AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Conselho Universitário da Unesc delibera pautas nesta quinta-feira

Conselho Universitário da Unesc delibera pautas nesta quinta-feira
Encontro foi realizado de forma virtual (Fotos: Paula Darós Darolt) Mais imagens

Em encontro presidido pela reitora da Unesc, Luciane Ceretta, o Conselho Universitário (Consu) da Universidade esteve, na tarde desta quinta-feira (12/11), em reunião ordinária para aprovar e deliberar pautas correspondentes à Instituição.

“Conduzimos hoje a reunião de Conselho Universitário com pautas fundamentais à vida acadêmica, mas também apresentamos os resultados de sustentabilidade econômica, implantação da controladoria que confere ainda maior transparência à Universidade e ainda a defesa irrestrita dos direitos dos nossos colaboradores”, declarou a reitora.

 O Consu é o órgão máximo deliberativo e normativo, responsável por traçar a política universitária e para julgar os recursos em última instância interna da Universidade. É função do Conselho estabelecer as diretrizes gerais de ensino, pesquisa, extensão, garantindo o atendimento à missão e finalidade da Universidade, zelando por seu patrimônio moral, cultural e material.

As pautas aprovadas são relativas a matrizes curriculares dos cursos e graduação; eleições para coordenadores e cursos de graduação e processos de gestão pedagógica.

Além disso, a gestora de Recursos Humanos, Marileia Maciel fez uma apresentação do cronograma de férias e pagamentos de 2020 e início de 2021. A proposta é para o recesso de 24 de dezembro de 2020 com retorno no dia 11 de janeiro de 2021, sem o desconto em férias. Neste ano o Iparque terá o mesmo cronograma de recesso. Já o período de férias ocorrerá de 11 de janeiro até 9 de fevereiro.

No dia 30 de novembro ocorrerá o pagamento da primeira parcela do 13º salário. Já no dia 4 de dezembro, ocorre o pagamento da folha referente ao mês de novembro. A segunda parcela do 13º salário será efetivada no dia 18 de dezembro. O pagamento das folhas referentes aos meses de dezembro de 2020 e janeiro de 2021 será efetuado no dia 7 de janeiro, junto ao 1/3 de férias aos colaboradores que terão férias.

Controladoria da Unesc

A controladoria da Unesc, instalada em agosto de 2020, se consolidou como um setor imprescindível na instituição. A coordenadora Adriana Farias, apresentou o setor e algumas de suas premissas, tais como: garantir a segurança institucional dos contratos firmados, auditoria contínua, correção imediata das inconformidades quando encontradas e atuação imparcial crítica. Dentro dos serviços realizados estão: auditoria, conferência, orientação e gestão de contratos.

“Já é um controle que vínhamos fazendo, mas que agora, com a implantação do setor de controladoria, se tornou um processo com maior intensidade e acurácia que resultou em inúmeros resultados positivos alcançados”, afirmou.

Indicadores financeiros

Os resultados parciais, até dia 30 de setembro, foram apresentados na reunião. O consultor financeiro, Zanoni Elias, apresentou números positivos alcançados pela instituição em 2020. Em um ano totalmente atípico e de profunda crise para diversos segmentos, sobretudo da educação, apresentou excelentes dados de fechamento do balanço 2020. “Ainda que sendo impactada pela pandemia, a instituição fechará o ano com os indicadores positivos.  Mesmo com tudo o que foi feito para manter os nossos alunos estudando com negociações ampliadas e investimentos em infraestrutura tecnológica, como aquisição de computadores para empréstimo aos alunos, dentre outros, ainda assim, conseguimos fechar o ano com saldo positivo”, comentou Elias.

Para a reitora, os indicadores positivos são reflexo do trabalho e dedicação de toda uma equipe. “Uma Universidade comunitária, democrática, plural e participativa se constrói assim, com trabalho que gera resultados compartilhados, trabalho este que vem sendo construído há 52 anos por aqueles que nos antecederam”, finalizou Ceretta.

