre os dias 22 e 24 de agosto, de dois tradicionais eventos do curso de Medicina. Serão realizados nestas datas a 15ª Jornada Científica e o terceiro Simpósio Multiligas. Durante os dias de evento o curso promoverá a discussão e o aprofundamento de temas relevantes para acadêmicos de Medicina e demais cursos da área da saúde interessados, além de ser aberto a estudantes de outras instituições, egressos e profissionais da região. As inscrições estão sendo realizadas no Centro Acadêmico Sérgio Alice pelo valor de R$ 40 por pessoa.

Para iniciar os dias de aprendizado, na quinta-feira (22/8) serão realizadas oficinas de Multiligas, atividade restrita a acadêmicos do curso de Medicina.

Já na sexta-feira (23/8), das 17h às 18h30, estudantes apresentarão e-pôsteres e em seguida todos os participantes serão recebidos para a abertura oficial do Simpósio com mesa redonda sobre carreira médica.

No sábado (24/8) pela manhã o assunto em discussão será Doenças Crônicas não Transmissíveis com Mesa Redonda sobre Diabetes Melittus e Hipertensão Arterial Sistêmica. Para finalizar, na tarde de sábado o evento será encerrado com uma Mesa Redonda sobre Doenças Osteomusculares e Saúde Mental.

Para a coordenadora do curso de Medicina, Maria Inês da Rosa, essa é mais uma oportunidade para os acadêmicos ampliarem seus horizontes e irem além do conhecimento de sala de aula. “Esses são eventos já tradicionais na Unesc e que proporcionam, além do contato entre os estudantes de diferentes fases, o aprendizado com outros professores. Tudo isso agrega ao profissional que está sendo formado dentro da Universidade”, destacou.

Os interessados em obter mais informações sobre o assunto podem entrar em contato pelo e-mail medicina2@unesc.net ou (48) 3431.2641. O Centro Acadêmico, onde devem ser realizadas as inscrições, fica localizado no segundo andar do Bloco S e funciona das 8h às 12h e das 13h às 17h.

Mayara Cardoso - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Mayara Cardoso 07 de agosto de 2019 às 15:13
Compartilhar Comente