Qualidade do ensino na educação superior é tema de Aula Inaugural de especialização
Para os profissionais das mais diversas áreas interessados em ampliar o conhecimento sobre educação, a Unesc oferece a pós em Docência no Ensino Superior. A Aula Inaugural do curso ocorre nesta sexta-feira (16/9), e vai abordar “A Qualidade de Ensino na Educação Superior”. O reitor da Unesc, professor doutor Gildo Volpato, será o palestrante do evento que ocorre, às 19 horas, no Auditório Edson Rodrigues, localizado no Bloco P da Universidade.
Graduado em Educação Física pela Fucri/Unesc, Volpato possui especialização em Educação Psicomotora e em Prática Desportiva Voleibol também pela Instituição. É mestre em Educação Física, área de concentração: Teoria e Prática Pedagógica, pela UFSC e doutor em Educação pela Unisinos. Volpato é também vice-presidente do Conselho Estadual de Educação de Santa Catarina e professor do PPGE (Programa de Pós-Graduação em Educação da Unesc), e atua em grupos de pesquisa relacionados ao Ensino Superior em diversas universidades do Brasil.
O curso
Com aulas quinzenais aos sábados, das 8 às 12 horas e das 13 às 17 horas, a especialização da Unesc aborda temas como Organização e Legislação da Educação Superior, Construção do Conhecimento e as Teorias de Aprendizagem, Tecnologia Educacional no Ensino Superior, Metodologia do Ensino Superior, Dinâmica das Relações Humanas e Lideranças e Políticas de Inclusão no Ensino Superior.
Os interessados em participar da nova turma da pós em Docência no Ensino Superior podem se inscrever no Setor de Pós-Graduação da Unesc, localizado no térreo do Bloco P, pelo e-mail pos@unesc.net ou pelo telefone (48) 3431-2626.
Fonte: Setor de Comunicação Integrada
Por: Milena Spilere Nandi 13 de setembro de 2016 às 15:21Funcionário da Unesc ministra palestra no 5° Festival Criciumense de Hip Hop
O colaborador Maxwell Sander Flor, do Setor de Arte e Cultura da Unesc, ministrou neste domingo (11/9) uma palestra sobre elaboração de projetos e captação de recursos na cultura do Hip Hop. A ação ocorreu no Teatro Municipal Elias Angeloni, e fez parte da programação do 5° Festival Criciumense de Hip Hop, que teve apoio institucional da Universidade.
O tema abordado buscou apresentar uma estrutura conceitual e ferramentas, que possibilitou aos participantes elaborar novas ideias de projetos e captação de recursos, atendendo suas necessidades e avanços específicos. Ao tratar destas áreas, a palestra trouxe reflexões sobre arte, educação, comunicação, ciências da informação e administração.
Segundo Maxwell, o produtor cultural deve investir o seu tempo em agregar contatos, ampliando a rede de pessoas que tenham o mesmo interesse cultural. “Invista em registro de imagem, vídeo, escrita, informações e cursos, ou seja, gerencie o seu tempo com foco. No Brasil 50% das pessoas fazem algum tipo de doação, basta saber utilizar a ferramentas necessárias para chegar de maneira eficaz nessas pessoas”.
Fonte: Setor de Comunicação Integrada
13 de setembro de 2016 às 11:48Curso capacita apaixonados por cerveja artesanal
A cultura da cerveja artesanal vem se popularizando e ganhando apreciadores e, agora, os apaixonados pela bebida podem aprender a produzir o produto. O curso de extensão da Unesc “Introdução à Produção Artesanal de Cerveja” já é um sucesso e está com inscrições abertas para mais uma turma. A capacitação inicia no dia 24 de setembro, das 13 às 21 horas.
Em suas aulas, o professor Antônio Cleber Gonçalves vai trazer conhecimentos sobre a produção da bebida de forma artesanal, visando a produção em pequena escala. O curso ocorre em três encontros, 24 de setembro, 8 e 29 de outubro.
Durante as aulas, os alunos vão receber conhecimentos como Introdução ao mundo da cerveja; Matéria prima e outros insumos; Técnicas de fermentação e maturação, e Degustação. Inscrições e Informações no e-mail sce@unesc.net ou pelo telefone 3431-2570.
Fonte: Setor de Comunicação Integrada
13 de setembro de 2016 às 11:43Atividades de conscientização na Gincana da Sipat
Integração, solidariedade e atividades preventivas fazem parte da segunda Gincana da Sipat (Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho): “Eu faço a diferença, quando eu participo”. Após se engajar com ações como doações de medicamentos e produtos de higiene pessoal, as equipes Rosa Pink Team, Verde Sem Fim, Azul SuperAção, Amarelo Unidos da UNA SAU e Vermelho para Sempre, participam da atividade de conscientização, que ocorre durante toda terça-feira (13/9), em diversos lugares do campus.
