AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Projeto de aluno e egresso leva arte para espaços inusitados no interior de Orleans

Projeto de aluno e egresso leva arte para espaços inusitados no interior de Orleans
Evento cultural foi contemplado no edital Elisabete Anderle (Fotos: Divulgação) Mais imagens

Você já imaginou uma exposição de quadros em uma estufa de fumo? E uma peça na beira de uma estrada de chão? Pois o aluno Leandro Jung e o egresso William Machado, ambos do curso de Artes Visuais (Licenciatura) da Unesc não só imaginaram como vão levar um evento com teatro, dança, poesia, música e cinema para a comunidade de Palmeira Alta, em Orleans, nos dias 3 e 4 de outubro.

“Vivências Culturais” foi um dos projetos aprovados no Prêmio Elisabete Anderle de Incentivo à Cultura de 2014 e vai receber recursos para ser realizado em espaços inusitados da comunidade no interior de Orleans, com a participação de diversos artistas do Sul do Estado.

Para o coordenador do curso de Artes Visuais da Unesc, Marcelo Feldhaus, a aprovação do projeto evidencia uma formação conectada com a contemporaneidade e ressalta a capacidade dos estudantes em articular teoria e prática. “O projeto inicialmente aplicado como proposta de estágio em espaços não-formais do curso ganhou corpo e foi reconhecido em esfera estadual por sua relevância para a formação cultural”, afirma.

“Vivências Culturais” contará com oficinas, exposições e apresentações artísticas e culturais em vários espaços da comunidade, como: igreja, salão comunitário, adega de vinhos, estufa de fumo e ateliê/galeria do estudante Leandro Jung. O evento terá a participação de artistas como: Viviane Candioto, Leandro Jung, William Machado, Izabel Cristina Marcilio Duarte, Angélica Neumaier, Odete Calderan, Antônio Euclides De Lorenzi Cancellier (Nino) e Antônio César de Medeiros Pereira (Cezinha).

Os projetos foram inscritos no edital em janeiro deste ano e o resultado, divulgado em maio. Em 2015, o Prêmio selecionou 216 projetos em onze categorias de premiação. O de Jung e Machado ficou entre os escolhidos na categoria “Eventos Culturais”. O Elisabete Anderle é um programa de seleção pública de projetos artísticos e culturais promovido pela Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte, e executado pela Fundação Catarinense de Cultura. Os selecionados recebem recursos para a produção, circulação, pesquisa, formação, preservação e difusão do trabalho.

“Vivências Culturais” nasceu de um projeto de estágio

O egresso do curso de Artes Visuais conta que o evento cultural nasceu a partir de um estágio obrigatório, realizado em 2014 na comunidade de Palmeira Alta. O interesse de levar um evento que mesclasse várias manifestações artísticas para uma comunidade rural partiu de uma ideia de Jung, que é morador de Palmeira Alta e possui um ateliê/galeria na casa de sua família.

“A ideia estava sendo amadurecida desde 2012 e foi colocada em prática ano passado, durante o estágio obrigatório. Tivemos o apoio de vários professores para realizar a primeira edição do evento. Foi então que decidimos ampliar essa vontade de utilizar espaços inusitados para mostrar que a cultura e a arte podem ser levadas a qualquer lugar e não devem estar restrita a uma pequena parcela da população. É possível fazer arte em qualquer lugar”, afirma Machado.

Fonte: Secom

27 de maio de 2015 às 17:21
Compartilhar Comente (2)

2 comentários

Juliana Dutra

28 de maio de 2015 às 22:22

Muuuito legal! Linda movimentação, bela iniciativa!

Lilian

27 de maio de 2015 às 19:21

"Parabéns aos amigos , acredito que como eu , outros alunos do curso sentem orgulho de vocês ...SUCESSOOO" Lilian Camillo

Deixe um comentário