Captação de recursos  

A Pró-reitora de Planejamento e Desenvolvimento Institucional, Gisele Coelho Lopes, apresentou os resultados advindos da captação e recursos por meio de editais de fomento, emendas parlamentares, projetos específicos. Evidenciou-se que este indicador se ampliou significativamente atingindo, nos anos de 2018 a 2020, cifras muito importantes.

Parceria com o Criciúma EC

Ainda no encontro o gerente de Publicidade e Marketing, Augusto Magalhães apresentou a proposta de parceria da Unesc com o Criciúma Esporte Clube que envolve a retomada do importante Projeto Tigrinhos, bem como a oferta de atendimentos nas áreas de odontologia, medicina, fisioterapia, nutrição e psicologia, além de estágios na área da Educação Física. “Em contrapartida a Unesc terá sua marca divulgada no uniforme do time, bem como no próprio estádio. Esse projeto será de grande importância para a formação acadêmica na área do esporte. Os conselheiros avaliaram a parceria como muito positiva para a Universidade”, explicou.

Síntese movimento de inovação e pedagógico

O diretor de Ensino de Graduação, Marcelo Feldhaus, apresentou os resultados de pesquisa institucional realizada junto a estudantes e professores que evidenciam uma excelente avaliação dos mesmos sobre o posicionamento da Universidade no que diz respeito à gestão pedagógica no período de pandemia, bem como excelente avaliação da infraestrutura tecnológica apresentada pela Instituição. Marcelo ainda apresentou a síntese dos movimentos desenvolvidos junto aos cursos de graduação e seus núcleos docentes estruturantes com vistas a reestruturação do projeto pedagógico institucional.

Por fim, o Gerente de Comunicação e Marketing apresentou ainda aos presentes a campanha de divulgação da Universidade para o final do ano, proposta que foi reconhecida e bem comentada pelos conselheiros.

Paula Darós Darolt - Agência de Comunicação da Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

12 de novembro de 2020 às 22:00
Compartilhar Comente

PPGCS promove Simpósio que aborda o Autismo

PPGCS promove Simpósio que aborda o Autismo
Simpósio de Pesquisa em Ciências da Saúde segue até esta sexta-feira (13/11) (Fotos: Reprodução) Mais imagens

A mais atual e qualificada discussão acadêmica em torno do Transtorno do Espectro Autista (TEA) está reunida no 16º Simpósio de Pesquisa em Ciências da Saúde, evento promovido pelo Programa de Pós-graduação em Ciências da Saúde (PPGCS) da Unesc, nesta quinta e sexta-feira (11 e 12/11). O encontro recebe, de forma virtual, profissionais da saúde mental, pediatria e psicologia para discutir sobre os avanços na pesquisa da neurobiologia do autismo, bem como novas abordagens clínicas no diagnóstico e no tratamento.

A abertura desta edição do Simpósio foi realizada por meio do novo canal do PPGCS no YouTube e contou com a presença do coordenador do programa, Felipe Dal Pizzol, das professoras do programa Cinara Ludvig Gonçalves e Josiani Budni, do diretor de Pesquisa e Pós-graduação da Unesc, Oscar Montedo, e das duas pesquisadoras convidadas para a primeira noite de palestras, Ingrid Tremel Barbato, Íris Manuji Francioni Pacheco e Deisy Mendes Porto.

Para Oscar, é uma grande honra acompanhar a abertura de um evento de tamanha relevância acadêmica e que promove, nesta edição, a discussão em torno da temática do autismo. “Este, de fato, é um assunto tão atual e que requer nossa atenção enquanto pesquisadores. Ter as convidadas conosco, mesmo que de forma mediada por tecnologia, para compartilhar seus conhecimentos em torno do assunto é uma honra para nós”, destacou.

Conforme o coordenador do PPGCS, eventos acadêmicos como o Simpósio promovido anualmente pelo Programa são fundamentais para o crescimento e amadurecimento não só dos estudantes, mas de professores e toda a comunidade. “Discussões como essa são muito importantes ainda mais neste ano frente a todas as dificuldades que estamos enfrentando. O evento já tinha uma data marcada para o mês de abril, mas a equipe conseguiu se reorganizar diante da situação para que a tradição fosse mantida e, a despeito de todas as dificuldades, poder manter o evento de maneira cientificamente exemplar”, pontuou Dal Pizzol agradecendo a todos os envolvidos na organização do encontro.

