AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Unesc promove formação em educação ambiental para professores de Siderópolis

Unesc promove formação em educação ambiental para professores de Siderópolis
Encontro envolveu profissionais da rede municipal (Fotos: Divulgação) Mais imagens

Professores da rede municipal de Siderópolis participaram nesta terça-feira (18/8) de formação sobre educação ambiental.  A atividade, realizada no Centro Social Urbano do município, foi conduzida pelos professores José Carlos Virtuoso e Miriam da Conceição Martins, vinculados a UNA HCE (Unidade Acadêmica de Humanidades, Ciências e Educação). No encontro, além de reflexões teóricas, os educadores tiveram acesso a possibilidades de abordagem na formação ecológica do ambiente escolar e comunitário.

A proposta formativa – complementar a etapa anterior, realizada em fevereiro de 2017 – contemplou o aprofundamento teórico sobre educação, tendo por base o texto do autor francês Edgar Morin, do livro “A cabeça bem-feita”. Segundo Virtuoso, os cerca de 80 participantes discutiram a necessidade de se repensar o ensino como um processo de formação integral do ser humano, devendo, para tanto, desconstruir o problema de fragmentação do conhecimento, ainda tratado como partes desintegradas e presente na escola.

“Com o mesmo Morin, e apoio do pensamento de Pierre Dasereau, pioneiro da ecologia integral, os professorws refletiram sobre a visão complexa, que abrange um infinito de possibilidades na interação interdependente do homem com a natureza, tratada como um dos conceitos importantes surgidos com a segunda revolução científica, ocorrida no século 20.  Muitos dos aspectos indicados no referido contexto poderão ser trabalhados nas escolas, como forma de sensibilização para a mudança de atitude dos alunos em relação ao meio em que vivem”, afirma o professor da Unesc.

A metodologia da formação apresentou como estratégias didáticas o uso de texto musical, vídeo, discussão em grupo e apresentação de síntese em forma de seminário. Uma estratégia utilizada, popularmente chamada de “dinâmica da vaca”, fez os professores refletirem sobre a importância da comunicação e da colaboração em trabalhos coletivos, como forma de prevenir resultados ruins ocasionados por processos marcados por individualismo e fragmentação.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

19 de julho de 2017 às 21:33
Compartilhar Comente

Deixe um comentário