AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Unesc entrega projeto de salas para cursos profissionalizantes no presídio

Unesc entrega projeto de salas para cursos profissionalizantes no presídio
Área total prevista é de 281,5 metros quadrados (Foto: Milena Nandi) Mais imagens

A Unesc entregou no final da tarde de hoje (20/5), ao diretor do presídio Santa Augusta, Jovino Zanelatto, o projeto de salas para a realização de cursos profissionalizantes dentro da unidade. O projeto prevê a construção de quatro salas de aula com 50 metros quadrados cada, quatro banheiros e salas de controle, totalizando uma área construída de 281,5 metros quadrados.

“É uma realidade diferente do que a gente está acostumada. Foi uma experiência muito boa. A sociedade vira as costas para as pessoas que estão lá dentro e não deveria ser assim. As pessoas merecem outra oportunidade. É interessante que elas aprendam algo produtivo enquanto estão cumprindo pena”, afirmou Julia Brehm dos Santos, estudante do curso de Arquitetura e Urbanismo que trabalhou no projeto das salas, orientada pela professora Margarete de Oliveira.

Segundo Janete Trichês, coordenadoras dos projetos de extensão da Unesc no presídio, o objetivo da Universidade é contribuir com a ressocialização dos apensados e evitar a reincidência no crime. Entre os projetos desenvolvidos pela Universidade no presídio, estão o curso de Culinária Profissional e o Mãos que Criam (confecção de produtos em patchwork), ambos com reeducandas, Assessoria Jurídica e o Mundo do Trabalho (para preparar mulheres para entrevista de emprego e a se comportar no ambiente de trabalho, além do estímulo à leitura e a organização de uma biblioteca).

“Agradecemos ao empenho de todos. A Unesc tem sido parceira em vários projetos importantes. O nosso sonho é que as pessoas saiam profissionalizadas e assim, não caiam na criminalidade novamente. Há internos que participaram de projetos e conseguiram trabalhar depois de cumprir a pena”, comentou Zanelatto. Segundo o diretor do Santa Augusta, há empresas de Criciúma e Forquilhinha interessadas em desenvolver projetos dentro do presídio, e que ainda não implantaram por falta de estrutura para a sua realização. “Com as novas salas conseguiremos capacitar mais pessoas e dar mais oportunidades a elas”.

A obra está orçada em R$ 231 mil e o presídio buscará parcerias e doações para que ela saia do papel. Segundo Zanelatto, os homens que cumprem pena na unidade serão os responsáveis pela construção das salas e a obra terá o acompanhamento de professores da Unesc. Colaboraram para a elaboração do projeto do novo espaço físico o coordenador do Laboratório de Projetos do curso de Arquitetura e Urbanismo da Unesc, Eduardo Nogueira Giovanni, o professor e engenheiro civil Márcio Vito, o professor e engenheiro eletricista Evânio Ramos Nicoleit e a estudante de Arquitetura e Urbanismo, Dalana Vianna de Matos.

Fonte: Secom

20 de maio de 2013 às 20:12
Compartilhar Comente (2)

2 comentários

Natalia

21 de maio de 2013 às 15:07

Estas iniciativas são o caminho para mudar a realidade das pessoas que ali se encontram.

Margarete Oliveira

20 de maio de 2013 às 21:05

Agradeço a todos os colaboradores do projeto de extensão: Espaço Fisico do Presidio Regionala de Criciuma. Pequenas ações podem trazer grandes mudanças Margarete Oliveira

Deixe um comentário