De acordo com Felipe, um dos diferenciais conquistados para o evento de 2020 foi a possibilidade de transmissão em um canal próprio do Programa. “Esse é o primeiro de muitos eventos a serem transmitidos no YouTube, canal recentemente criado para ampliarmos a divulgação científica e estarmos mais próximos de nossos pares. O novo meio de divulgação passa a ser muito importante para o nosso PPGCS”, acrescentou.

À frente da comissão organizadora do Simpósio, Cinara Ludvig Gonçalves destacou a parceria de todos os palestrantes convidados que aceitaram a mudança de calendário e permaneceram firmes na proposta de discutir o TEA. Conforme ela, a temática foi a escolhida para esta edição, em meio a tantos outros assuntos, como forma de proporcionar um aprendizado para toda a comunidade. “Nós sempre nos preocupamos em escolher temas de relevância científica e social para debater de modo multidisciplinar e interdisciplinar. É uma forma não só dos profissionais da área se atualizarem, mas também dos estudantes e de toda a comunidade ter contato com essa esfera acadêmica e com o que a gente produz aqui na Universidade”, frisou.

Dentro do tema central, as palestras da noite abordaram o papel da genética no autismo e os modelos de tratamentos no transtorno, além de “O dilema das telas: como as novas tecnologias impactam o neurodesenvolvimento”.

Nesta sexta-feira (13/11) o Simpósio contará com apresentações de trabalhos, a partir das 16h, e outras três palestras, a partir das 19h. A programação completa pode ser acessada no site.

Todo o conteúdo pode ser assistido no canal do PPGCS no YouTube. Os interessados nas temáticas podem se inscrever na página e ativar as notificações para receber os conteúdos acadêmicos publicados no novo canal de comunicação do Programa.

Mayara Cardoso - Agência de Comunicação da Unesc 

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

12 de novembro de 2020 às 21:01
Compartilhar Comente

Colação de Grau Especial marca a entrega de excelentes profissionais ao mercado nesta quinta-feira

Colação de Grau Especial marca a entrega de excelentes profissionais ao mercado nesta quinta-feira
Seis cursos da Unesc tiveram acadêmicos formados no evento (Fotos: Reprodução) Mais imagens

As áreas de Ciências Econômicas, Design de Moda, Direito, Fisioterapia, Medicina e Nutrição ganharam, na tarde desta quinta-feira (12/11), novos profissionais dispostos a fazer a diferença no mercado. Eles colaram grau em seus cursos em Cerimônia Especial realizada pela Unesc por meio do YouTube.

Mesmo de forma virtual os formandos da tarde vivenciaram as experiências de realizarem o juramento da profissão escolhida e tiveram o grau outorgado pela Universidade, por meio da diretora de Extensão, Cultura e Ações Comunitárias, Fernanda Sônego, responsável por presidir a cerimônia.

Em discurso emocionante, a graduanda em Medicina, Cristiane Vieira, oradora escolhida pelo grupo, relembrou a trajetória dos últimos anos em busca da conquista que se consolidou nesta quinta-feira. Ao finalizar a fala, Cristiane desejou uma excelente carreira a todos e deixou um pedido final. “A nossa frente, buscando ajuda, sempre haverá o amor de alguém, com defeitos, medos e anseios, assim como nós, por isso, nunca deixem de lado a empatia, meus colegas”, finalizou.

Ao parabenizar cada um dos formados pela conquista celebrada, a representante da reitoria da Unesc, Fernanda Sônego, lembrou a importância da família e dos amigos no suporte ao longo da caminhada da graduação. Conforme a diretora, o conhecimento obtido na Universidade será o instrumento para que busquem o sucesso e a realização profissional somado

“Caros graduados e graduadas, vocês escolheram essas profissões e as profissões nunca se impõem, mas se elegem, se escolher. Procurem fazer dela o melhor que puderem. Todas as carreiras predispõem de uma disposição ética para além da formação técnica. Não se afastem dela. O conhecimento, a instrução, a formação técnica e humana são condicionantes que lhes permitem exercer a profissão, mas o êxito de cada um só será alcançado com muita dedicação e comprometimento”, pontuou.

