AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Produtos desenvolvidos por alunos de Design são lançados na Expo Revestir

Produtos desenvolvidos por alunos de Design são lançados na Expo Revestir
Estudantes criaram coleções fabricadas pela Ceusa (Fotos: Divulgação) Mais imagens

Representantes do curso de Design (ênfase em produtos) da Unesc (Universidade do Extremo Sul Catarinense), em Criciúma, participarão da Expo Revestir 2015, e não apenas como visitantes. Durante o evento, que ocorre de terça a sexta-feira (3 a 6/3), em São Paulo, serão lançados revestimentos cerâmicos desenvolvidos por meio de uma parceria entre a Universidade e a Ceusa, de Urussanga.

As coleções Sinergia e Chandelier surgiram a partir do projeto Talentos Ceusa, realizado durante o ano de 2014.  Através da parceria entre a cerâmica e a Universidade, alunos da quinta fase do curso de Design, divididos em quatro equipes, criaram coleções de revestimentos. Dos quatro projetos, dois foram parar na linha de produção da Ceusa e serão lançados na maior feira de arquitetura e construção da América Latina, junto com os demais produtos da empresa.

Segundo a designer e coordenadora de Desenvolvimento da Ceusa, Marcele Casagrande Brunel, um acadêmico de cada grupo que teve o projeto escolhido passou um período na empresa participando do desenvolvimento do projeto, incluindo eventuais ajustes nas peças para uma melhor adaptação ao mercado. “Fomos surpreendidos pela qualidade dos projetos apresentados. A ideia era produzir um e acabamos escolhendo dois. Nossa intenção é dar continuidade à parceria”, comenta.

A coleção Sinergia é composta por peças em porcelanatto aplicadas como detalhe decorativo, mas pode ser utilizada também para revestir paredes e pisos. Já a coleção Chandelier, é composta por peças bloc, que com caráter de blocos de madeira ou concreto, podem ser aplicadas em paredes. Segundo Marcele, a primeira coleção será direcionada pela Ceusa para lojas especializadas, por se tratar de produtos mais conceituais. Já a Chandelier, será comercializada em lojas com público diverso.

Parceria entre Universidade e empresas é tendência

O coordenador do curso de Design da Unesc, João Luis Rieth, conta que a parceria entre empresas e escolas de design é uma tendência internacional, e que ainda no Brasil ainda não é tão difundida. “Para nossos estudantes é interessante ter esta oportunidade de dialogar com o mercado. Especificamente no projeto Talentos Ceusa, os alunos conviveram com a rotina do desenvolvimento de um projeto e ainda tiveram a chance de ter um estágio remunerado”, afirma.

Fonte: Secom

27 de fevereiro de 2015 às 21:23
Compartilhar Comente

Deixe um comentário