PPGE - Programa de Pós-Graduação em Educação

Unesc participará do passeio ciclístico em Balneário Rincão

Unesc participará do passeio ciclístico em Balneário Rincão
Mais imagens

A Unesc marcará presença no 16º Passeio Ciclístico da Integração, em Balneário Rincão, que ocorrerá neste sábado (27/01), a partir das 14h. Além de promover ações de saúde e contar com um espaço para apresentação e atendimento à comunidade interessada nos cursos de graduação, a Universidade disponibilizará a oportunidade de os participantes enfeitarem suas bicicletas com adesivos e balões.

Conforme a reitora Luciane Bisognin Ceretta, mais uma vez a Instituição estará junto da comunidade em um evento que já é tradicional na região. “Estamos engajados na sociedade e comprometidos permanentemente com iniciativas como essa que promovam a educação, a saúde e a qualidade de vida”, diz a reitora, destacando que a Instituição também coloca à disposição 20 bicicletas para os funcionários que participarem do passeio. 

O passeio, que tem como tema 'Prevenir, para Salvar + Vidas', terá um percurso de 15 quilômetros pelas principais ruas do Balneário Rincão, com ponto de largada e chegada na Área de Eventos do município. Estima-se a participação de três mil ciclistas de diversas idades e localidades.

Em caso de condições climáticas adversas, o passeio será transferido para o sábado seguinte, dia 3 de fevereiro.

Calendário

O Passeio Ciclístico, integrado ao calendário de ações do Balneário Rincão, é organizado em parceria pela Cruz Vermelha – Criciúma, Equipe Multi-Institucional e Município de Balneário Rincão. 

Todos os participantes que doarem um quilo de alimento não perecível terão direito a sorteios de brindes. Além disso, a comunidade em geral também poderá fazer a doação de alimentos durante a ação, onde um veículo passará para recolher as contribuições solidárias.

Os mantimentos serão entregues para as famílias em vulnerabilidade social do Balneário Rincão conforme a distribuição organizada pelo Centro de Referência de Assistência Social (Cras) do município.   

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

26 de janeiro de 2024 às 16:51
Compartilhar Comente

Professores e pesquisadores participam de evento internacional de Ciências do Esporte

Professores e pesquisadores participam de evento internacional de Ciências do Esporte
Mais imagens

Um grupo de professores do Curso de Educação Física e do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE), juntamente com membros do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Física e Escola: conhecimento e intervenção (GEPEFE) da Unesc participou do XXIII Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte (CONBRACE) e do X Congresso Internacional de Ciências do Esporte (CONICE), realizados na Universidade Federal do Ceará, em Fortaleza.

Segundo o professor Vidalcir Ortigara, do PPGE, este evento proporcionou a oportunidade de compartilhar pesquisas e avanços significativos na área de Educação Física. “Apresentamos um total de 11 trabalhos científicos, sendo oito deles em formato de pôsteres e tr~es em exposição oral. Esses trabalhos são frutos das pesquisas desenvolvidas pelo GEPEFE ao longo dos últimos dois anos”, contou.

A participação em eventos de renome internacional como o CONBRACE e o CONICE, conforme ele, permite que pesquisadores, mestrandos e doutorandos da Universidade, juntamente com professores da rede pública de ensino, estabeleçam intercâmbios de pesquisa, compartilhem reflexões e estabeleçam parcerias para dar continuidade às investigações em andamento. “O foco principal dessas pesquisas está na organização do ensino escolar da Educação Física, um tema de grande importância no contexto educacional”, disse.

O grupo ainda lançou, durante o evento, o livro intitulado "O Jogo na Perspectiva Histórico-Cultural: uma proposição a partir do ensino desenvolvimental". Esta obra é resultado do esforço colaborativo do professor Ortigara, líder do GEPEFE, e da doutoranda do PPGE, Isabela Natal Milak, e representa mais um marco na contribuição desses pesquisadores para o campo da Educação Física. O evento teve sua abertura no domingo (17/09) e encerrou nesta sexta-feira (22/09).

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

22 de setembro de 2023 às 20:20
Compartilhar Comente

Unesc lança Programa Pró-Idiomas para impulsionar habilidades linguísticas

Unesc lança Programa Pró-Idiomas para impulsionar habilidades linguísticas
Mais imagens

A crescente demanda por profissionais com habilidades linguísticas sólidas tem impulsionado as universidades a oferecerem programas que visam aprimorar as competências de comunicação em diferentes idiomas. Nesse sentido, a Unesc se destaca com o lançamento do Programa Pró-Idiomas, um projeto abrangente que vai além dos cursos de idiomas convencionais, oferecendo uma formação completa nas línguas inglesa e espanhola.

