AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Serviços prestados à pessoa com deficiência são discutidos em evento no campus

Serviços prestados à pessoa com deficiência são discutidos em evento no campus
Encontro reuniu representantes de entidades, da Unesc e do INSS (Fotos: Divulgação) Mais imagens

Discutir os serviços prestados pelo INSS às pessoas com deficiência, como o Serviço Social e o Benefício de Prestação Continuada foi o objetivo de um encontro realizado nesta terça-feira (14/11) pelo projeto de extensão da Unesc “Inclusão produtiva de pessoas com deficiência: Caminhos para a mitigação das barreiras da educação e da acessibilidade urbana”. O evento reuniu representantes de entidades que lutam pelos direitos das pessoas com deficiência, do INSS e professores e acadêmicos da Universidade.

Participaram do encontro o presidente do Conselho Municipal dos Direitos das Pessoas com Deficiência de Criciúma, Claudio Pacheco; a presidente da Judecri Elza Duarte de Jesus; as assistentes sociais do INSS Caren Delfino e Eliane Aparecida Coelho de Oliveira e estudantes pesquisadoras do projeto de extensão: Beatris Pizzoni de Freitas, Nadioreth Samba Carimba Feliciano, Juliana Justino, Sara Bortoluzzi Brogni. O projeto é financiado e apoiado pelo CER (Centro Especializado em Reabilitação) e DIDH (Programa Diversidades, Inclusão e Direitos Humanos), ambos da Unesc.

A assistente social do INSS Caren Delfino fez uma apresentação sobre a instituição e explicou os serviços prestados, bem como a legislação que dá suporte aos benefícios e ao atendimento do serviço social. Esses esclarecimentos trouxeram subsídios para a construção do plano de formação para a inclusão produtiva de pessoas com deficiência, que será proposto pelo projeto de extensão da Universidade.

Segundo a coordenadora do projeto, Natália Martins Gonçalves, que mediou os trabalhos as discussões foram muito bem acolhidas pelos representantes das pessoas com deficiência. “Eles ressaltaram a importância do projeto de extensão da Unesc, quando este cria os espaços e as possibilidades para o conhecimento dos direitos e dos serviços que são disponibilizados pelos órgãos governamentais. Além disso esclarece dúvidas sobre os trâmites legais e uma maior compreensão da organização das instituições brasileiras”, afirmou a professora.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

16 de novembro de 2017 às 11:34
Compartilhar Comente

Deixe um comentário