AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Unesc: da comunidade para a comunidade

Unesc: da comunidade para a comunidade
Em suas atividades, Instituição integra ensino, pesquisa e extensão (Fotos: Arquivo) Mais imagens

Catarina Machado Rocha e Nicolli Domingues Naspolini, teoricamente, não teriam nada em comum. Catarina, presidente da Associação de Moradores do Bairro Vila Manaus, em Criciúma, e Nicolli, estudante da quinta fase do curso de Ciências Biológicas da Unesc, não se conhecem e nem moram no mesmo Bairro, mas estão “conectadas” no processo de ensino-aprendizagem que ocorre entre os participantes dos projetos de extensão e fazem do conhecimento uma via de mão dupla, uma troca.

Catarina fez parte da primeira das três turmas de moradores do Bairro que participaram do Curso de Formação de Agentes Comunitários da Cidadania, um dos projetos de extensão desenvolvidos pela Universidade em diversos municípios da região. Durante o curso, a líder comunitária aprendeu conceitos que passou a utilizar na orientação dos moradores. “Para a comunidade foi um avanço ter um curso como este. Aprendemos questões relacionadas ao Direito que a gente nem imaginava que pudesse aplicar”, comenta.

A presidente da Associação de Moradores comenta que as pessoas que participaram do projeto tiveram mudanças em suas vidas. Segundo ela, dois alunos já estão fazendo curso superior na Unesc. “Antes, a gente pensava que a Universidade estava muito longe da nossa realidade. Hoje, a gente sente que a Universidade também é nossa casa”, considera.

Há quilômetros de Catarina está Nicolli, que coloca em prática os conhecimentos adquiridos em sala de aula como bolsista do projeto de extensão “Ações para Educação Ambiental”, desenvolvido na Escola de Educação Básica Martha Cláudio Machado, que fica próxima ao Parque Estadual da Serra Furada, no Distrito de Brusque do Sul, em Orleans. Desde 2014, a estudante de Ciências Biológicas faz parte da equipe que leva o conhecimento sobre o Parque e a necessidade de cuidar do meio ambiente para crianças de várias idades. “A Unesc proporcionou a execução deste projeto, que tem uma aceitação incrível por parte dos alunos e professores da unidade escolar. Juntos, estamos caminhando para um mundo melhor, com pessoas que respeitem o meio ambiente e ainda se sintam parte importante dele”, afirma.

Para Nicolli, os projetos como o que ela faz parte são a “ponte” que liga a Unesc com a comunidade e trazem benefícios tanto para quem participa, realizando ou recebendo. “Estou tendo experiências importantes com esse contato com a sala de aula. A confiança fica maior com o andamento do projeto, me sinto mais preparada para falar em público e mais segura para escrever, já que dentro do projeto confeccionamos artigos, cartilhas, capítulos de livros”, conta.

Universidade Comunitária: ensino, pesquisa e extensão


Ensino, pesquisa e extensão formam o “tripé” a partir do qual a Unesc desenvolve as suas atividades. Segundo o reitor Gildo Volpato, o trabalho direcionado para cada uma dessas dimensões, também beneficia as demais. “O ensino, a pesquisa e a extensão estão intimamente inter-relacionados na Unesc. As decisões tomadas e as ações realizadas em uma delas refletem em benefícios para as demais. E essa interação agrega qualidade na formação profissional e pessoal de nossos alunos”, comenta.

Hoje, a Instituição possui cerca de 13 mil alunos, divididos entre os do Colégio Unesc, os 50 cursos de graduação, 25 de pós, seis mestrados e dois doutorados. Parte deles participam dos 301 projetos de pesquisa e, como a Nicolli, dos 86 projetos de extensão comunitária desenvolvidos. Além disso, por ano, a Universidade realiza 150 mil atendimentos em diversas áreas e possui cerca de 8 mil estudantes beneficiados pelos programas de bolsas de estudo, financiamentos e estágios remunerados.

“A Universidade nasceu da comunidade e tem compromisso com ela. Seja pelos projetos de extensão que desenvolve nos Bairros, nas escolas, presídio, asilos, seja nos atendimentos realizados dentro da Unesc nas áreas da Saúde e Direito ou nos projetos de pesquisa, a Unesc procura socializar com a comunidade o conhecimento acadêmico produzido, ao mesmo tempo em que aprende com o conhecimento popular”, ressalta o reitor.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

01 de julho de 2015 às 19:42
Compartilhar Comente

Deixe um comentário