Alunos de Engenharia de Produção realizam campanha do agasalho
Antes de concluir o importante ciclo da graduação, acadêmicos do curso de Engenharia de Produção da Unesc se reuniram para aquecer o inverno de muitas pessoas. Os graduandos estão promovendo uma arrecadação de agasalhos com o apoio da empresa La Moda, que está realizando a campanha internamente entre seus funcionários. Os interessados em colaborar com a campanha, podem levar as peças à coordenação do curso de Engenharia de Produção, localizada na sala 6 do Bloco T, das 14 às 22 horas, até o dia 27 de julho.
A campanha irá arrecadar roupas e beneficiar a Creche Monteiro Lobato, em Forquilhinha com as peças infantis. Já as adultas, serão destinadas ao Cras (Centro de Referência de Assistência Social) de Forquilhinha.
Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing
Por: Milena Spilere Nandi 10 de julho de 2018 às 09:55Acadêmico que representará o país em competição de dança na Europa visita a Reitoria
A reitora da Unesc, Luciane Bisognin Ceretta, recebeu, na tarde desta segunda-feira (9/7), o acadêmico do curso de Artes Visuais Luiz Fernando Coutinho Aguiar, o Fernandinho. Ele representará o Brasil em uma das maiores competições de Breakdance do mundo, o Outbreak Europe 2018.
O evento ocorre em Banska Bystrica, na Eslováquia. Para a viagem, o estudante recebeu apoio da Unesc. Durante o encontro com a reitora, Fernandinho falou sobre a sua carreira e a competição e recebeu um kit institucional e palavras de apoio e incentivo da reitora.
Também participaram do encontro, a pró-reitora acadêmica, Indianara Reynaud Toreti e a assessora do gabinete da Reitoria, Tatiane Macarini.
O Outbreak Europe ocorre de 26 a 29 de julho e vai receber competidores de todo o mundo.
Saiba mais sobre a história de Fernandinho
Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing
10 de julho de 2018 às 09:18Reitora recebe a visita de representantes do Centro Acadêmico de Pedagogia
A reitora da Unesc, Luciane Bisognin Ceretta, recebeu na tarde desta segunda-feira (9/7) a visita de membros do CA (Centro Acadêmico) do curso de Pedagogia da Unesc.
O propósito da reunião foi o de apresentar os projetos que o CA tem realizado e um balanço geral do curso. Em 2018, o CA do curso completa 35 anos de fundação.
Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing
10 de julho de 2018 às 09:02Professor Renan Ceretta é homenageado com Moção de Aplauso na Câmara de Criciúma
O Coordenador do curso de Odontologia da Unesc, professor Renan Ceretta, recebeu na noite desta segunda-feira Moção de Aplauso da Câmara de Vereadores de Criciúma. Aprovada por unanimidade, a homenagem foi entregue durante a sessão da Câmara e prestigiada por professores do curso de Odontologia, gestores da universidade e pela reitora da Unesc, Luciane Bisognin Ceretta. A moção foi proposta pelo vereador Dr. Allison Pires (PSDB), e teve como justificativa um reconhecimento ao Cirurgião Dentista, por tornar-se o mais novo membro da Academia Catarinense de Odontologia.
Nascido em Faxinal do Soturno, Rio Grande do Sul, em 17 de maio de 1964, Renan é filho de Silvio Antonio Ceretta e Gema Stochero Ceretta. Casado com Luciane Bisognin Ceretta é pai de Vitória Bisognin Ceretta. Renan Antônio Ceretta, é professor e coordenador do curso de Odontologia da Unesc. No dia 24 de novembro de 2017, passou a ocupar a cadeira de número 25 da Academia Catarinense de Odontologia. A votação teve a participação de todos os profissionais que ocupam as demais cadeiras na Academia. A Academia Catarinense de Odontologia tem o objetivo de resgatar a memória da Odontologia catarinense e preservar para o futuro os fatos e acontecimentos contemporâneos, além de reconhecer pessoas e instituições que tenham contribuído para o progresso da ciência na área da saúde, especialmente da Odontologia.
Ao agradecer a homenagem, o professor Renan Ceretta, salientou o apoio recebido por colegas, familiares e amigos, que estiveram sempre ao seu lado. "Essa homenagem eu tenho certeza que não é só minha, mas de todos que estão juntos comigo nessa caminhada, pois construímos juntos tudo isso. Faço também um agradecimento especial à Câmara de Vereadores e ao Alison pela indicação", agradeceu. Com vinte e sete anos de carreira na Odontologia, possui graduação em Odontologia pela UFSM (Universidade Federal de Santa Maria), com especialização em Planejamento e Gerência de Serviços de Saúde pela Unisul, especialização em Endodontia pela UFSC, especialização em Desenvolvimento Gerencial de Unidades Básicas do SUS pela Escola de Saúde Pública de Santa Catarina, mestrado e doutorado em Ciências da Saúde pela Unesc. Renan Ceretta é cirurgião dentista pela Prefeitura de Criciúma.
Ana Sofia Schuster - Assessoria de Imprensa da Unesc - Colaboração Daniela Savi - Câmara de Vereadores de Criciúma
Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing
Por: Ana Sofia Schuster 09 de julho de 2018 às 23:41Medicina Chinesa em pauta na Escola de Inverno da Saúde da Unesc
Foi em 2003 quando se iniciou a construção da Política Nacional de Práticas Integrativas e complementares no SUS (Sistema Único de Saúde) no Brasil, a partir das diretrizes e recomendações a OMS (Organização Mundial da Saúde. Este ano, uma novidade, o Sus incorporou em seus serviços novas técnicas dessas práticas. Elas se referem ao uso de uma abordagem, que tem o intuito de promover a saúde e prevenir doenças.
A temática é o tema central da Escola de Inverno da Saúde da Unesc, evento promovido pelo Programa de Residência Multiprofissional. A palestra de abertura ocorreu na noite desta segunda-feira (9/7), ministrada pelo professor doutor da UFSC, Li Shih Min. Ele debateu com os presentes sobre “Medicinas Tradicionais e a Atenção Primária – Em uma Nova Cultura de Saúde”.
Segundo Li Shih Min, a medicina chinesa por exemplo, se preocupa em tratar o sujeito como um todo. “A medicina chinesa é baseada na teoria da energia vital do corpo (chi ou qi). Uma boa saúde depende de uma constituição individual, estado mental, meio ambiente e estilo de vida. É preciso ponderar de que forma tratar cada sujeito, um é diferente do outro”, comentou.
O encontro
O professor Leandro Fernandes Maffei, comentou que é importante debater uma nova cultura de saúde. “Hoje, apenas 30% do Brasil utilizam as Práticas Integrativas Complementares. Então a ideia é debater o assunto, e para isso, contamos com diversos profissionais da área, com oficinas, palestras e diversas atividades. É uma forma de difundir as praticas, para que elas possam ser utilizadas em nossa sociedade. As novidades contribuem com relaxamento, autoconhecimento e controle, tornando os procedimentos mais eficazes. Estes novos meios de cuidados vão passar a ser presentes no dia a dia do médico, do enfermeiro ou de outros trabalhadores que cuidam da saúde, tornando indispensável sua discussão”, afirma Maffei.
A Escola de Inverno é realizada todos os anos na Unesc e proporciona um espaço para discussão, reflexão e novos aprendizados sobre saúde, em suas diversas áreas de atuação.
Confira a programação (clique aqui)
Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing
Por: Mayra Antonio De Lima 09 de julho de 2018 às 21:40
Newsletter
RSS