Professor da Unesc coordena nova linha de pesquisa de Programa de Pós-Graduação da UFSC
A Unesc terá um de seus professores à frente da nova linha de pesquisa do Programa de Pós-Graduação (Mestrado Profissional) em Administração Universitária da Universidade Federal de Santa Catarina (PPGAU/UFSC). O assessor Pedagógico da área das Ciências Sociais Aplicadas, coordenador do Setor de Avaliação Institucional e da Comissão Própria de Avaliação da Unesc, Thiago Francisco, irá coordenar a linha “Avaliação, Regulação e Governança Acadêmica”, que tem como objetivo congregar as melhores práticas de gestão acadêmica provenientes dos resultados da avaliação e das conexões com a regulação, além de proporcionar o compartilhamento de experiências nacionais e internacionais a respeito do tema.
O convite ao professor da Unesc foi feito pelo diretor geral do Instituto de Pesquisas e Estudos em Administração Universitária (Inpeau) da UFSC, Pedro Antônio de Melo.
Para Thiago, que também é coordenador adjunto dos cursos de Administração e de Comércio Exterior da Unesc, essa é uma oportunidade de ampliar as relações com pesquisadores brasileiros e estrangeiros que tratam do assunto. “O tema proposto para a linha é relevante no atual contexto, sobretudo em função das tendências nacionais e internacionais relativas a ele. Além disso, será uma linha que congregará acadêmicos de diversas universidades brasileiras e estrangeiras, e uma oportunidade para criar redes produtivas relacionadas à linha de pesquisa”, salienta.
Início oficial dos trabalhos
A atividade de Thiago à frente da linha de pesquisa do PPGAU da UFSC ocorrerá nesta quarta-feira (11/11), às 15 horas, com a palestra “Desafios e perspectivas históricas da regulação no ensino superior brasileiro”. De forma remota, o professor da Unesc irá dialogar com mestrandos e doutorandos que discutem o tema.
Milena Nandi – Agência de Comunicação da Unesc
Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing
11 de novembro de 2020 às 13:18Felicidade é tema de evento virtual da Unesc
Quatro diferentes olhares sobre a temática “felicidade” foram compartilhados na noite desta terça-feira (10/11) no 2º Colóquio Interfaces da Felicidade. O evento virtual, promovido pela Unesc, reuniu os profissionais Edemir Ramir Ramires, Pierre Paul Deshomme, Beto Colombo e Rafaela Courbassier, convidados especiais da noite, para a abordagem das temáticas “Felicidade na religião de matriz Africana”, “(Re)construção de vidas longe da pátria”, “O caminho para a felicidade segundo a filosofia clínica” e Resiliência para reconstrução da vida”.
De forma dinâmica os quatro convidados puderam externar conhecimentos, tradições, culturas e lições acerca da temática central, o ser feliz. O debate foi mediado pelos professores responsáveis pela criação da disciplina de Vida e Felicidade na Unesc, a partir de 2019, Cristiane Damiani Tomasi e Jacks Soratto.
Atenção ao fundamental, a felicidade
A Unesc, Universidade de perfil comunitário, sempre teve seus olhares voltados ao bem-estar e desenvolvimento da comunidade, fosse ela acadêmica ou externa. Apesar de ser uma característica intrínseca da Instituição, a atenção ao cuidado com a saúde mental e a felicidade das pessoas passou a receber ainda mais atenção institucional em 2019, quando a disciplina de Vida e Felicidade passou a integrar o curso de Farmácia e, na sequência, começou a ser ofertada de forma aberta para todos os acadêmicos interessados, independentemente do curso.
Grande incentivadora do estudo em torno da temática e da oferta da nova disciplina, a reitora da Unesc, Luciane Bisognin Ceretta, foi a responsável pela abertura do Colóquio. Conforme Luciane, foi uma grande honra receber os convidados para diálogo de uma temática de tão fundamental importância à manutenção da vida e da saúde emocional. “Se anteriormente já tínhamos necessidade, agora, a partir de toda a situação imposta por uma pandemia, o momento requer ainda mais reflexões sobre como encontrar situações e momentos de bem-estar para ser feliz diante das tantas adversidades que o cenário presente nos traz e do cenário futuro que nos mostra ainda como incertezas”, expôs.
O verdadeiro mote da defesa pela disciplina e por eventos como o realizado na noite desta terça-feira, de acordo com a reitora, se dá pela necessidade de reflexão sobre aquilo que, de fato, significa a felicidade. “É o convite de identificar o que nos faz autenticamente felizes. Esses estudos me parecem uma grande oportunidade não só dentro da Universidade, mas à toda a comunidade a partir do momento que a Instituição promove eventos como esse também com a comunidade externa. Trata-se da busca de resposta para coisas simples, no nosso dia a dia, para o nosso bem-estar e, aquilo que sempre digo, nossos próprios projetos de felicidade”, completou.
