AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Seminário do Pibid reúne professores e alunos para troca de experiências

Seminário do Pibid reúne professores e alunos para troca de experiências
Evento envolveu os cursos de Licenciatura da Universidade (Fotos: Milena Nandi) Mais imagens

Valorização e fortalecimento foram as palavras que nortearam o 4º Seminário do Pibid (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência), na noite de hoje (22/10), na Universidade. Docentes e estudantes que participam do programa debateram a formação de novos professores e relataram suas experiências em atividades desenvolvidas nas escolas de Criciúma. O evento ocorre em paralelo a 5ª Semana de Ciência e Tecnologia da Universidade.

A abertura do Seminário contou com apresentações de canto e teatro de alunos dos cursos de Licenciaturas. A professora doutora Gicele Maria Cervi e a professora Valéria Mailer, ambas do Pibid da Furb, foram as convidadas para falar sobre a importância do programa para a Educação. Gicele e Valéria são, respectivamente, coordenadora geral e coordenadora de gestão do Pibid da Furb e Gicele representa todos os programas dos três estados do Sul do Brasil no Fórum Nacional do Pibid.

Durante o evento, foi lançado o Programa “Professor: Orgulho de Ser”, realizado pela UNA HCE (Unidade Acadêmica de Humanidades, Ciências e Educação), para incentivar e valorizar a carreira docente. À exemplo do Congresso Ibero Americano de Humanidades, Ciências e Educação, realizado este ano na Unesc, a UNA HCE vai realizar outros eventos e ações com o mote do programa.  “Temos que mostrar que temos orgulho desta profissão que muda a nossa vida e a de tantas pessoas”, comenta a diretora da UNA HCE, Angela Back.

O reitor Gildo Volpato incentivou os docentes e estudantes das Licenciaturas a se engajarem na campanha. “Valorizar e fortalecer a carreira também depende de nós professores. Temos que dar exemplo e lutar pela nossa profissão”, comenta. A pró-reitora de Ensino de Graduação, Robinalva Ferreira, lembrou que além da formação de novos professores, a Universidade se preocupa com a capacitação dos docentes em atividade tanto na instituição quanto de fora dela, com o programa de Formação Continuada realizado na Universidade e os feitos em escolas da região.

O coordenador institucional do Pibid, Carlos Schilickman, apresentou a nova logomarca do programa, desenvolvida por duas alunas do curso de Artes Visuais e as placas que serão entregues às escolas participantes do programa, indicando que elas têm atividades do Pibid. A entrega simbólica foi feita pela secretária de Educação de Criciúma, Rose Reynaud para a professora Soênia Fernandes, da Escola Jorge Frydberg, de Criciúma. “O município irá sempre apoiar ações que contribuam para a melhoria da Educação. É perceptível a diferença nos professores e nas escolas que participam do Pibid e de outros programas do gênero”, afirma Rose.

O Pibid é um programa do Ministério da Educação gerenciado pela Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior). O Pibid existe desde 2012 na Unesc, conta com 240 alunos que recebem bolsas de estudo, 17 docentes da Universidade e 29 professores de 19 escolas da rede pública. O programa tem a participação dos cursos de Letras, Pedagogia, Artes Visuais, História, Geografia, Matemática, Ciências Biológicas e Educação Física.

Fonte: Secom

22 de outubro de 2014 às 22:18
Compartilhar Comente (1)

1 comentário

Alex Sander

24 de outubro de 2014 às 08:20

Parabéns a todos "Professor orgulho de ser"!

Deixe um comentário