AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Alunos de Engenharia de Produção realizam campanha do agasalho

Alunos de Engenharia de Produção realizam campanha do agasalho
Ação solidária tem o apoio da empresa La Moda (Foto: Divulgação) Mais imagens

Antes de concluir o importante ciclo da graduação, acadêmicos do curso de Engenharia de Produção da Unesc se reuniram para aquecer o inverno de muitas pessoas. Os graduandos estão promovendo uma arrecadação de agasalhos com o apoio da empresa La Moda, que está realizando a campanha internamente entre seus funcionários. Os interessados em colaborar com a campanha, podem levar as peças à coordenação do curso de Engenharia de Produção, localizada na sala 6 do Bloco T, das 14 às 22 horas, até o dia 27 de julho. 

A campanha irá arrecadar roupas e beneficiar a Creche Monteiro Lobato, em Forquilhinha com as peças infantis. Já as adultas, serão destinadas ao Cras (Centro de Referência de Assistência Social) de Forquilhinha.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Milena Spilere Nandi 10 de julho de 2018 às 09:55
Compartilhar Comente

Acadêmico que representará o país em competição de dança na Europa visita a Reitoria

Acadêmico que representará o país em competição de dança na Europa visita a Reitoria
Fernandinho participará do Outbreak Europe 2018 (Foto: Leonardo Ferreira) Mais imagens

A reitora da Unesc, Luciane Bisognin Ceretta, recebeu, na tarde desta segunda-feira (9/7), o acadêmico do curso de Artes Visuais Luiz Fernando Coutinho Aguiar, o Fernandinho. Ele representará o Brasil em uma das maiores competições de Breakdance do mundo, o Outbreak Europe 2018.

O evento ocorre em Banska Bystrica, na Eslováquia. Para a viagem, o estudante recebeu apoio da Unesc. Durante o encontro com a reitora, Fernandinho falou sobre a sua carreira e a competição e recebeu um kit institucional e palavras de apoio e incentivo da reitora.

Também participaram do encontro, a pró-reitora acadêmica, Indianara Reynaud Toreti e a assessora do gabinete da Reitoria, Tatiane Macarini.

O Outbreak Europe ocorre de 26 a 29 de julho e vai receber competidores de todo o mundo.

Saiba mais sobre a história de Fernandinho

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

10 de julho de 2018 às 09:18
Compartilhar Comente

Reitora recebe a visita de representantes do Centro Acadêmico de Pedagogia

Reitora recebe a visita de representantes do Centro Acadêmico de Pedagogia
Em 2018 o CA do curso completa 35 anos de fundação (Fotos: Vitor Netto) Mais imagens

A reitora da Unesc, Luciane Bisognin Ceretta, recebeu na tarde desta segunda-feira (9/7) a visita de membros do CA (Centro Acadêmico) do curso de Pedagogia da Unesc.

O propósito da reunião foi o de apresentar os projetos que o CA tem realizado e um balanço geral do curso. Em 2018, o CA do curso completa 35 anos de fundação.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

10 de julho de 2018 às 09:02
Compartilhar Comente

Professor Renan Ceretta é homenageado com Moção de Aplauso na Câmara de Criciúma

Professor Renan Ceretta é homenageado com Moção de Aplauso na Câmara de Criciúma
Ana Sofia Schuster Mais imagens

O Coordenador do curso de Odontologia da Unesc, professor Renan Ceretta, recebeu na noite desta segunda-feira Moção de Aplauso da Câmara de Vereadores de Criciúma. Aprovada por unanimidade, a homenagem foi entregue durante a sessão da Câmara e prestigiada por professores do curso de Odontologia, gestores da universidade e pela reitora da Unesc, Luciane Bisognin Ceretta. A moção foi proposta pelo vereador Dr. Allison Pires (PSDB),  e teve como justificativa um reconhecimento ao Cirurgião Dentista, por tornar-se o mais novo membro da Academia Catarinense de Odontologia. 