As exposições, reflexões e os ensinamentos expostos no 2º Colóquio Interfaces da Felicidade podem ser conferidos a qualquer tempo no canal Unesc Oficial no YouTube, meio pelo qual o evento foi transmitido.
Participantes da noite:
Edemir Ramir Ramires - Felicidade na religião de matriz Africana
Pierre Paul Deshomme - (Re)construção de vidas longe da pátria
Beto Colombo - O caminho para a felicidade segundo a filosofia clínica
Rafaela Courbassier - Resiliência para reconstrução da vida
Mayara Cardoso - Agência de Comunicação da Unesc
Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing
10 de novembro de 2020 às 22:26Candidatos à prefeitura de Nova Veneza discutem pleitos na Unesc
A convite da instituição, os candidatos à prefeitura de Nova Veneza, Rogério Frigo e o vice Elzio Milanez e Ênio Milanez e a vice, Ângela Ghislandi, visitaram a reitora da Unesc, Luciane Bisognin Ceretta, nesta semana, para conhecer os pleitos da instituição, discutir os seus planos de governo e possíveis parcerias com a universidade caso sejam eleitos. “A Unesc está de portas abertas para receber todas as boas propostas, sobretudo àquelas voltadas à educação e que promovam o desenvolvimento da nossa instituição e região”, comentou Ceretta.
De acordo com a reitora, em 2019 a Universidade buscou parceira do Município com a Escola de Gastronomia e, agora, novos projetos podem ser firmados a partir de 2021. “Queremos que Nova Veneza desponte economicamente assim como todos os outros municípios da Amrec e Amesc, por isso, nos colocamos à disposição para parcerias em projetos que possam contribuir com o desenvolvimento econômico, social, ambiental e cultural destes municípios”, afirmou.
Na segunda-feira, (9/11), visitaram a Unesc o candidato Ênio Milanez e a vice Ângela Ghislandi, que explanaram seus projetos para Nova Veneza e as possíveis parcerias com a Universidade. Uma das propostas é levar a Unesc para dentro da cidade e ampliar o serviço na área da saúde. “Além de ser prioridade no nosso plano administrativo, queremos também que seja a prioridade em parcerias. Levar o internato médico da Unesc para o Hospital São Marcos seria um dos alicerces para iniciar uma transformação”, afirmou Ênio.
Na pauta também esteve a despoluição do Rio Mãe Luzia através de parceria com o Iparque (Parque Científico e Tecnológico).
Já na terça-feira, (10/11), foi a vez dos candidatos Rogério Frigo e o vice Elzio Milanez visitarem a Instituição. Durante o encontro, o Hospital São Marcos voltou a ser pauta da discussão. O atual prefeito propôs a parceria entre Unesc e hospital em forma de doação à Universidade. “Já existe uma sinalização das irmãs beneditinas para fazerem a doação do hospital. Caso eu seja reeleito, proponho uma audiência pública para que o hospital seja doado e assim administrado pela nossa universidade”, assegurou.
Frigo sugeriu ainda que a Unesc tenha um braço do seu Centro de Inovação no Município, proposta que consta em seu plano de governo.
A Unesc já recebeu todos os candidatos à prefeitura de Criciúma para entrega de pleitos e está recebendo pontualmente candidatos que solicitam uma visita à Instituição.
Paula Darós Darolt - Agência de Comunicação da Unesc
Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing
10 de novembro de 2020 às 22:17Professores, estudantes, pesquisadores e profissionais da História se reúnem em evento organizado pela Unesc
Os primeiros passos do 18º Encontro Estadual de História da Associação Nacional de História - seção de Santa Catarina (ANPUH-SC) foram dados nesta terça-feira (10/11). O evento, sediado e organizado de forma virtual pela Unesc, segue até sexta-feira (13/11) reunindo professores, estudantes, pesquisadores e profissionais da área da História diante de estudos, debates e discussões sobre “Direitos Humanos, sensibilidades e resistências”.
A abertura oficial das atividades foi transmitida no canal Unesc TV no YouTube, no qual a presidenta da Associação Nacional de História, Márcia Motta, ministrou palestra sobre “O Rural Redescoberto. Amnésia social e resistência”.
A mesa de honra virtual da noite contou com a presença do diretor de Ensino de Graduação da Unesc, Marcelo Feldhaus, representando a reitora da Universidade, Luciane Bisognin Ceretta. Para Marcelo, receber um evento de tamanha relevância nacional é uma honra para a Instituição que tanto presa pelo ensino das Licenciaturas e há 25 anos forma profissionais em seu curso de História.
“Temos muito orgulho de ter o curso de Licenciatura de História, que comemora em 2020 suas Bodas de Prata. Ao longo desse tempo o curso vem contribuindo fortemente na formação de professores e apresenta uma geração qualificada de graduados, mestres e doutores, que atuam sobremaneira na qualificação do Ensino de Graduação e na Educação Básica”, citou Feldhaus.
