AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Vereadoras Mirins do Colégio Unesc são diplomadas

Vereadoras Mirins do Colégio Unesc são diplomadas
Cerimônia ocorreu na última semana no Legislativo de Criciúma (Fotos: Divulgação) Mais imagens

As vereadoras mirins, Giovanna Isidoro Mendes e Helena Ferrazzo Outeiro do Colégio Unesc foram diplomadas em cerimônia realizada no plenário da Câmara Municipal de Criciúma, na última semana.

Nesta edição, o projeto contou com 25 escolas públicas e particulares de Criciúma, 57 candidatos, e a participação de 6.400 eleitores do 5° ao 9° ano, que realizam a votação em suas instituições.

“Como o Colégio Unesc ficou em primeiro lugar entre as instituições participantes, pôde indicar uma vaga. Estamos ansiosos para envolvê-los nas atividades que vai durar pelo período de dois anos”, comentou o coordenador do programa, vereador Juarez de Jesus. 

“Esse período será importante para eles, pois vai despertar um interesse ainda maior pela política”, lembrou a presidente da Câmara de Vereadores, Roseli De Lucca, acrescentando que, desta edição, podem surgir importantes lideranças criciumenses.

A diplomação também contou com a presença dos vereadores Júlio Kaminski, Salésio Lima, Nícola Martins e Tia Cidy.

A posse dos 18 vereadores mirins ocorrerá no início de 2023, quando reiniciam as atividades parlamentares e escolares.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

05 de dezembro de 2022 às 15:23
Compartilhar Comente

Pesquisa conectada a realidade dos serviços: PPGSCol reúne trabalhadores de CAPS da região

Pesquisa conectada a realidade dos serviços: PPGSCol reúne trabalhadores de CAPS da região
Encontro ocorreu nesta sexta-feira (2/12) na Universidade Mais imagens

O Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva (PPGScol) da Unesc proporcionou um importante debate com trabalhadores de Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) da região carbonífera. O evento, que ocorreu nesta sexta-feira (2/12), na Universidade, é parte da pesquisa em andamento, intitulada “Serviços de Saúde Mental: o fortalecimento das estratégias de protagonismo de usuários e familiares para efetivação do cuidado em liberdade”, coordenado pela professora doutora Fabiane Ferraz.

Segundo Fabiane, um tema de fundamental importância e alinhado aos princípios do Sistema Único de Saúde (SUS) e da Reforma Psiquiátrica Brasileira, pois busca a produção de conhecimentos de forma colaborativa junto a rede de saúde mental da região carbonífera com importante apoio e articulação da Câmara Técnica da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS).

“Este projeto estrutura-se em três momentos. No momento I foi realizado o levantamento do perfil sociodemográfico dos usuários dos CAPS da região carbonífera. O resultado fará parte de uma dissertação do mestrando João André Rodrigues, o qual associará um produto na linha de pesquisa da Educação e Gestão do Trabalho em Saúde”, disse.  

O evento, de acordo com ela, configura uma parte do momento II da pesquisa, a qual prevê a participação dos trabalhadores dos CAPS, que foram convidados a participar de um momento de coleta de dados por meio de entrevista grupal, proporcionando o reconhecimento das ações realizadas nos CAPS da região.

Concomitante, de acordo com ela,  já está ocorrendo o momento III junto ao município de Criciúma, que seguirá sendo implementado, e envolvendo trabalhadores, usuários e familiares. “Nossa intenção é expandir esse movimento para os demais municípios da região carbonífera”, comentou Dipaula Minotto, egressa do PPGSCol e integrante da equipe do projeto. 

Ela mencionou ainda que, com os avanços promovidos pela reforma psiquiátrica, os territórios e os espaços diversos de vida, convocam a produção de novas práticas de cuidado, a partir da lógica de clínica ampliada que nos CAPS, implica a promoção da autonomia. 

“A proposta dessa natureza busca contribuir para o fortalecimento da rede de atenção psicossocial, por meio de movimentos de educação permanente em saúde”, acrescentou a coordenadora do projeto.

