Conhecimento e integração marcam semana no curso de Ciências Contábeis
A semana está sendo movimentada por muito aprendizado e troca no curso de Ciências Contábeis. Os acadêmicos participaram de quatro eventos que buscaram além de ensinar, promover a integração entre as turmas e professores.
Conhecer para preservar
Na última segunda-feira (06/11) os acadêmicos da 4ª fase participaram da exposição 6º Conhecer para Preservar. O encontro buscou construir novas ideias sócio ambientais e sensibilizar a comunidade quanto a importância de aliar a sociedade e a natureza.
Durante o encontro, foram apresentados os trabalhos das turmas 1 e 2 da disciplina Contabilidade, Meio Ambiente e Responsabilidade Social, que completaram a temática trazendo também reflexões sobre hábitos de consumo na contemporaneidade, a partir da realidade local e regional.
Já os acadêmicos da primeira à quarta fases participaram do Seminário Interdisciplinar Orientado. Ele tem o objetivo de proporcionar desenvolvimentos educacionais, técnico-científicas, culturais e profissionais, visando a aquisição e ampliação de conhecimentos, habilidades e atitudes. O seminário também busca estimular a leitura, a produção textual e oportunizar a exposição dos trabalhos sobre o tema.
A busca pelo conhecimento continua
Durante toda a semana o curso também está realizando a 2ª Semana de Práticas Específicas de Estágio e a 2ª Etapa de Orientações Metodológicas. Nos encontros voltados ao estágio, estão sendo desenvolvidas ações para consolidar e estimular a prática. Os estudantes da quinta e oitava fase estão participando de palestras e recebendo orientações.
Já os alunos da nona fase estão dando mais um passo em direção ao futuro profissional, na Etapa de Orientações Metodológicas, onde são reforçados os aspectos relativos a elaboração e apresentação do TCC e questões de oratória e postura.
Fonte: Setor de Comunicação Integrada
Por: Milena Spilere Nandi 09 de novembro de 2017 às 13:50Princesas e vilãs unidas para levar a importância da leitura às crianças em “Encantadas”
Os sorrisos e os olhinhos atentos dos pequenos mostravam o amor pelas histórias dos contos de fada. E a peça “Encantadas” teve exatamente este objetivo, o de fortalecer a importância dos livros infantis. Com a influência da mídia carregada entre as crianças, os estudantes do curso de Pedagogia e Artes Visuais da Unesc prepararam uma encenação divertira, que arrancou gargalhadas ao levar uma mensagem importante.
A história começa com a Fada Azul do Reino do Vale Encantada, que convoca uma reunião com as princesas dos contos infantis. A ideia é bolar um plano para dissolver a interferência das tecnologias sobre as crianças, já que elas não querem mais ler. Essa falta de amor pela leitura pode fazer as histórias desaparecerem e, consequentemente as princesas e as vilãs também.
A peça foi criada e escrita pelo estudante do terceiro semestre de Pedagogia, Denis Morais. Segundo ele o objetivo é estimular o amor pelos livros. “Precisamos sempre deixar viva a luz da magia que esses contos trazem em nossas vidas. As tecnologias são importantes, e eles estão a nossa volta, porem o mundo encantado precisa estar presente também”, comentou.
A professora do curso de Pedagogia, Gislene Cargo, também coordenadora da peça, comentou que basta pegar um livro para viajar pelo mundo. “As crianças precisam criar, sentir, imaginar. Nós professores precisamos pensar em como trabalhar a imaginação das crianças em sala de aula, se colocando no lugar delas e prestando atenção como elas sentem”, comentou.
Participaram do encontro, alunos do curso de Pedagogia, de Artes Visuais e Letras, além dos projetos Teatrando e Brinquedoteca.
Fonte: Setor de Comunicação Integrada
Por: Mayra Antonio De Lima 08 de novembro de 2017 às 22:04Final de semana foi de saída de campo para estudantes de Ciências Biológicas
Procedimentos de amostragens para registro de insetos aquáticos e terrestres, anfíbios, aves, mamíferos de médio e grande porte e morcegos. Este foi o programa do último final de semana entre os estudantes e professores do curso de Ciências Biológicas. O encontro ocorreu em Treviso, durante sexta e domingo (3 a 5/11). A atividade compõe a disciplina de de Práticas de Campo em Zoologia.
