AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Aulões ajudam alunos do Ensino Médio a se preparar para o Enem

Aulões ajudam alunos do Ensino Médio a se preparar para o Enem
Ação vai atender, até 17 de outubro, escolas de Morro da Fumaça, Orleans e Içara Mais imagens

Os Aulões Itinerantes da Unesc estão ajudando alunos de Ensino Médio de escolas da região a se preparar para a tão esperada prova do Enem. E, nesta segunda-feira (12/9), a Escola de Ensino Básico Humberto de Campos, de Criciúma, fez parte da primeira aula da preparação. Até o dia 17 de outubro, a ação também vai passar por Morro da Fumaça, Içara e Orleans.

Durante o encontro, os alunos receberam conhecimentos e um exemplar do caderno de resumos do Enem, que foi produzido pela Editora da Unesc. “Este projeto representa a possibilidade de integrar e qualificar a relação entre a Universidade com docentes e discentes da escola, que é um campo profissional dos cursos da UNA HCE (Unidade Acadêmica de Humanidades, Ciências e Educação) ”, comentou a coordenadora da Unidade Acadêmica, Angêla Back.

A ação é desenvolvida pela UNA HCE, com apoio do Colégio Unesc e da Propex (Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão). As atividades integram o projeto de extensão “Curso Preparatório Enem”, dentro da campanha da UNA HCE “Professor, Orgulho de Ser", uma iniciativa de valorização da profissão do professor.

Informações pelos telefones 3431-2610 e 3431-2615, ou pelo e-mail cursoenem@unesc.net.

Cronograma de Aulões

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

14 de setembro de 2016 às 11:43
Compartilhar Comente

Minter Rio Verde tem primeira defesa de dissertação

Minter Rio Verde tem primeira defesa de dissertação
Mestrado é promovido entre PPGCS e instituição de Goiás (Foto: Divulgação) Mais imagens

O Minter (Mestrado Interinstitucional) entre Unesc e UniRV (Universidade do Rio Verde) de Goiás, teve a sua primeira defesa de dissertação. O médico pediatra e professor da UniRV, Tiago Domingues, defendeu o trabalho intitulado “Efeitos da administração intracerebroventricular de ácido octanoico sobre parâmetros bioenergéticos em cérebro de ratos”. A apresentação ocorreu na última sexta-feira (9/9).

Domingues foi orientado pela professora doutora Patrícia Fernanda Shuck e participaram da banca examinadora os professores doutores Ricardo Pinho e Josiane Budni, ambos da Unesc, e Silvana Giuliatti da USP, de Ribeirão Preto.

O Minter é um programa da Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nivel Superior) que autoriza os programas de pós-graduação stricto sensu a ofereceram uma turma de mestrado em outra instituição. O Minter Rio Verde é a segunda turma oferecida pelo PPGCS (Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde da Unesc). A primeira, já concluída, foi entre o PPGCS e a Unesc de Colatina, no Espírito Santo. O PPGCS ainda oferece um Dinter (Doutorado Interinstitucional) com a Universidade de Rio Verde.

Segundo o coordenador do Minter Rio Verde, o professor do PPGCS Ricardo Pinho, a defesa reforça a consolidação do programa. “Isso mostra a eficiência no processo de orientação e de formação dos mestrandos do Minter pelos professores do PPGCS, dado que a distância entre as instituições é apenas uma barreira, mas não um impeditivo para construção de uma dissertação de mestrado com qualidade acadêmica e científica”, afirma.

