AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Alunos retornam com medalhas do Brasileiro de Karatê

Alunos retornam com medalhas do Brasileiro de Karatê
Ariane conquistou ouro e Thairyni, na imagem, bronze (Foto: Davi Carrer) Mais imagens

Os alunos de Educação Física da Unesc, que participaram do Campeonato Brasileiro Universitário de Karatê no final de semana, retornaram da competição com duas medalhas. A estudante Ariane Alves da Silva ficou com ouro na categoria + 68 acima de segundo kyu. Já Thairyni Dorigon conquistou bronze na categoria 60 acima de segundo kyu.

O acadêmico Luiz Felipe Boava também disputou na categoria 60 acima de segundo kyu, porém sofreu uma lesão leve e não terminou a competição.

O campeonato, que ocorreu em Foz do Iguaçu, no Paraná, foi organizada pela Confederação Brasileira de Karatê. Thairyni e Luiz Felipe também representam a cidade de Cocal do Sul; já Ariane, Criciúma.

Fonte: Secom

Por: Davi Carrer 27 de abril de 2015 às 17:04
Compartilhar Comente

Alunos e professores abraçam Centro Cultural Jorge Zanatta

Alunos e professores abraçam Centro Cultural Jorge Zanatta
Ação busca sensibilizar a comunidade sobre a preservação do local (Foto: Divulgação) Mais imagens

Alunos e professores do curso de História e da especialização “História e Cidade: patrimônio ambiental e cultural” da Unesc, entre outros colaboradores, estiveram reunidos na manhã do último sábado (25/4) para sensibilizar a população sobre a preservação do Centro Cultural Jorge Zanatta.

O prédio está interditado desde 2013 pela precariedade da estrutura, que foi construída na década de 1940. Além disso, o munícipio precisa regularizar a documentação que comprove a posse do imóvel para restaurar o Centro Cultural.

A coordenadora do Setor de Arte e Cultura da Unesc e presidente do Conselho de Políticas Culturais de Criciúma, Amalhene Lenita Baesso, também esteve no evento.
 

Fonte: Secom

27 de abril de 2015 às 16:48
Compartilhar Comente

História ajuda crianças a aprenderem sobre suas diferenças

História ajuda crianças a aprenderem sobre suas diferenças
Bolsistas do Pibid realizaram ação em creche de Criciúma (Fotos: Divulgação) Mais imagens

As crianças do CEIM (Centro de Educação Infantil Municipal) Engenheiro Jorge Frydberg, de Criciúma, aprenderam com o as bolsistas do Pibid (Programa de Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência) de Pedagogia da Unesc, sobre o respeito às diferenças de cada um, com a história “A joaninha diferente”, da autora Regina Célia Melo.

“Com esta história estamos ensinando sobre as diferenças de forma criativa, pois no conto há uma joaninha sem bolinhas”, comenta a bolsista, Gislayne de Mello Sabino.

A atividade despertou o interesse das crianças, que prestaram atenção e encenaram cada capítulo do livro. “A contação de histórias é uma atividade que proporciona aprendizagens significativas para o desenvolvimento afetivo e socializador entre as crianças”, afirma a professora supervisora Karina Freitas.

As ações no CEIM são desenvolvidas junto com o projeto “Brinquedos e Brincadeiras”, que é compartilhado entre a professora e as bolsistas do Pibid.
 

Fonte: Secom

27 de abril de 2015 às 16:44
Compartilhar Comente

Bolsa de estudo de 70% e curso de extensão gratuito: últimos dias

Bolsa de estudo de 70% e curso de extensão gratuito: últimos dias
Inscrições no Proesde encerram quinta-feira (Foto: Arquivo) Mais imagens

As inscrições para o Proesde (Programa de Educação Superior para o Desenvolvimento Regional) encerram nesta quinta-feira (30/4) na Unesc. O programa possibilita que o aluno faça um curso de extensão gratuito, em Desenvolvimento Regional, e ganhe bolsa de estudo com até 70% de desconto no valor da mensalidade da sua graduação.

São 42 vagas disponíveis para estudantes que morem nas regiões de Criciúma e Araranguá. Os interessados em participar devem ir à Centac (Central de Atendimento ao Acadêmico) da Unesc, das 9h30 às 21 horas.

O Proesde é uma iniciativa do Governo do Estado e, através do curso de extensão em Desenvolvimento Regional, busca ajudar na formação dos alunos com atividades e pesquisas relacionadas à melhoria das cidades.

A capacitação tem 200 horas, um total de dois semestres e ocorre aos sábados, das 8 às 12 horas e das 13 às 17 horas. Podem participar do Proesde os alunos que concluíram o Ensino Médio em escola pública e já tenham cursado mais de dois semestres nos cursos de graduação da Unesc.

As bolsas de estudos serão distribuídas conforme os recursos disponibilizados pelo Estado. A quantidade de moradores da região também será analisada para a proporção de vagas disponibilizadas para cada cidade.

Confira mais informações no edital: https://www.unesc.net/portal/capa/index/231/0/0/componente/processo/ver/1/123
 

Fonte: Secom

27 de abril de 2015 às 16:39
Compartilhar Comente

#CadaGotaConta: Semana de reflexões sobre o uso da água

#CadaGotaConta: Semana de reflexões sobre o uso da água
Evento de Engenharia Ambiental conta com palestras e minicursos (Foto: Davi Carrer) Mais imagens

“Todos precisam ter um olhar de cuidado com a água, mas o engenheiro ambiental é responsável direto pelo uso desse recurso”. A reflexão é da coordenadora do curso de Engenharia Ambiental e Sanitária da Unesc, Paula Tramontim Pavei, durante a abertura da Semana Acadêmica das Engenharias Ambiental e Sanitária, que ocorre até quinta (30/4), com palestras e minicursos.

“A escolha do tema #CadaGotaConta é para provocar uma reflexão sobre a problemática com os recursos hídricos e o papel do engenheiro neste momento”, afirma a Paula. O evento é organizado pela ECO Jr (Empresa Júnior de Engenharia e Consultoria Ambiental), coordenação do curso e Centro Acadêmico de Engenharia Ambiental.

Reuso da Água

A primeira palestra da Semana foi com o engenheiro da SABESP (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo), Mercedino Carneiro Filho. Ele falou sobre “Reuso da Água para o saneamento”.

“Quando se fala em reuso, não se pode pensar no confinamento da água em uma região, pois isso afeta outras áreas”, explica Mercedino. O engenheiro destaca que reuso pode ser feito com água domiciliar. Já, água da chuva, pode ser recuperada.

Abertura

A abertura da Semana Acadêmica das Engenharias Ambiental e Sanitária da Unesc contou com a animação da dupla de alunos do curso Jéssica Cruz e Vander Ruiz. E a presença da diretora da UNA CET (Unidade Acadêmica das Ciências, Engenharias e Tecnologias), Ângela Piccinini, além de representantes do CA, Gabriela Bianchini, e da ECO Jr, Taylla Sampaio.

Confira mais sobre a Semana e a programação completa

Fonte: Secom

Por: Davi Carrer 27 de abril de 2015 às 11:28
Compartilhar Comente