Participação

O projeto conta com a participação de residentes do programa de Residência Multiprofissional em Saúde Mental e Atenção Psicossocial, e de estudantes de graduação dos cursos de Enfermagem e Psicologia. Esta parceria, tem como produções, o Trabalho de Conclusão de Residência da psicóloga Residente Letícia Kammer – vinculada a etapa II, e do estágio curricular de Psicologia Social da acadêmica Isadora de Oliveira Martinhago nas etapas II e III, dentre outras participações. 

Para a coordenadora do PPGSCol, professora doutora Cristiane Tomasi, a ampliação e debates em torno do tema é fundamental para a busca de novas perspectivas de atendimento e alinhamento de pesquisas que visem promover mudanças nos processos de trabalho, ou seja, de fato pesquisas aplicadas à prática, sendo esse um dos objetivos de mestrados profissionais. Ao comentar o protagonismo dos usuários ela expressou que “os trabalhadores trazem uma visão que nos ajudam, enquanto profissionais, fazermos um realinhamento e repensarmos a nossa prática. E essa é a proposta do projeto. Temos vários pontos para refletirmos em conjunto, e isso incluiu a integração ensino-serviço expressa nesse projeto”, enfatizou. 

A psicóloga do CAPS AD Criciúma, Mirian Daros Ducioni, estava representando os coordenadores da Câmara Técnica da RAPS, Felipe Pedroso e Ana Losso, e destacou a luta diária para a diminuição de internações e do envolvimento de todos os profissionais e dos usuários. “Esses debates são importantes para o fortalecimento dos serviços, além de discutir a oferta de maior cuidado com as pessoas e não apenas para as pessoas, sempre visando a melhor qualidade”, disse.

Associação

A Associação de Usuários, Familiares e Profissionais da Saúde Mental da cidade de Criciúma, foi estruturada há muitos anos, porém estava desativada. Em janeiro de 2022 foi reestruturada e desde então têm participado ativamente de debates acerca do tema em diversas cidades da região e fora do estado. Foi o que contou o atual presidente Vandercarlos Cardoso. “A prática para trabalhar com a saúde mental, na maioria das vezes, requer tempo e diálogo, e busca de experiências. Aqui, na Unesc, temos muito este apoio, sendo que a equipe do projeto está nos possibilitando assumir esse protagonismo, nos apoiando e incentivando nossas ações”, sublinhou Cardoso.

A tarde iniciou com o lançamento do livro “O primeiro remédio somos nós: assistentes sociais e familiares no cuidado em saúde mental nos CAPs”, das autoras Priscila Schacht Cardoso e Fabiane Ferraz, sendo que essa obra é um dos produtos da dissertação da egressa do mestrado profissional a assistente social Priscila Cardoso. 

Para Fabiane, “este evento também marca o retorno ético e social aos participantes do estudo da Priscila, pois estamos entregando essa obra aos CAPS que tiveram profissionais participando do estudo, bem como esperamos que seja consumida e faça sentido a diferentes serviços”, acrescentou.

O encerramento contou com a webconferência com o professor doutor Eduardo Mourão Vasconcelos, professor aposentado da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Ele abordou a temática “Desafios atuais para a clínica interprofissional em CAPs: o papel dos trabalhadores no fortalecimento do protagonismo das pessoas usuárias e familiares”, sendo que essa webconferência ficará à disposição para acesso no canal do Youtube do PPGSCol. “Esperamos que os sérvios utilizem essa palestra do professor Eduardo para promover ações de educação permanente em saúde junto aos trabalhadores”, sublinhou Dipaula.

O projeto foi aprovado no edital 16/2020, do Programa de Pesquisa para o SUS: Gestão Compartilhada em Saúde (PPSUS), da Fundação de Amparo e Pesquisa de Santa Catarina (Fapesc).