Conforme o coordenador do PPGCS, Claudio Souza, as propostas de Minter executadas pelo tem sido consideradas referências entres os programas de pós-graduação que atuam nessa modalidade. “Todos os mestrandos realizam suas defesas em um prazo inferior ao estabelecido e, em sua maioria, com artigos submetidos para publicação em periódicos internacionais”, comenta. Domingues desenvolveu seu trabalho em um ano e quatro meses.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Milena Spilere Nandi 13 de setembro de 2016 às 20:15
Compartilhar Comente

Palestra aborda perigos e riscos encontrados no dia a dia

Palestra aborda perigos e riscos encontrados no dia a dia
Sérgio Bruchchen foi a atração da tarde desta terça da Sipat (Foto: Davi Carrer) Mais imagens

O que um cabo de panela para fora do fogão, um piso liso e líquidos perigosos em garrafas de refrigerantes têm em comum? Todos são “Perigos e Riscos em Nossos Lares: Desprezíveis no dia a dia... Mas impactantes se ocorrem”, tema da palestra da tarde desta terça-feira (13/9) da Sipat (Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho) da Unesc.

O encontro foi ministrado pelo professor Sérgio Bruchchen. Ele é professor da Unesc, com mestrado em Engenharia Mineral pela Universidade de São Paulo. Bruchchen tem experiência na área de Engenharia de Minas e Meio Ambiente, atuando principalmente no tema metodologia pedagógica.

Sipat

A Sipat, organizada pela Cipa (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes), promove ações de orientação, prevenção de acidentes e doenças ocupacionais, para estimular a conscientização do colaborador e zelar pela vida e saúde dos demais. Durante o evento, cinco equipes participam da 2ª Gincana “Eu faço a diferença, quando eu participo”, que encerra nesta quarta-feira, quando será conhecido o vencedor, no Auditório Ruy Hülse, a partir das 15h30. Antes, às 15 horas, no mesmo local, ocorre um Aulão de Ginástica Laboral.

 

 

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Davi Carrer 13 de setembro de 2016 às 17:11
Compartilhar Comente

Museu de Zoologia inaugura núcleo expositivo com 560 espécimes

Museu de Zoologia inaugura núcleo expositivo com 560 espécimes
Exposição “Vida Selvagem” será aberta nesta quinta-feira (Foto: Davi Carrer) Mais imagens

A partir desta semana, Criciúma e região contará com um novo espaço de aprendizagem sobre a fauna e para a conscientização ambiental. O Museu de Zoologia da Unesc inaugura nesta quinta-feira (15/9) um novo núcleo no campus da Universidade, com a exposição “Vida Selvagem”, que contém 560 exemplares. O evento inicia às 16h30, no Auditório Ruy Hülse, e será marcado por uma homenagem ao colecionador Indio Machado Vieira, que doou o acervo ao Museu da Unesc. A Câmara de Vereadores de Criciúma vai entregar aos familiares de Vieira uma Moção de Aplausos pelo ato.

Após as homenagens, os presentes vão conhecer o novo núcleo expositivo, no hall do Bloco S, que abrigará o acervo doado ao Museu de Zoologia: 538 espécimes taxidermizados, sendo 416 aves, 105 mamíferos e 17 répteis, e 22 peças osteológicas (crânios de animais). A Universidade já possuía 440 exemplares e com os novos, passa a ter um acervo com 1.000 espécimes.

Os exemplares vieram do Museu do Indio, idealizado e mantido por Vieira (falecido em janeiro de 2014), desde 1950 em Florianópolis, e representam os principais biomas brasileiros, como a Floresta Amazônica, o Cerrado, a Caatinga, o Pantanal, a Mata Atlântica e os Pampas, além de algumas espécies representativas de outros países. O acervo foi doado à Unesc em fevereiro de 2015.

A coordenadora do Museu de Zoologia da Universidade, Morgana Cirimbelli Gaidzinski, comenta que espécies como o tamanduaí, considerada a menor espécie de tamanduá do mundo; o tamanduá-bandeira, ameaçado de extinção; preguiças, primatas como: chipanzé, mico-leão-dourado, macaco-barrigudo, macaco-de-cheiro, bugios e pregos poderão ser vistos pelo público em geral.

