Curso de Artes Visuais leva Unesc para escolas públicas da região
Os estudantes de Artes Visuais estão aproximando a Unesc das escolas públicas da região. Nesta segunda-feira (9/7) foi a vez de 25 crianças da escola Carlos Gorini conhecerem a Universidade. Os pequenos, do quarto ano, foram acolhidos em diversos espaços do campus, como a Sala Edi Balod, o espaço Toque de Arte e o núcleo Brinquedo de Rua, do Museu da Infância. Uma nova turma ira visitar a Unesc na próxima segunda-feira (16/7).
A ação faz parte das disciplinas “Seminário Temático Integrador” I e III, que propõem visitas técnicas a escolas da região e a vinda de alunos até a universidade. A professora do curso, Silemar Maria de Medeiros da Silva, explica que a experiência agrega a qualidade do ensino e promove novos aprendizados. “Ao mesmo tempo que levamos um pedacinho da Universidade para dentro das escolas, criamos uma oportunidade de os estudantes aprofundarem os estudos e colocarem na prática o que é discutido em sala de aula”, frisa a professora.
Surpresa
Antes de acolher as crianças na Universidade, os estudantes realizaram uma visita técnica na escola e foram surpreendidos. O líder da turma, Richard Zacarias, conta que os pequenos produziram um vídeo de boas-vindas aos acadêmicos. “Quando chegamos na escola fomos recebidos com uma espécie de documentário, que trouxe detalhes sobre a vida naquela comunidade. Foi uma surpresa, pela qualidade da produção e também pela iniciativa”, conta Zacarias.
Dança
Ao fim da visita, Kaique Gonsalves, de 9 anos, teve a oportunidade de demonstrar seu amor pela dança em uma apresentação de ballet, aos seus colegas e acadêmicos da Unesc. Pedro Henryck Gomes, amigo do bailarino, ressaltou a beleza dos movimentos. “Os saltos e os giros no ar deixaram tudo mais bonito. Ele ama danças e tem muito talento para isso”, afirmou.
Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing
Por: Leonardo Ferreira Barbosa 09 de julho de 2018 às 17:52Unesc recebe homenagem do Bradesco pelos seus 50 anos
A história escrita pela Unesc ao longo dos seus 50 anos foi reconhecida mais uma vez. Na manhã desta segunda-feira (9/7), a reitora, Luciane Ceretta, e o vice, Daniel Preve, receberam representantes do Bradesco, que entregaram uma placa alusiva ao cinquentenário da Instituição.
A placa, contendo os dizeres: “O sucesso não nasce por acaso, mas do trabalho planejado, focado e dedicado ao melhor. Parabéns à Universidade do Extremo Sul Catarinense – Unesc pelos seus 50 anos. Obrigado por nos permitir participar dessa história de garra e superação”, foi entregue pelo gerente Agência Empresas Gilberto Cordovil de Almeida Filho.
“Estamos entregando esta placa pela parceria da Universidade com o Bradesco. Uma forma de parabenizar a Instituição e agradecer por estar colaborando com esta história”, afirma Almeida. A gerente de Relacionamento do banco, Franciela Ghidorsi Guliani, ressaltou a importância da Universidade no cenário regional. “Além de formar profissionais capacitados, a Unesc tem um papel social com a região, inclusive como geradora de emprego e renda”.
A reitora agradeceu pela deferência e reforçou a importância da parceria com o Bradesco para a Instituição. “Queremos agradecer pela gentileza desta homenagem e dizer que vocês são grandes parceiros da Universidade. Tivemos no Bradesco um importante aliado neste período de realinhamento da Instituição e queremos continuar contando com esta parceria”.
A entrega da placa teve ainda a participação de gestores da Unesc e do corretor do Bradesco, Norton Martins.
Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing
Por: Milena Spilere Nandi 09 de julho de 2018 às 14:57Alunos de Design participam de concurso com empresa de Portugal
A Unesc proporciona aos estudantes possibilidades de contato com instituições e empresas de vários países, por meio das ações de internacionalização da Universidade, como intercâmbios e acordos de cooperação. Um dos cursos que usufrui dessas oportunidades é o de Design – ênfase em Projeto de Produtos. Nele, além da possibilidade de dupla titulação com a Universidade de Avellaneda, na Argentina, os acadêmicos podem participar de concursos internacionais, como o IDPool da empresa Vista Alegre, de Portugal.
Através dele, um acadêmico do vai passar três meses em Aveiro, Portugal, fazendo estágio na sede de uma das maiores fabricantes de porcelana de alto padrão do mundo, em Aveiro, Portugal e ainda verá a sua ideia sair do papel.
O concurso tem a participação de estudantes de todas as fases, que na última quinta-feira (5/7), apresentaram suas ideias para uma banca. Os alunos desenvolveram 21 projetos de caneca icônica, apresentados para professores do curso e para o representante da Vista Alegre no Sul de Santa Catarina, Édson Ávila. Este é o segundo ano da parceria entre a empresa portuguesa e o curso de Design da Universidade.