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

05 de dezembro de 2022 às 08:54
Compartilhar Comente

Exposição “corpo-casa”, da artista Bruna Ribeiro, é inaugurada na Sala Edi Balod

Exposição “corpo-casa”, da artista Bruna Ribeiro, é inaugurada na Sala Edi Balod
Trabalhos lidam com as relações entre corpo, casa e lar, além de levantar questões sobre o espaço doméstico e autoconhecimento (Foto: Gabriela Selau Benetti) Mais imagens

A exposição “corpo-casa”, da artista egressa do curso de Artes Visuais da Unesc Bruna Ribeiro, foi inaugurada na noite de quinta-feira (01/12) na Sala Edi Balod, no bloco administrativo da Universidade. A partir de trabalhos fotográficos e bordados, a  artista cria um diálogo entre o público e privado, a diferença entre casa e lar, e levanta questões sobre o espaço doméstico e autoconhecimento.

A pesquisa, segundo a artista, surgiu em 2019, período em que transitava constantemente entre Criciúma e Florianópolis. “No início de 2020, por conta do Covid-19, voltei para Criciúma, minha cidade natal, para um apartamento de onde recém havia me mudado, para estar mais perto de minha família”, afirma a mestra, que vê nesse um momento em que novas dúvidas surgiram sobre seu trabalho. “A partir desse momento, surgiram várias questões em minha mente sobre como habitar um espaço, como habitar um corpo, qual a diferença entre casa e lar e outras. Todos os resultados desses questionamentos, sem resposta, estarão na exposição”, explana.

Bruna Ribeiro fala também sobre o prazer de expor um trabalho na Sala Edi Balod. “Esse é um lugar que fez parte da minha vida, então fico muito feliz de ter a oportunidade de expor aqui. Já trabalhei e estagiei no espaço, ajudando a montar e organizar várias exposições, e essa minha primeira vez com uma exposição individual no local me enche de alegria”, conclui.

A abertura contou ainda com uma novidade na Sala Edi Balod: a “Reserva Tecno”, onde as DJs Bruna Machado, acadêmica de Teatro da Unesc, e Isabela Thomé, aluna do curso de Jornalismo da Instituição, apresentaram-se após a inauguração oficial. O espaço da reserva técnica da Sala foi adaptado para acomodar os equipamentos musicais, transformando o local em uma verdadeira pista de dança para o público presente.

Esta é a quarta exposição individual de Bruna Ribeiro, que previamente expôs em Florianópolis os trabalhos “Eu sou minha própria musa” (2018) e “Eu sou minha própria __” (2018) e em Criciúma, a exposição “Pieria” (2021). A artista ainda participou das exposições “Deambulações Internas” (2021), “a dor que dói na gente” (2021), “meio” (2022), “papel de parede” (2022) e “Poéticas da Relação” (2022).

A exposição ficará aberta para visitação até o dia 22 de dezembro de 2022, de segunda à sexta-feira, das 13h às 21h.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

02 de dezembro de 2022 às 17:08
Compartilhar Comente

Curso de Nutrição orienta para o uso e o aproveitamento integral dos alimentos

Curso de Nutrição orienta para o uso e o aproveitamento integral dos alimentos
Acadêmicos da 4ª fase realizaram uma blitz no campus distribuindo bolinhos elaborados com casca de banana, ressaltando a sustentabilidade e a economia doméstica Mais imagens

Você sabia que é possível utilizar a casca e o talo de frutas e legumes que são jogados no lixo como alimentos? Isso é o que os acadêmicos da disciplina Seminário Integrador III da quarta fase do curso de Nutrição mostraram em ação de abordagem realizada na noite de quinta-feira (01/12), no hall do Bloco XXI. A turma distribuiu a estudantes, colaboradores e docentes que transitavam pelo campus muffins elaborados com a casca da banana.