Quem coordena a comissão organizadora do 18º encontro é o professor da Unesc, Tiago da Silva Coelho. Conforme o coordenador, o desafio de realizar o evento em um ano de tamanhas incertezas diante da pandemia de Covid-19 foi intenso. “Ao transferirmos para esta data o evento que estava marcado para agosto tínhamos ainda um pouco de esperança de podermos nos encontrar pessoalmente. Infelizmente não foi dessa vez, mas a alegria, a realização e os aprendizados que teremos juntos serão tão grandes quanto se estivéssemos juntos fisicamente”, endossou.
Também engajada na organização do evento estadual, a coordenadora do curso de História da Unesc, Michele Gonçalves Cardoso, acrescentou seus sentimentos à fala de Tiago. Conforme ela, em 2018 quando o grupo aceitou o desafio de sediar o evento jamais imaginava que uma pandemia seria o principal percalço da organização.
“Nós queríamos encontrar todos vocês aqui nos nossos corredores e nos vários momentos de socialização que teríamos. Mas, respeitando o distanciamento social necessário a este momento, é com muita responsabilidade que buscamos neste momento enfrentar o desafio de mobilizar toda a estrutura e pensar um evento totalmente virtual para que a gente garanta esse espaço de convivência, mesmo nesta modalidade, de debate e aprendizado”, pontuou a professora, que agradeceu ainda o empenho da Universidade em disponibilizar a melhor estrutura possível para a realização de um evento virtual desta magnitude.
A mesa de honra da noite contou ainda com a fala do diretor da ANPUH, Rogério Rosa Rodrigues. Em sua fala, Rodrigues fez uma análise dos acontecimentos do ano e reflexões acerca de seus significados no contexto histórico das comunidades.
A programação do 18º Encontro Estadual de História da Associação Nacional de História segue até a tarde de sexta-feira (13/11) e as inscrições para as atividades ainda podem ser feitas pelo site www.encontro2020.sc.anpuh.org. Na mesma página é possível conferir a agenda completa das ações preparadas para o Encontro.
Mayara Cardoso - Agência de Comunicação da Unesc
Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing
10 de novembro de 2020 às 21:16Professor da Unesc compartilha experiências em encontro do Conselho Estadual de Educação de Santa Catarina
A plenária do Conselho Estadual de Educação de Santa Catarina (CEE/SC), realizada de maneira virtual nesta terça-feira (10/11), contou com um convidado especial. O assessor pedagógico da área das Ciências Sociais Aplicadas, coordenador do Setor de Avaliação Institucional e da Comissão Própria de Avaliação da Unesc, Thiago Francisco, compartilhou ao longo da reunião, experiências relacionadas a metodologias de análises dos indicadores provenientes do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade).
O diálogo de Thiago com os conselheiros do CEE é fruto de um convite feito ao professor da Unesc pelo presidente da Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior do Ministério da Educação (Conaes/MEC), Mário César Barreto de Moraes. Thiago debateu o assunto em duas câmaras setoriais do Conselho. O encontro também teve a presença do secretário de Educação de Santa Catarina, Natalino Uggionni e do conselheiro do Conselho Nacional de Educação (CNE), Eduardo Deschamps.
Para o professor da Unesc, o encontro foi uma oportunidade de ampliar discussões sobre um ponto fundamental para a governança de Instituições de Ensino Superior (IES) e de cursos de graduação. “O Enade é um dos indicadores mais consistentes do ponto de vista pedagógico que temos no Brasil, contudo seus potenciais ainda são pouco explorados nesta perspectiva. No ciclo de 2019, percebemos muitos desafios a serem superados, e que se potencializarão devido a pandemia. Os dados dizem muitas coisas”, afirma.
Estudo é apresentado durante plenária
Ainda durante a plenária da CEE desta terça-feira, o professor da Unesc compartilhou parte de um estudo que foi utilizado como base em um webinar para mais de 800 IES no Brasil, ocorrido na semana passada. Os participantes da reunião também discutiram o impacto e os desdobramentos da avaliação institucional nas IES neste tempo de pandemia, que segundo Thiago, ganha uma nova conotação. “A avaliação tanto interna quanto externa, foi um fator preponderante para que as IES pudessem formatar seus modelos pedagógicos neste período de excepcionalidade. As CPAs, por força da pandemia, receberam parte do protagonismo que lhes cabe”.
Ainda no mês de novembro, Thiago participa de um webinar nacional para discutir os desafios e as perspectivas para o Enade 2021, que deve ocorrer em duas edições que ainda deverão ser regulamentadas pelo MEC.
Milena Nandi – Agência de Comunicação da Unesc
Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing
10 de novembro de 2020 às 20:49
Newsletter
RSS