PPGE - Programa de Pós-Graduação em Educação

Evento virtual promovido pela Unesc coloca em destaque a Base Nacional Comum Curricular do Ensino Médio em Santa Catarina

Evento virtual promovido pela Unesc coloca em destaque a Base Nacional Comum Curricular do Ensino Médio em Santa Catarina
Proposta é do Observatório do Ensino Médio, grupo de pesquisa composto por universidades catarinenses (Imagem: Reprodução Google Meet) Mais imagens

A produção do conhecimento científico tem se colocado como solução às questões sociais nas mais diversas áreas, e no ensino não é diferente. Nas universidades, pesquisadores empenham-se em fomentar diálogos e encontrar soluções que elevem a qualidade do nível da educação básica brasileira. A exemplo disso, o Observatório do Ensino Médio de Santa Catarina propôs, nesta sexta-feira (21/8), sua 5ª Jornada, com o objetivo de ampliar as reflexões sobre o assunto no estado. 

Com o processo estruturação e implementação da Base Nacional Comum Curricular do Ensino Médio em Santa Catarina como ferramenta, a edição ficou sob responsabilidade do PPGE (Programa de Pós-Graduação em Educação) da Unesc, para receber os integrantes do  Observatório, composto por FURB (Universidade Regional de Blumenau), UDESC (Universidade do Estado de Santa Catarina), UFFS (Universidade Federal da Fronteira Sul), UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina), UNIVILLE  (Universidade da Região de Joinville) e UNOCHAPECÓ (Universidade Comunitária Regional de Chapecó). 

Para a pró-reitora Acadêmica da Unesc, Indianara Reynaud Toreti, o evento foi de grande relevância, pautado por um assunto essencial e com potencialidade para promover diálogos indispensáveis para o futuro da educação no estado. “Com certeza, a troca de experiências, tendo em vista que o Observatório mobiliza diferentes pesquisadores e a ciência, trouxe elementos de relevância em um momento tão singular em que estamos vivendo”, evidenciou. 

A temática do dia foi “Experiências e avaliações preliminares”. O professor doutor Gildo Volpato, pesquisador do PPGE e um dos integrantes da comissão organizadora do evento, explicou que esta etapa teve o objetivo oportunizar o compartilhamento da vivência de cada participante com a reforma do ensino médio. Novos encontros, ainda dentro da 5ª edição, serão realizados. 

A coordenadora do Observatório, professora doutora Jane Mery Richter Voigt, conduziu o diálogo, que contou com a contribuição da coordenadora do Ensino Médio e profissional da CRE (Coordenadoria Regional de Educação), Carla Michels Nuernberg; da professora pesquisadora da FURB, Cássia Ferri; da representante da SED (Secretaria Estadual de Educação), Maria Teresa Paulo Hermes Cobra, e do coordenador do Novo Ensino Médio na Escola Heriberto Hulse de Criciúma, Ronivon Teixeira.

Programação

18/9 - conceitos e desafios de implementação, com Juares da Silva Thiesen, da UFSC,

Rafael Rodrigo Mueller, da Unesc, e um representante do Conselho Estadual de Educação, que será confirmado nos próximos dias. A condução será de Marilda Merência Rodrigues, da UFFS.

23/10 - Base Nacional Comum Curricular em âmbito nacional: a Base em curso. Os integrantes do evento serão confirmados em uma data próxima ao evento. 

Saiba mais sobre o Observatório

Leonardo Ferreira - Agência de Comunicação 

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

21 de agosto de 2020 às 17:15
Compartilhar Comente

Deixe um comentário