AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Verão: férias, praia e cuidado com a saúde

Verão: férias, praia e cuidado com a saúde
É possível aproveitar a estação e adquirir hábitos saudáveis (Foto: Arquivo) Mais imagens

Os meses mais quentes do ano costumam reservar grandes momentos. Época de férias, praia e diversão sim. Mas também pode ser o período para adquirir hábitos mais saudáveis e que irão acompanhar você durante todo o ano. E o melhor é que isso não precisa causar sofrimento. Duvida? Então confira algumas dicas dos nossos professores e se prepare para o “Projeto Você”.

Alimentação

A primeira dica é não descuidar da hidratação. A professora do curso de Nutrição da Unesc Fabiane Fabris, explica que quando suamos, o corpo perde eletrólito (substâncias presentes no sangue e responsáveis pela regulação de uma série de processos do organismo, incluindo batimentos cardíacos), o que pode ocasionar, dentre outros problemas, a desidratação. Por isso é importante ingerir líquidos – de água a suco e frutas in natura.

“A água de coco é uma ótima opção, mas deve ser consumida com cautela por quem é hipertenso, pois possui sódio. Suco de fruta também é interessante. E vale aproveitar o próprio açúcar da fruta. Mas caso a pessoa queira adoçar, pode substituir o açúcar refinado por demerara, mascavo, melado ou mel, opções mais naturais e saudáveis”, orienta.  E muito cuidado com as bebidas isotônicas. Segundo a professora da Unesc, elas possuem um elevado indica de sódio – atenção, hipertensos! – e foram pensadas para esportistas e não para crianças, por exemplo.

Já quando se fala em comida, quanto menos industrializada melhor. Em todas as estações. “Quanto menos embalagens você abrir melhor. Temos que resgatar a comida da vovó, aquela feita em casa e que a gente sabe como está sendo preparada e os ingredientes usados. A vida está corrida, mas talvez você possa aproveitar as férias para adquirir esse novo hábito de preparar o próprio alimento. Hoje há muitos ingredientes acessíveis para garantir uma comida gostosa e de qualidade”, comenta.

E especificamente em dias de altas temperaturas, a recomendação é degustar comidas leves em vez de pratos com molho, fritura e recheios – especialmente os comercializados na beira da praia. Isso porque o calor colabora com a proliferação de bactérias. Para evitar problemas relacionados à ingestão de alimentos no verão, Fabiane indica que se observe aspectos como a apresentação do alimento, a acomodação e a higiene da pessoa que está manipulando. Isso vale também para longe da areia. “A comida japonesa tem tido cada vez mais adeptos e como alguns preparos utilizam peixe cru. Por isso é preciso verificar se as peças estão em balcão refrigerado, se quem está manipulando os alimentos está com roupa limpa, unhas aparadas, cabelo preso”, ensina.

“As pessoas não devem fazer ‘terrorismo alimentar’ e cortar alimentos se não possuem alergia a eles. Quem não tem restrições, pode comer de tudo desde que tenha equilíbrio”, afirma Fabiane, orientando que mudanças alimentares sempre devem ser acompanhadas por profissionais.

Exercícios físicos

A prática de exercícios físicos regularmente traz uma série de benefícios, desde o controle dos índices de colesterol e glicêmico ao auxílio na prevenção de doenças cardiovasculares, até melhorar a disposição e ajudar quem pratica a ter um sono com mais qualidade.

O professor do curso de Educação Física da Unesc, Joni Márcio de Farias, explica que alguns cuidados são básicos e importantes para quem quer se exercitar ao ar livre, como procurar orientação de um profissional e cuidar com o horário – preferir períodos com menos sol e calor – e para qualquer atividade, seja ao livre ou não, usar tênis com meia e dar preferência a roupas claras e que não impeçam a transpiração. O professor afirma que o tempo ideal é que seja de 30 minutos para quem estiver iniciando. E com o passar dos dias – pode ser a cada semana – é interessante ir aumentando um pouco.

Para quem vai passar as férias na praia e quiser caminhar à beira mar, o professor aconselha usar tênis quando a areia estiver compactada. Já quando a areia estiver fofa, o tênis poderá ser dispensado. Vale lembrar que é bom ficar atento aos desníveis do terreno. Farias orienta que se dê preferência às partes planas, para evitar a sobrecarga no corpo, mas que se não for possível fugir do solo irregular, que a pessoa vá e volte pelo mesmo trajeto e no mesmo tempo.

Farias comenta ainda que cada pessoa tem um ritmo biológico que não pode ser modificado e por isso, é preciso observar o que o exercício físico gera em cada um. “Para as pessoas que ficam mais agitadas após a atividade, é interessante fazer exercício no período matutino, porque elas aproveitam o restante do dia e quando chegam ao fim dele, estão exaustas e daí descansam. Já quem faz exercício e depois dele se sente relaxado, é interessante praticar ao fim do dia, porque vai conseguir dormir bem. Se a pessoa fica agitada, é possível que tenha insônia”, explica.

Pedalar, dançar, caminhar, treinamento funcional. Tudo isso pode ser feito também na praia. A dica do professor para quem está curtindo as férias lá é aproveitar os projetos de verão que levam atividades físicas orientadas e gratuitas. “Experimente os diversos exercícios, descubra o que mais tem a ver com o seu perfil e aproveite”, aconselha.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

12 de janeiro de 2017 às 16:28
Compartilhar Comente

Deixe um comentário