Alunos retornam com medalhas do Brasileiro de Karatê
Os alunos de Educação Física da Unesc, que participaram do Campeonato Brasileiro Universitário de Karatê no final de semana, retornaram da competição com duas medalhas. A estudante Ariane Alves da Silva ficou com ouro na categoria + 68 acima de segundo kyu. Já Thairyni Dorigon conquistou bronze na categoria 60 acima de segundo kyu.
O acadêmico Luiz Felipe Boava também disputou na categoria 60 acima de segundo kyu, porém sofreu uma lesão leve e não terminou a competição.
O campeonato, que ocorreu em Foz do Iguaçu, no Paraná, foi organizada pela Confederação Brasileira de Karatê. Thairyni e Luiz Felipe também representam a cidade de Cocal do Sul; já Ariane, Criciúma.
Fonte: Secom
Por: Davi Carrer 27 de abril de 2015 às 17:04Alunos e professores abraçam Centro Cultural Jorge Zanatta
Alunos e professores do curso de História e da especialização “História e Cidade: patrimônio ambiental e cultural” da Unesc, entre outros colaboradores, estiveram reunidos na manhã do último sábado (25/4) para sensibilizar a população sobre a preservação do Centro Cultural Jorge Zanatta.
O prédio está interditado desde 2013 pela precariedade da estrutura, que foi construída na década de 1940. Além disso, o munícipio precisa regularizar a documentação que comprove a posse do imóvel para restaurar o Centro Cultural.
A coordenadora do Setor de Arte e Cultura da Unesc e presidente do Conselho de Políticas Culturais de Criciúma, Amalhene Lenita Baesso, também esteve no evento.
Fonte: Secom
27 de abril de 2015 às 16:48História ajuda crianças a aprenderem sobre suas diferenças
As crianças do CEIM (Centro de Educação Infantil Municipal) Engenheiro Jorge Frydberg, de Criciúma, aprenderam com o as bolsistas do Pibid (Programa de Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência) de Pedagogia da Unesc, sobre o respeito às diferenças de cada um, com a história “A joaninha diferente”, da autora Regina Célia Melo.
“Com esta história estamos ensinando sobre as diferenças de forma criativa, pois no conto há uma joaninha sem bolinhas”, comenta a bolsista, Gislayne de Mello Sabino.
A atividade despertou o interesse das crianças, que prestaram atenção e encenaram cada capítulo do livro. “A contação de histórias é uma atividade que proporciona aprendizagens significativas para o desenvolvimento afetivo e socializador entre as crianças”, afirma a professora supervisora Karina Freitas.
As ações no CEIM são desenvolvidas junto com o projeto “Brinquedos e Brincadeiras”, que é compartilhado entre a professora e as bolsistas do Pibid.
Fonte: Secom
27 de abril de 2015 às 16:44Bolsa de estudo de 70% e curso de extensão gratuito: últimos dias
As inscrições para o Proesde (Programa de Educação Superior para o Desenvolvimento Regional) encerram nesta quinta-feira (30/4) na Unesc. O programa possibilita que o aluno faça um curso de extensão gratuito, em Desenvolvimento Regional, e ganhe bolsa de estudo com até 70% de desconto no valor da mensalidade da sua graduação.
São 42 vagas disponíveis para estudantes que morem nas regiões de Criciúma e Araranguá. Os interessados em participar devem ir à Centac (Central de Atendimento ao Acadêmico) da Unesc, das 9h30 às 21 horas.
O Proesde é uma iniciativa do Governo do Estado e, através do curso de extensão em Desenvolvimento Regional, busca ajudar na formação dos alunos com atividades e pesquisas relacionadas à melhoria das cidades.
A capacitação tem 200 horas, um total de dois semestres e ocorre aos sábados, das 8 às 12 horas e das 13 às 17 horas. Podem participar do Proesde os alunos que concluíram o Ensino Médio em escola pública e já tenham cursado mais de dois semestres nos cursos de graduação da Unesc.
As bolsas de estudos serão distribuídas conforme os recursos disponibilizados pelo Estado. A quantidade de moradores da região também será analisada para a proporção de vagas disponibilizadas para cada cidade.
Confira mais informações no edital: https://www.unesc.net/portal/capa/index/231/0/0/componente/processo/ver/1/123
Fonte: Secom
27 de abril de 2015 às 16:39#CadaGotaConta: Semana de reflexões sobre o uso da água
“Todos precisam ter um olhar de cuidado com a água, mas o engenheiro ambiental é responsável direto pelo uso desse recurso”. A reflexão é da coordenadora do curso de Engenharia Ambiental e Sanitária da Unesc, Paula Tramontim Pavei, durante a abertura da Semana Acadêmica das Engenharias Ambiental e Sanitária, que ocorre até quinta (30/4), com palestras e minicursos.
“A escolha do tema #CadaGotaConta é para provocar uma reflexão sobre a problemática com os recursos hídricos e o papel do engenheiro neste momento”, afirma a Paula. O evento é organizado pela ECO Jr (Empresa Júnior de Engenharia e Consultoria Ambiental), coordenação do curso e Centro Acadêmico de Engenharia Ambiental.
Reuso da Água
A primeira palestra da Semana foi com o engenheiro da SABESP (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo), Mercedino Carneiro Filho. Ele falou sobre “Reuso da Água para o saneamento”.
“Quando se fala em reuso, não se pode pensar no confinamento da água em uma região, pois isso afeta outras áreas”, explica Mercedino. O engenheiro destaca que reuso pode ser feito com água domiciliar. Já, água da chuva, pode ser recuperada.
Abertura
A abertura da Semana Acadêmica das Engenharias Ambiental e Sanitária da Unesc contou com a animação da dupla de alunos do curso Jéssica Cruz e Vander Ruiz. E a presença da diretora da UNA CET (Unidade Acadêmica das Ciências, Engenharias e Tecnologias), Ângela Piccinini, além de representantes do CA, Gabriela Bianchini, e da ECO Jr, Taylla Sampaio.
Confira mais sobre a Semana e a programação completa
Fonte: Secom
Por: Davi Carrer 27 de abril de 2015 às 11:28
Newsletter
RSS