Segundo o professor Fernando Carvalho, as atividades de campo propiciam a vivencia da prática de procedimentos relativos as amostragens de fauna. “Além de complementar os conhecimentos específicos sobre biologia, ecologia e reprodução de grupos trabalhados em sala de aula. Outro ponto forte desta atividade é a participação de diversos professores, os quais contribuem com conhecimentos específicos sobre o seu grupo de estudo. Essa vivencia prática capacita o bacharel em Ciências Biológicas q atuar em diversos ramos dentro da profissão do Biólogo, sendo este um diferencial na formação acadêmica dos nossos alunos”, comentou.
Também participaram das atividades os professores Jairo J. Zocche, Mainara F. Cascaes, juntamente com os monitores Filipe Patel, Poliana P. Bernardo, Beatriz F.L. Luciano, Denise de Mattia e Gustavo P. Plucenio.
Fonte: Setor de Comunicação Integrada
Por: Mayra Antonio De Lima 08 de novembro de 2017 às 16:05Contagem regressiva para a 3ª Coletiva de Artistas do Sul
A Unesc abre suas portas mais uma vez para a arte e a cultura regional. A 3ª Coletiva de Artistas do Sul vai reunir as criações de 20 artistas de oito municípios da região, no Espaço Cultural “Toque de Arte”. Quem passar pelo local já pode acompanhar a exposição sendo montada no hall do Bloco Administrativo. A abertura oficial da Coletiva ocorre nesta sexta-feira (10/11) a partir das 20 horas. A mostra vai trazer obras em pintura, instalação, objeto, fotografia, escultura, computação gráfica, serigrafia, xilogravura e desenho. A 3ª Coletiva de Artistas do Sul poderá ser visitada até o dia 20 de dezembro.
A coordenadora do Setor Arte e Cultura, que organiza o evento, Amalhene Baesso Reddig, ressalta a valorização dos artistas pela Unesc. “Um dos diferenciais aqui na Universidade é que os artistas recebem um cachê cultural, uma forma de apoio por suas produções”, explica. Amalhene também é uma das curadoras da exposição.
O evento também terá como curadores a artista Daniele Zacarão e o coordenador da UNA HCE (Unidade Acadêmica de Humanidade Ciências e Educação), Marcelo Feldhaus. O professor explica o evento por meio de uma fala do filósofo e historiador, Michel Foucault. “Acreditamos que arte e cultura estão continuamente alimentando-se uma da outra, e disparando possibilidades de descaminhos para a vida. Entendemos que especialmente a Arte Contemporânea pode produzir momentos na vida, onde se pode diferentemente do que se pensa, e perceber diferentemente do que se vê, é indispensável para continuar a olhar ou refletir”, cita.
União pela arte e cultura
A Coletiva que reúne artistas da região Sul é realizada por uma parceria entre a Universidade e o Ministério da Cultura, por meio da Lei Rouanet de Incentivo à Cultura, e recebe auxílio financeiro da Betha Sistemas, da Anjo Tintas e do Bistek Supermercados.
Mais informações
Fonte: Setor de Comunicação Integrada
Por: Assessoria de imprensa 08 de novembro de 2017 às 15:27Unesc recebe evento beneficente em prol da Casa Guido
A Universidade recebeu na noite desta terça-feira a palestra “Água corrigida por campo quântico unificado”, com o médico Marcio Bontempo. O evento arrecadou mantimentos para a Casa Guido e foi aberto à comunidade.
O evento foi organizado pela Fortmag com o Unesc e do DCE.
Bontempo é médico clínico geral, homeopata, pós-graduado em Nutrologia, especialista em Saúde Pública, membro da Associação Brasileira de Nutrologia, palestrante, consultor científico e autor de mais de 60 obras.
Fonte: Setor de Comunicação Integrada
Por: Milena Spilere Nandi 07 de novembro de 2017 às 21:10
Newsletter
RSS