AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Acadêmicos da Unesc participam de ações de final de ano em bairros de Criciúma

Acadêmicos da Unesc participam de ações de final de ano em bairros de Criciúma
Estudantes estiveram presentes em eventos nos bairros Metropol e Rio Maina, em Criciúma (Foto: Divulgação) Mais imagens

Acadêmicos bolsistas do Proesde dos cursos de Biomedicina, Psicologia, Odontologia, Nutrição, Letras, Pedagogia e Ciência da Computação da Unesc participaram, no último final de semana, de ações de final de ano nos bairros Metropol e Rio Maina, em Criciúma.

Na tarde de sábado (10/12), os alunos estiveram presentes na Festa de Natal da Associação de Moradores do Bairro Metropol, com ações de saúde de diversos cursos da Instituição. Os acadêmicos de Biomedicina realizaram a tipagem sanguínea dos moradores, enquanto os estudantes de Odontologia deram orientações à população sobre saúde bucal e atendimento nas Clínicas Integradas. 

Os acadêmicos de Nutrição orientaram o público sobre o processamento de alimentos, e os alunos de Psicologia fizeram uma aplicação de escalas sobre qualidade de vida, estresse, depressão e ansiedade. As atividades foram conduzidas pelos bolsistas do Proesde e pela professora Louyse Sulzbach Damázio.

Já na tarde do último domingo (11/12), bolsistas do projeto de extensão Rede Ler participaram do evento de Natal realizado no Conselho Comunitário de Segurança do Rio Maina, realizando uma atividade de contação de histórias para crianças. 

O Rede Ler está vinculado ao Programa de Extensão Território Paulo Freire e tem o envolvimento dos cursos de Letras, Pedagogia EAD e Ciência da Computação da Universidade. O projeto ocorre desde julho de 2020.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

15 de dezembro de 2022 às 16:29
Compartilhar Comente

Acadêmicos de Psicologia alinham teoria à solidariedade

Acadêmicos de Psicologia alinham teoria à solidariedade
Turma promoveu ação social na Casa da Infância, em Criciúma Mais imagens

Incentivo à leitura, brincadeiras e jogos cooperativos, dinâmicas de grupo e lanche compartilhado. Tudo isso foi preparado com carinho e comprometimento pela turma da disciplina de Psicologia Geral, do curso de Psicologia da Unesc, para as crianças atendidas pela Casa da Infância.

Por meio de uma campanha solidária, o grupo arrecadou alimentos, brinquedos, livros e itens de higiene para oferecer à instituição que atende crianças no contraturno escolar.

Conforme a professora da disciplina, Ana Karen Rosado, foram diferentes oportunidades para a integração de conhecimentos teóricos com perspectivas de atuação profissional. “Isso foi possível por meio do planejamento em grupo e o desenvolvimento de habilidades intrapessoais e interpessoais, gestão do tempo, escuta ativa, olhar qualificado, acolhedor e propositivo, zelo pelo código de ética e pela legislação de proteção aos direitos das crianças e adolescentes, também alteridade e contribuição para a equidade social”, explica.

Para a acadêmica Júlia Moraes, que já trabalha com crianças, atividades como essa tem significado ainda maior. “Foi uma realização pessoal, profissional e acadêmica. Trabalho com educação infantil e, desta maneira, me deparo com diversas realidades como a das crianças que encontramos. Projetos como esse deveriam ocorrer com ainda mais frequência, pois a diferença que fazem na vida desses pequenos é extraordinária. Foi um prazer imenso fazer parte deste grande grupo e poder contribuir no planejamento para que este dia se tornasse especial e inesquecível”, avaliou.

A atividade presencial com as crianças foi realizada no dia 26 de novembro. Nos dias seguintes à ação, a turma recebeu a diretora da Casa da Infância, professora Almerinda Bianca Bez Batti Dias, e a coordenadora do curso de Psicologia, Karin Martins Gomes, para avaliação da atividade e as congratulações pelo empenho no projeto.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

06 de dezembro de 2022 às 20:31
Compartilhar Comente

Acadêmicas bolsistas do Proesde realizam ações na Casa da Infância

Acadêmicas bolsistas do Proesde realizam ações na Casa da Infância
Crianças participaram de uma contação de histórias com estudantes do curso de Direito (Foto: Divulgação) Mais imagens

Acadêmicas da Unesc bolsistas do Programa de Educação Superior para o Desenvolvimento Regional (Proesde) estiveram na Casa de Infância, associação beneficente localizada no Bairro Fábio Silva, realizando atividades de contação de história e dinâmicas com crianças atendidas pela entidade. A ação, que faz parte do Projeto Vivercom Edição Criciúma, envolveu alunos do curso de Direito da Unesc e foi coordenada pela professora Cibele Beirith Figueiredo Freitas.

A atividade ocorreu ao longo de dois encontros. No primeiro deles, crianças com idades entre oito e dez anos foram apresentadas a três histórias de livros distintos: A Rua do Marcelo, Beijos Mágicos e Marcelo Marmelo Martelo. Em seguida elas foram indagadas sobre suas histórias favoritas e incentivadas a fazerem um desenho relacionado a um dos livros.