A cerimônia de Colação de Grau Especial pode ser assistida na íntegra no canal Unesc TV no YouTube:

Mayara Cardoso - Agência de Comunicação da Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

12 de novembro de 2020 às 15:42
Compartilhar Comente

Diretor de Pesquisa e Pós-graduação representa a Unesc em evento da Universidade Federal Rural do Semi-Árido

Diretor de Pesquisa e Pós-graduação representa a Unesc em evento da Universidade Federal Rural do Semi-Árido
Atividade faz parte da Semana das Engenharias Química, Ambiental e Sanitária do Oeste Potiguar (Fotos: Reprodução) Mais imagens

As ações da Unesc no enfrentamento à pandemia de Covid-19, tanto no que se refere à assistência à comunidade quanto aos projetos voltados aos acadêmicos e à permanência estudantil, foram apresentadas na noite desta quarta-feira (11/11) na Terceira Semana das Engenharias Química, Ambiental e Sanitária do Oeste Potiguar da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA). O responsável por representar a Unesc e compartilhar as experiências da Instituição foi o diretor de Pesquisa e Pós-graduação da Unesc, Oscar Montedo.

A proposta do encontro virtual transmitido pelo YouTube foi debater a temática “Universidade e suas contribuições científicas e sociais em tempos de pandemia” entre três representantes de grandes instituições do país. Acompanharam Oscar no compartilhamento das iniciativas das universidades nas quais atuam os professores Antônio Netto, da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), e Felipe Ribeiro, da UFERSA.

Em sua explanação voltada para professores e acadêmicos, Oscar fez questão de salientar o perfil comunitário da Unesc, fator que foi de extrema relevância na tomada de decisões neste ano marcado pela pandemia.

Conforme o diretor, a Universidade esteve mobilizada desde o primeiro momento de alerta quanto ao coronavírus, fato que possibilitou o retorno das aulas, desta vez mediadas por tecnologia, após apenas duas semanas de pausa nas atividades.

Ainda entre os desafios superados pela Unesc Montedo citou a criação de um Comitê de Biossegurança, a utilização do ozônio na desinfecção de ambientes não só dentro do campus, mas também fora da Universidade de forma gratuita, a criação da Sala de Situação com equipe capacitada para liderar as ações de combate à pandemia, a ampliação do programa de acolhimento emocional à comunidade acadêmica, o esforço contínuo na motivação de professores e alunos para as atividades acadêmicas mesmo diante das adversidades, o investimento em equipamentos e tecnologias para adequar as atividades de forma remota, entre muitas outras adversidades superadas.

Diante de tantas informações compartilhadas com os colegas, o diretor destacou ainda a criação das salas híbridas, modelo que permite o acompanhamento das aulas de forma mediada por tecnologia e, de forma síncrona, pelos alunos que estiverem em sala de aula.

No que diz respeito à Pesquisa, de acordo com o diretor, os desafios também foram grandiosos. “A nossa pesquisa é muito ativa e tem sido muito desafiador mantê-la. Os nossos alunos e professores não poderiam estar em laboratório e não estavam até pouco mais de dois meses, quando a matriz de segurança da região sofreu mudança e permitiu que retomássemos os trabalhos. Foi um desafio manter nosso grupo tranquilo, pois estavam todos ansiosos para voltar ao ambiente de pesquisa, o local que quem é pesquisador tanto presa”, destacou.

Oscar Montedo respondeu ainda questionamentos ao lado dos colegas convidados para a mesa redonda e agradeceu a oportunidade de compartilhar as ações da Unesc ao longo do intenso ano. “Meu objetivo foi dar uma ideia, a partir do tempo disponibilizado, do papel de uma Universidade na sociedade em um momento como esse. Os desafios são enormes, mas o papel de uma Universidade, seja ela pública, comunitária ou privada, é estar próxima da comunidade para enfrentar suas dificuldades, seus problemas de forma que possa se desenvolver da melhor forma possível”, pontuou o diretor.