Nascido em Faxinal do Soturno, Rio Grande do Sul, em 17 de maio de 1964, Renan é filho de Silvio Antonio Ceretta e Gema Stochero Ceretta. Casado com Luciane Bisognin Ceretta é pai de Vitória Bisognin Ceretta. Renan Antônio Ceretta, é professor e coordenador do curso de Odontologia da Unesc. No dia 24 de novembro de 2017, passou a ocupar a cadeira de número 25 da Academia Catarinense de Odontologia. A votação teve a participação de todos os profissionais que ocupam as demais cadeiras na Academia. A Academia Catarinense de Odontologia tem o objetivo de resgatar a memória da Odontologia catarinense e preservar para o futuro os fatos e acontecimentos contemporâneos, além de reconhecer pessoas e instituições que tenham contribuído para o progresso da ciência na área da saúde, especialmente da Odontologia.

Ao agradecer a homenagem, o professor Renan Ceretta, salientou o apoio recebido por colegas, familiares e amigos, que estiveram sempre ao seu lado. "Essa homenagem eu tenho certeza que não é só minha, mas de todos que estão juntos comigo nessa caminhada, pois construímos juntos tudo isso. Faço também um agradecimento especial à Câmara de Vereadores e ao Alison pela indicação", agradeceu. Com vinte e sete anos de carreira na Odontologia, possui graduação em Odontologia pela UFSM (Universidade Federal de Santa Maria), com especialização em Planejamento e Gerência de Serviços de Saúde pela Unisul, especialização em Endodontia pela UFSC, especialização em Desenvolvimento Gerencial de Unidades Básicas do SUS pela Escola de Saúde Pública de Santa Catarina, mestrado e doutorado em Ciências da Saúde pela Unesc. Renan Ceretta é cirurgião dentista pela Prefeitura de Criciúma. 

Ana Sofia Schuster - Assessoria de Imprensa da Unesc - Colaboração Daniela Savi - Câmara de Vereadores de Criciúma

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Ana Sofia Schuster 09 de julho de 2018 às 23:41
Compartilhar Comente

Medicina Chinesa em pauta na Escola de Inverno da Saúde da Unesc

Medicina Chinesa em pauta na Escola de Inverno da Saúde da Unesc
Li Shih Min debateu com estudantes e profissionais da saúde (Foto: Mayra Lima) Mais imagens

Foi em 2003 quando se iniciou a construção da Política Nacional de Práticas Integrativas e complementares no SUS (Sistema Único de Saúde) no Brasil, a partir das diretrizes e recomendações a OMS (Organização Mundial da Saúde. Este ano, uma novidade, o Sus incorporou em seus serviços novas técnicas dessas práticas. Elas se referem ao uso de uma abordagem, que tem o intuito de promover a saúde e prevenir doenças.

A temática é o tema central da Escola de Inverno da Saúde da Unesc, evento promovido pelo Programa de Residência Multiprofissional. A palestra de abertura ocorreu na noite desta segunda-feira (9/7), ministrada pelo professor doutor da UFSC, Li Shih Min. Ele debateu com os presentes sobre “Medicinas Tradicionais e a Atenção Primária – Em uma Nova Cultura de Saúde”.

Segundo Li Shih Min, a medicina chinesa por exemplo, se preocupa em tratar o sujeito como um todo. “A medicina chinesa é baseada na teoria da energia vital do corpo (chi ou qi). Uma boa saúde depende de uma constituição individual, estado mental, meio ambiente e estilo de vida. É preciso ponderar de que forma tratar cada sujeito, um é diferente do outro”, comentou.

O encontro

O professor Leandro Fernandes Maffei, comentou que é importante debater uma nova cultura de saúde. “Hoje, apenas 30% do Brasil utilizam as Práticas Integrativas Complementares. Então a ideia é debater o assunto, e para isso, contamos com diversos profissionais da área, com oficinas, palestras e diversas atividades. É uma forma de difundir as praticas, para que elas possam ser utilizadas em nossa sociedade. As novidades contribuem com relaxamento, autoconhecimento e controle, tornando os procedimentos mais eficazes. Estes novos meios de cuidados vão passar a ser presentes no dia a dia do médico, do enfermeiro ou de outros trabalhadores que cuidam da saúde, tornando indispensável sua discussão”, afirma Maffei.

A Escola de Inverno é realizada todos os anos na Unesc e proporciona um espaço para discussão, reflexão e novos aprendizados sobre saúde, em suas diversas áreas de atuação.

Confira a programação (clique aqui)

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Mayra Antonio De Lima 09 de julho de 2018 às 21:40
Compartilhar Comente