Segundo o coordenador do curso, João Rieth, este concurso permite aos acadêmicos praticarem o processo de desenvolvimento de produtos, com foco na identidade da empresa. “Como a Vista Alegre nos encaminhou o briefing, trabalhamos com uma situação real, e isto permitirá uma melhor avaliação dos projetos que estão concorrendo. Os estudantes irão desenvolver uma caneca icônica, simbólica e que transmite valores e sensações intangíveis além da sua função básica para uso”, explica Rieth.
O vencedor do concurso irá desenvolver o estágio em Aveiro, na sede da Vista Alegre.
No Brasil, além da Unesc, apenas a PUC do Rio de Janeiro tem essa parceria de estágio com a empresa. A fábrica foi fundada em 1824 em Portugal e atualmente oferece produtos em porcelana, cristal, vidro e cutelaria para consumidores como a família real britânica.
Além da Vista Alegre, o curso possui parceria para o desenvolvimento de projetos por seus acadêmicos com a Ceusa Revestimentos Cerâmicos (concurso Talentos Ceusa que proporciona um estágio na empresa), Uatt, de Florianópolis, Omnes, de Içara e Schaefer Yatchs, o maior estaleiro de iates do Brasil.
Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing
Por: Milena Spilere Nandi 09 de julho de 2018 às 17:49Proesde Licenciatura encerra semestre com a socialização de estudos
Os estudos desenvolvidos pelos participantes do Proesde Licenciatura (Programa de Educação Superior para o Desenvolvimento Regional/Licenciatura) foram socializados no último sábado (7/7), durante o Seminário Regional, que contou com a participação dos bolsistas da Unesc e do Unibave (Centro Universitário Barriga Verde), de Orleans e possibilitou diálogos e construções coletivas entre as instituições.
Os acadêmicos apresentaram suas considerações sobre a relação entre a Proposta Curricular de Santa Catarina (2014) e a Base Nacional Comum Curricular (2018). As atividades do programa retornam no segundo semestre, buscando articulação com as escolas de Educação Básica da região.
O Proesde Licenciatura é um programa de bolsa da Secretaria de Estado da Educação que consiste em um grupo de ações que relacionam ensino, pesquisa e extensão voltados à formação de professores capazes de intervir e contribuir na melhoria da qualidade da Educação Básica estadual por meio da organização curricular.
Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing
Por: Milena Spilere Nandi 09 de julho de 2018 às 11:41Escola de Inverno inicia nesta segunda-feira e aborda práticas complementares em saúde
Profissionais e estudantes estarão reunidos nesta segunda e terça-feira (9 e 10/7) na Unesc para aprimorar conhecimentos na Escola de Inverno da Saúde. Nesta edição, o evento promovido pelo Programa de Residência Multiprofissional, vai proporcionar 12 encontros com a temática “Práticas integrativas e complementares: Uma nova cultura de saúde”. A abertura oficial ocorre nesta segunda-feira às 19 horas, no Auditório Edson Rodrigues, com a palestra “Medicinas Tradicionais e a Atenção Primária – Em uma Nova Cultura de Saúde”, realizada pelo professor doutor da UFSC, Li Shih Min.
Graduado em Medicina, com residência em Clínica Médica, mestrado em Ciências Médicas e doutorado em Engenharia de Produção, Min atualmente é professor adjunto da UFSC, supervisor do programa de residência médica em Acupuntura do Hospital Universitário da UFSC e coordenador do Núcleo de Acupuntura e Medicina Tradicional Chinesa.
As trocas de conhecimentos vão ser direcionadas aos novos serviços integrados ao SUS (Sistema Único de Saúde) – que passaram de 19 para 29 e incluem terapias como acupuntura. Práticas Integrativas e Complementares, Auriculoterapia, Cromoterapia, Dança Circular, Constelação Familiar, Terapia Floral, Iridologia, Musicoterapia, Reike e Práticas Integrativas e Complementares estão entre os assuntos a serem tratados em palestras, oficinas e mesas redondas.
Segundo o professor Leandro Fernandes Maffei, que faz parte da comissão organizadora do encontro e psicólogo do Programa de Residência Multiprofissional da Universidade, dez novas técnicas de cuidados com a saúde foram integradas ao SUS, tornando o assunto a ser debatido e aprendido, de grande importância. “São práticas complementares que auxiliam o profissional durante exames e tratamentos. As novidades contribuem com relaxamento, autoconhecimento e controle, tornando os procedimentos mais eficazes. Estes novos meios de cuidados vão passar a ser presentes no dia a dia do médico, do enfermeiro ou de outros trabalhadores que cuidam da saúde, tornando indispensável sua discussão”, afirma Maffei.
A Escola de Inverno é realizada todos os anos na Unesc e proporciona um espaço para discussão, reflexão e novos aprendizados sobre saúde, em suas diversas áreas de atuação.
Programação
Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing
Por: Milena Spilere Nandi 09 de julho de 2018 às 10:29
Newsletter
RSS