As experiências compartilhadas por Oscar, Antônio e Felipe podem ser conferidas no vídeo da transmissão do evento.

A Terceira Semana das Engenharias Química, Ambiental e Sanitária do Oeste Potiguar segue até esta quinta-feira (12/11) e tem em sua Comissão Científica a coordenadora do curso de Engenharia Química da Unesc, Maria Alice Prado Cechinel.

Mayara Cardoso - Agência de Comunicação da Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

11 de novembro de 2020 às 21:40
Compartilhar Comente

Começou a 6ª Jornada Acadêmica de Biomedicina da Unesc

Começou a 6ª Jornada Acadêmica de Biomedicina da Unesc
Evento iniciou com um diálogo entre lideranças (Imagem: Reprodução GoogleMeet) Mais imagens

A 6ª Jornada Acadêmica de Biomedicina da Unesc iniciou na tarde desta quarta-feira (11/11), com um diálogo entre autoridades da Universidade, coordenação, professores e estudantes. O momento antecedeu a palestra de Turibio Barros e ficou marcado pela lembrança da trajetória do curso de Biomedicina, dos desafios da pandemia, das contribuições para o desenvolvimento do Sul catarinense e do protagonismo estudantil.

Para a reitora da Unesc, Luciane Bisognin Ceretta, o evento simboliza a concretização de um projeto construído por muitas pessoas. “Participamos ativamente de cada processo na construção desta graduação em Biomedicina, e vê-la crescer e transformando vidas é de muito significado. Hoje, receber Turibio Barros é mais uma mostra da dimensão que o curso assumiu e indo além, para promover saberes científicos, troca de experiências e transforar o espaço em que está inserido”, evidenciou.       

A implantação do projeto também foi relembrada pela pró-reitora Acadêmica da Universidade, Indianara Reynaud Toretti, que destacou o protagonismo estudantil neste processo. “É a força que faz o curso de Biomedicina ser o que é hoje, uma referência regional”, destacou.

Turibio Barros, que proferiu a primeira palestra do evento, é conhecido como o pai da Fisiologia e atuou na Seleção Brasileira de Futebol entre 1991 e 1994.



Coronavírus evidenciou a importância da Biomedicina

Devido a pandemia, a 6ª Jornada Acadêmica de Biomedicina foi pensada para ser totalmente virtual. Neste modelo também tem sido as aulas na Universidade desde o início da pandemia. Dentro deste contexto, o coordenador do curso, Emanuel de Souza, lembrou que 2020 não influenciou apenas em questões acadêmicas.

Para o professor o cenário acelerou o crescimento da profissão, o que reforça a importância de propor eventos como a Jornada. “Vivemos em um ano atípico, porém muito importante para a Biomedicina, que ganhou novas dimensões. Hoje se fala muito no diagnóstico e no desenvolvimento de vacinas, e o Biomédico está inteiramente ligado a estas situações e também a outras fundamentais. Por isso, a busca por estruturar um evento de tamanha grandeza”, explica.

Também participou da abertura o presidente do Centro Acadêmico de Biomedicina, Paulo Cesar Luís dos Santos.

Jornada Acadêmica

A proposta virtual traz a oportunidade de aprender com importantes nomes da profissão. O evento segue até quinta-feira (12/11) com nove atrações, entre roda de conversa, mostra científica e palestras, abordando o presente e o futuro da Biomedicina.

A Jornada, mesmo pensada dentro da Instituição, possibilita a troca de conhecimentos a estudantes, professores, pesquisadores e profissionais do público interno ou externo. A participação poderá ser feita via inscrição, para a contemplação de horas complementares e certificados, e gratuitamente na transmissão ao vivo em YouTube.com/UnescTV.

A inscrição e a programação estão disponíveis no site do evento. Clique aqui.

Leonardo Ferreira - Agência de Comunicação da Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

11 de novembro de 2020 às 16:29
Compartilhar Comente