Já no segundo encontro, com crianças de seis e sete anos de idade, as acadêmicas fizeram a leitura do livro Como Isso Seria Se Assim Não Fosse, que lida com temas lúdicos e fantasiosos. Os participantes foram questionados sobre o que eles gostariam que fosse diferente na realidade atual em que vivem e fizeram um desenho que ilustrasse essa realidade. 

As acadêmicas bolsistas do Proesde que participaram da ação foram Luciane Toreti Beluco, Maria Antônia Martins Domingos, Magda Helena Pizoni Nascimento e Niara Camile Bandeira Alves Schmidt.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

20 de outubro de 2022 às 12:46
Compartilhar Comente

Bolsistas do Proesde realizam ação no Cedup e ensinam sobre economia solidária

Bolsistas do Proesde realizam ação no Cedup e ensinam sobre economia solidária
Ação faz parte do Projeto Vivercom Edição Criciúma protagonizado pela Unesc (Foto: Divulgação) Mais imagens

Acadêmicos da Unesc bolsistas do Programa de Educação Superior para o Desenvolvimento Regional (Proesde) estiveram no Centro de Educação Profissional (Cedup) apresentando as atividades do Programa de Ações em Economia Solidária (Paes) para turmas do Ensino Médio da instituição. A ação, que faz parte do Projeto Vivercom Edição Criciúma, envolveu os alunos dos cursos de Nutrição, Direito e Processos Gerenciais da Unesc em encontro realizado na manhã de sexta-feira (09/09).

Durante a atividade, os alunos do Cedup aprenderam sobre os princípios que norteiam o Paes. Nele, atividades socioeconômicas, seja de produção, distribuição e consumo, são organizadas sob a forma coletiva e autogestionária, com igualdade entre seus membros. 

Os estudantes também conheceram como funciona a Feira de Economia Solidária (FES/Unesc), iniciada no ano de 2011 e que proporciona o acesso de toda comunidade acadêmica e visitantes a produtos da agricultura familiar e artesanato da região da Amrec. A feira ocorre às quartas-feiras, das 14h às 22h, durante o período letivo, no hall do bloco da Reitoria da Unesc.

No mesmo dia, acadêmicos do curso de Nutrição, em projeto desenvolvido pela professora Rita Ribeiro, fizeram uma breve apresentação sobre Segurança alimentar e nutricional e Sustentabilidade aos alunos da escola.. Logo após, foi preparado e distribuído aos estudantes um bolo integral de banana. 

O Paes é um programa de extensão da Unesc cujo intuito é desenvolver ações na geração de trabalho e renda, fomentando o trabalho decente com base nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU. Criado em 2008 e vinculado à Diretoria de Extensão, Cultura e Ações Comunitárias da Unesc, participam dele acadêmicos dos cursos de Economia, Nutrição, Sociologia, Ciências Contábeis, Psicologia, Design e Cursos Tecnólogos.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

13 de setembro de 2022 às 14:02
Compartilhar Comente

Atividades presenciais na piscina da Unesc promovem qualidade de vida à comunidade

Atividades presenciais na piscina da Unesc promovem qualidade de vida à comunidade
Programa de Atividade Física, Saúde e qualidade e Vida está em ação após dois anos de pausa nos atendimentos (Foto: Divulgação) Mais imagens

O Programa de Atividade Física, Saúde e qualidade e Vida (PAFSq) da Unesc está retornando com as suas atividades presenciais na piscina do campus. Após dois de pandemia, idosos portadores de diabetes, hipertensão e depressão com o ciclo de vacinação completo, estão sendo selecionados para participarem das atividades aquáticas.

As ações envolvem três projetos de Extensão da Universidade: o projeto Tartaruga que oferece aulas de natação, o Lazerativo e Projeto de Ação Multidisciplinar da Saude de Idosos (Pansi), que oferecem aulas de hidroginástica, além de atendimentos psicológicos, de enfermagem e nutricionais para idosos.

Conforme um dos coordenadores do projeto, Luciano Acordi, o foco é a promoção da saúde mental e física na melhor senilidade. “Para os acadêmicos, novas experiências, aprendizado. Para os professores, pesquisa.  Tudo isso é integrado a extensão, consolidando tripé de uma Universidade comunitária”, defende.

Neste semestre cerca de 80 idosos estão sendo selecionados para participarem das pesquisas que acontecem nos projetos que tem sua base nas atividades aquáticas.

A ideia central dos estudos acadêmicos realizados em paralelo é investigar o efeito de três intervenções divididas como: grupo 1 - natação; grupo 2 - hidroginástica com frequência de duas vezes por semana e grupo 3 -  hidroginásticas uma vez por semana, levando em consideração respostas piscofisiologicas envolvendo os idosos comorbitos.

Os projetos são coordenados pelas professoras Neiva Junkes e Karin Gomes e pelo professor Luciano Acordi, sendo apoiados pelos cursos de Enfermagem, Psicologia e Educação física.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

28 de abril de 2022 às 17:55
Compartilhar Comente