Segundo a professora da disciplina, Louyse Damásio, a intenção é mostrar à comunidade acadêmica como utilizar a integralidade dos alimentos.”A proposta é fazer com que os alunos coloquem em prática as orientações nutricionais que aprendem em sala de aula. Essa disciplina visa mostrar o uso dos alimentos de uma maneira integral, evitando desperdício e assim associando a sustentabilidade e a economia doméstica. Muitos alimentos a gente pode utilizar inteiro. A banana, por exemplo, é muito versátil. Conseguimos fazer receitas tanto salgadas quanto doces. Outro grande exemplo é a rama da cenoura e da beterraba, que geralmente são descartadas, e são muito ricas em nutrientes e valor nutricional“ explicou.

A futura nutricionista Amanda Quadra Estevão, acadêmica, relatou que a ação faz os estudantes refletirem sobre a importância da sustentabilidade. “A utilização completa nos alerta para o aproveitamento integral dos alimentos. Essa atividade extra sala de aula é muito importante, porque nos ensina a gerar menos lixo para o nosso planeta, menos desperdício e também mais a economia em casa. Com essa orientação, aproveitamos na integralidade os nutrientes que as frutas, verduras e legumes nos oferecem. Nesta ação estamos a casca da banana, rica em fibras, hoje em forma de bolo, mas existem várias possibilidades”, comentou.

Receita

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

02 de dezembro de 2022 às 17:05
Compartilhar Comente

Acadêmico da Unesc vence Concurso NCD na Categoria Estudante

O acadêmico da fase final do curso de Arquitetura e Urbanismo da Unesc, Antonio Danilo da Silva Magalhães, conquistou o primeiro lugar na categoria “Estudante", no Concurso Técnico do Núcleo Catarinense de Decoração (NCD) 2022. A cerimônia de entrega das premiações ocorreu nesta quinta-feira (1/12), em Florianópolis.

O projeto do acadêmico da Unesc, intitulado como “Cosmopolitan Living”, teve como inspiração a essência e a vivência dos clientes, um casal composto por dois jovens rapazes empresários que viajam o mundo todo no auge de suas carreiras e com uma riquíssima bagagem cultural que reflete diretamente no resultado de um projeto sóbrio, elegante e sofisticado. 

Segundo ele, as referências para o projeto se deram a partir do lifestyle, o estilo de vida dos clientes. Ele usou uma mescla de materiais que se diferenciam basicamente por texturas, mas com tons sempre muito próximos e conversando entre si. 

“A contemporaneidade é expressa a partir da predominância de linhas retas na marcenaria, intercalada pontualmente com mobiliários com desenhos mais orgânicos, como a mesa de jantar e a bancada/ilha da cozinha, por exemplo”, contou o acadêmico. 

Magalhães enfatizou ainda que a integração entre os espaços que formam a área social do apartamento proporcionou fluidez de fluxos, amplitude e relação direta entre os usuários, resultando numa atmosfera receptiva, funcional e respondendo a todas as expectativas dos clientes.

Reconhecimento

Para o acadêmico, é muito gratificante poder ser reconhecido como profissional da área e levar o seu nome e da Universidade para todo o estado de Santa Catarina. “Agradeço a todos os professores do curso pelo apoio e incentivo durante todo meu trajeto acadêmico, ambos colaborando para o meu crescimento pessoal e profissional, resultando agora nesse prêmio tão importante e que, tenho certeza, que é o primeiro de alguns que virão”, comemorou.

O resultado também é motivo de muita alegria pelos professores do curso, como mencionou o coordenador Pedro Luiz Kestering Medeiros. “O curso de Arquitetura e Urbanismo está em festa, pois tivemos mais um daqueles momentos que nos alegram ao tomar conhecimento do sucesso de nossos acadêmicos”, destacou.

Concurso

O Concurso Técnico NCD é um projeto de cunho sócio cultural que tem como objetivo valorizar os trabalhos realizados por profissionais de arquitetura, design, paisagismo, engenharia e decoração e também por estudantes das Instituições de ensino de Santa Catarina, avaliados segundo critérios técnicos de excelência e inovação, por júri isento e especializado. A cerimônia de premiação ocorreu em Florianópolis.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

02 de dezembro de 2022 às 15:48
Compartilhar Comente