A atividade abrange temas como Pessoas com deficiência, Uso de EPI’s, Doenças Ocupacionais, Semana de Trânsito e Prevenção de Acidentes de Trabalho. A gincana vai contar ainda com uma palestra sobre os perigos em casa e com uma aula de ginástica laboral coletiva.
Prevenção de Acidentes de Trabalho
“O objetivo do nosso tema é trazer informações que vão contribuir para a segurança e bem-estar do colaborador. Muitas vezes, por trabalhar em um ambiente fechado, em uma mesa, pensamos que nada pode ser prejudicial à saúde. Mas vários fatores podem ser danosos, por exemplo, a postura no sentar ou até a altura do monitor, então conscientizar sobre o assunto é importante”, ressaltou a integrante da equipe rosa, Taciana Fontanela.
Além das campanhas informativas, de valorização dos EPIs e EPCs, o time rosa exercitou o pensamento de preservação, trazendo pufes criados a partir de materiais reaproveitados, como pneu velho, restos de móveis e esponjas.
Fonte: Setor de Comunicação Integrada
13 de setembro de 2016 às 11:40Alunos e pesquisadores podem socializar suas pesquisas durante Semana de Ciência e Tecnologia
O período destinado à submissão de trabalhos para a Semana de Ciência e Tecnologia Unesc se encerra na próxima segunda-feira (19/9) – foi prorrogado para dar mais tempo aos interessados. O evento terá espaço para apresentação de trabalhos completos e resumos de pesquisa, extensão ou relatos de ensino finalizados ou em andamento. As inscrições estão abertas no site oficial do evento (www.unesc.net/sct) para acadêmicos das Instituições de Ensino Superior.
A novidade da sétima edição da Semana de Ciência e Tecnologia está na abertura para submissão de resumos em andamento. “Identificamos essa demanda e resolvemos abrir o espaço para gerar uma oportunidade de os acadêmicos socializarem seu trabalho parcial. Uma chance destes alunos que estão elaborando uma monografia, por exemplo, de ouvirem feedbacks sobre o encaminhamento da produção e aprimorarem os resultados”, frisa a pró-reitora de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da Unesc, Luciane Ceretta.
Certificado e possibilidade de estar no ebook do evento
Ao término do prazo para submissão de trabalhos começa o período de avaliação das propostas para admissão na Semana de Ciência e Tecnologia - 20 a 26 de setembro. A Universidade pretende abrir espaço para mais de 700 produções acadêmicas. Todos os participantes vão receber certificado de apresentação.
Os melhores trabalhos de cada categoria receberão certificado de menção de honra e poderão ser publicados no ebook oficial do evento. A distinção abrange os três primeiros colocados de cada categoria, nas quatro áreas do conhecimento conforme as unidades acadêmicas da Unesc (Ciências da Saúde; Ciências Sociais Aplicadas; Humanidade, Ciências e Educação; Ciências, Engenharias e Tecnologias).
As apresentações das produções acadêmicas na Semana de Ciência e Tecnologia geram a oportunidade da sociedade conhecer o que a Universidade faz e a relevância social dessas pesquisas, projetos de extensão e práticas de ensino. “É um momento de reflexão em que todos ganham. O pesquisador e extensionista por divulgar o que fez durante um ano inteiro e a comunidade, por aprender um pouco e se interessar pelo ambiente científico”, destaca Luciane.
Reconhecimento
O artigo com o relato das experiências do projeto Museu da Infância nas Escolas recebeu o reconhecimento a Semana de Ciência e Tecnologia de 2015. As acadêmicas Scheila Brígido e Jaline Eufrásio, orientadas pela professora Édina Baumer, fizeram vitrines com parte do acervo do museu em sete escolas municipais de Criciúma, em um total de 800 alunos.
“Muitas pessoas acabaram conhecendo no dia da apresentação o Museu da Infância e comentaram da surpresa de ver um museu diferente, não só com coisas antiga por ser voltado às crianças, mostrando a infância em diversas culturas. Assim como eu conheci outros projetos da Unesc, uma troca de conhecimento muito bacana”, conta Scheila.
Confira a programação completa do evento
(Colaboração: Alfa Comunicação Empresarial)
Fonte: Setor de Comunicação Integrada
13 de setembro de 2016 às 10:16
Newsletter
RSS