AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Escola de Comunicação Criativa da Unesc promove bate-papo com David Coimbra

Escola de Comunicação Criativa da Unesc promove bate-papo com David Coimbra
Jornalista de renome internacional compartilhou experiências e respondeu questionamentos de acadêmicos e profissionais da área (Fotos: Reprodução) Mais imagens

“A intenção de fazer justiça sempre tem que ser menor que a intenção de contar a verdade”. Essa afirmação, assim como dezenas de outras lições, marcou a noite desta terça-feira (27/10) ao ser declarada pelo jornalista David Coimbra, convidado especial da Escola de Comunicação Criativa da Unesc (ECoCria) da Unesc para palestra da Aula Inaugural do projeto.

Em evento virtual, transmitido pela Unesc TV no YouTube, o experiente jornalista, que tem raízes criciumenses e renome internacional, compartilhou experiências e respondeu questionamentos de acadêmicos dos cursos da Escola de Comunicação, além de jornalistas de toda a região.

A participação do profissional, para a reitora da Unesc, Luciane Bisognin Ceretta, é uma honra e significa grande início para as atividades da EcoCria Unesc, projeto da Universidade que que há 52 anos vem formando pessoas nas mais diferentes áreas do conhecimento e agora ingressa também no cenário da formação para a comunicação.

“Entendemos que ela é um bem social e que implica dimensões sociais, valorativas, simbólicas, um campo de crenças e valores por meio do qual pode se influenciar muito positivamente as pessoas. É por isso que a Unesc que investimos agora na formação para a comunicação ética, responsável e completa, o que consideramos fundamentais instrumentos para a democracia. Nada melhor do que receber um profissional dessa magnitude para representar os ensinamentos que queremos para os nossos acadêmicos”, endossou.

A sabatina dos jornalistas e acadêmicos ao convidado foi mediado pela coordenadora da EcoCria, Caroline Bortot.

Ensinamento da trajetória

Em conversa descontraída e cheia de recordações das mais variadas situações enfrentadas ao longo da carreira, David deixou valiosos ensinamentos aos colegas espectadores. Entre os destaques em sua fala, o jornalista destacou sua visão sobre a utopia do profissional que acredita que poderá mudar o mundo.

“Se eu tivesse que passar alguma coisa para vocês hoje seria o seguinte: um erro que não podemos cometer é achar que o jornalismo vai salvar o mundo. O jornalista não tem que tentar salvar. Ele tem que ser honesto e contar o que está acontecendo. Se fizer isso de forma completa e íntegra o público, o leitor, espectador, enfim, vai saber que é uma injustiça e ele, o público, vai tentar mudar. É um grande erro o jornalista achar que com seu trabalho tem que fazer com que o mundo seja mais justo”, pontuou.

Na mesma linha, ao tratar sobre a possível concorrência entre a velocidade das informações publicadas em redes sociais em comparação aos materiais jornalísticos, a defesa de David se volta aos princípios básicos que moldam a profissão.

“Todos os preceitos éticos que movem o jornalismo e fazem com que a gente dê ou deixe de dar determinada informação têm que ser sempre respeitados para que as pessoas entendam que ali podem ter confiança. Não temos que embarcar na irresponsabilidade em nome da velocidade. Podemos e devemos apurar aquilo que está na rede, mas nunca dar a informação com pressa com medo de ser furado pela rede social. É na fonte confiável que o público vai. Essa luta vamos vencer. As pessoas vão entender que o jornalismo traz a confiabilidade”, argumentou.

A Aula Inaugural da EcoCria com as experiências de David Coimbra compartilhadas continuará disponível para a acesso a qualquer tempo no canal da Unesc TV no YouTube.

Matrículas abertas

A Escola de Comunicação Criativa da Unesc (ECoCria) conta com os cursos de graduação de Comunicação Digital, Jornalismo e Publicidade e Propaganda. As aulas iniciaram já na última segunda-feira (19/10) e acontecem em modelo híbrido, ou seja, divididos entre encontros ao vivo, seja de forma virtual ou presencial, unidos ao modelo de Educação à Distância.

As matrículas para os cursos da Escola de Comunicação para início imediato estão prestes a serem encerradas. Os interessados em ingressar em uma das graduações podem fazer inscrição até esta sexta-feira (30/10).

No site unesc.net/virtual é possível acessar mais informações sobre as opções, a duração de cada curso, investimento necessários e as modalidades de bolsas de estudos disponibilizadas.

Mais informações sobre os diferenciais do ensino híbrido oferecido nos cursos, além certificação por competências a cada jornada, podem entrar em contato com a Universidade por meio dos telefones (48) 343145-00 ou (48) 99915-0433.

Mayara Cardoso - Agência de Comunicação da Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

27 de outubro de 2020 às 22:27
Compartilhar Comente

Deixe um comentário