Há ainda mamíferos como capivaras, onça-pintada, iraras, lontras, zorrilhos, gatos-do-mato, veados, tatus, graxains e aves de rapina como os falcoes e gaviões; aves de ambientes aquáticos, como flamingos, garças, socós; aves florestais como as araras e tucanos além de um expressivo número de passeriformes. O núcleo apresentará também a pele de uma sucuri com mais de seis metros de comprimento, jiboias, iguanas e o cágado mata-mata, espécie muito pouco conhecida na região sul do país.

“A exposição tem como objetivo apresentar as muitas belezas e as formas variadas da fauna, e consciencializar sobre os numerosos benefícios que nos oferece a sua preservação. Ela revela a beleza, o esplendor e a diversidade da vida animal, na multiplicidade de suas formas, tamanhos, cores e movimentos”, afirma Morgana.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Milena Spilere Nandi 13 de setembro de 2016 às 17:05
Compartilhar Comente

Vitória: A Marluci venceu o concurso Sebrae

Vitória: A Marluci venceu o concurso Sebrae
Ela vai viajar para o Vale do Silício no próximo mês (Foto: Arquivo) Mais imagens

Ela nunca gostou de rotina, então o curso de Administração, o empreendedorismo e o mundo dos negócios seriam o seu lugar. Foi ali que ela se encontrou e é ali que ela quer ficar. E nesta segunda-feira (12/9), a estudante da Unesc Marluci Ramos Hilário teve mais uma certeza de que está no caminho certo. Ela venceu a categoria Serviços do 9º Concurso Estadual de Planos de Negócios para Universitário, realizado pelo Sebrae Santa Catarina.

Foram mais de mil alunos de instituições de todo o Estado inscritos na competição e apenas 25 passaram para a final. Marluci levou a ideia de um buffet especializado em comidas saudáveis e sustentáveis voltadas para o público infantil.

Conhecedora da causa, mãe da Nicole de 5 anos, a aluna explicou que há carência neste tipo de serviço no mercado da região. “O slogan do Nicky´s Buffet Kids é “Sabor, Saúde e Diversão”. Além de oferecer opções que fogem do tradicional, há a preocupação com o sabor e a atratividade dos pratos. E os pais podem optar pelo espaço de festas do próprio buffet”, comentou a acadêmica, que pensa em tirar a ideia do papel em alguns anos.

O primeiro colocado de cada categoria ganha uma viagem para conhecer o berço das maiores empresas de tecnologia do mundo, o Vale do Silício, na Califórnia, Estados Unidos. “Nós vamos conhecer grandes empresas como Google, Linkedin, Intel, entre outras que estão situadas no Vale do Silício. Vai ser uma experiência incrível, eu não imaginava que poderia chegar tão longe. Foi o apoio dos professores e a força de vontade que nos levaram até lá. ”, comentou a aluna.

Mais prêmios para a Unesc

Quem também subiu ao pódio do concurso foi a estudante Luana Figueira Réus, do curso de Administração, garantindo o segundo lugar na categoria Agronegócios. Ela desenvolveu o plano de negócios para a produção de alimentação orgânica para bebês.

“Ficar em segundo lugar teve gostinho de primeiro. Sou apaixonada pelo mundo dos negócios e pelas oportunidades que o curso de Administração me traz, com uma formação generalista. Por meio dela eu posso ser o que eu quiser, basta correr atrás. Acredito na força que o pequeno e médio empresário têm. São eles, e de certa forma também somos nós, os responsáveis por promover o desenvolvimento de nossa região com geração de emprego e renda. ”, conta Luana.

E não foram só os alunos que receberam prêmios, a professora Luciane Pereira ficou em primeiro lugar como orientadora. Ela auxiliou, além da Marluci e da Luana, mais quatro estudantes da Unesc, que foram finalistas: Thiago Francisco Selau, Ariel da Silva, Jônata Biava e Rafaela Pavei Bertan.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Mayra Antonio De Lima 13 de setembro de 2016 às 15:58
Compartilhar Comente (1)