Com foco diferenciado dos cursos convencionais, o Programa, que tem como público-alvo estudantes de mestrado e doutorado, pesquisadores e equipe técnica do Stricto Sensu, visa não apenas o desenvolvimento das habilidades básicas de comunicação, mas também o aperfeiçoamento das competências linguísticas em níveis mais avançados.

Segundo a pró-reitora de Pesquisa, Pós-graduação, Extensão e Inovação, Gisele Coelho Lopes, os cursos abrangem habilidades de leitura, comunicação oral e escrita, sendo ministrados por professores altamente qualificados e com experiência no ensino de idiomas para fins acadêmicos e profissionais. “Trata-se de um programa de aprendizagem ativa de outra língua numa perspectiva de promoção da liberdade e da autonomia linguística na busca pelo conhecimento globalizado”, afirma.

“Esses grupos têm a oportunidade de aprimorar suas habilidades linguísticas, essenciais para a realização de pesquisas, redação de artigos científicos e participação em congressos e eventos acadêmicos internacionais”, completa Gisele, salientando que a atividade será em parceria com a Escola de Idiomas da Instituição, coordenada pelo Curso de Letras da Universidade.

Além disso, a novidade é uma oportunidade de promover uma imersão cultural por meio de atividades extracurriculares, como clubes de conversação, eventos temáticos e intercâmbios culturais.

“Essas oportunidades permitem que estudantes vivenciem a língua de forma autêntica, expandindo sua compreensão das diferentes culturas e enriquecendo a experiência de aprendizado. Investir na internacionalização da educação superior é uma necessidade incontestável para a inserção no mundo do trabalho atualmente”, acrescenta Gisele.  

Complemento à Escola de Idiomas

A Universidade também conta com a renomada Escola de Idiomas, coordenada pelo curso de Letras, reconhecida por sua excelência no ensino de línguas estrangeiras com uma ampla variedade de cursos e programas para atender às necessidades individuais dos alunos e da comunidade em geral.

A equipe de professores altamente qualificada e experiente da Escola de Idiomas está comprometida em proporcionar uma experiência de aprendizado dinâmica e eficaz. 

Com abordagens pedagógicas inovadoras, materiais atualizados e tecnologia de ponta, a Escola tem a expertise para oportunizar que os estudantes adquiram as habilidades linguísticas necessárias de forma efetiva.

A imersão cultural e as possibilidades ofertadas pela Instituição, conforme a assessora pedagógica da Escola de Idiomas da Unesc e professora do curso de Letras, Dayane Cortez, estão entre os grandes diferenciais.

“Sempre enfatizamos a importância de aprender novos idiomas, porém, o avanço da tecnologia, a diminuição das distâncias e as grandes migrações contemporâneas mostram que falar outros idiomas deixou de ser um diferencial para se tornar uma necessidade”, disse Dayane.

“Vivemos em um mundo cada vez mais multicultural e multilíngue, o que torna o conhecimento de múltiplas línguas essencial tanto para a formação acadêmica quanto para a carreira profissional”, completa.

Experiência na prática

Entre os exemplos de experiências proporcionadas pelo conhecimento estão os casos do egresso do  curso de Gastronomia Leonardo Ferreira Cardoso, que hoje está na França, e da mestranda Luana Budny, do Laboratório de Plantas Medicinais da Universidade. Em perspectivas diferentes, ambos demonstram a importância do domínio de outros idiomas.

Luana, farmacêutica dedicada, continua avançando em sua jornada acadêmica. Atualmente, ela é mestranda e desempenha um papel ativo no Laboratório de Plantas Medicinais da Universidade. No ano passado, enfrentou um desafio rigoroso ao submeter-se à exigente prova de proficiência exigida para a pós-graduação, obtendo uma classificação excelente.

“Particularmente, considero vital possuir proficiência em um segundo idioma durante o período de pós-graduação, especialmente para facilitar a comunicação com meu coorientador, um professor da França. Ao frequentar o curso de inglês na Escola de Idiomas da Unesc nos últimos cinco anos, obtive apoio nesse aspecto, o que também influenciou positivamente meu desempenho na prova de proficiência requerida para a pós-graduação”, conta.

Segundo ela, para aqueles que almejam seguir uma carreira acadêmica, é de suma importância dominar um segundo idioma. “Na área de Pesquisa, é essencial estabelecer comunicação com estudiosos de diversos países, considerando que a grande maioria do conhecimento é publicada principalmente em inglês. O conhecimento adquirido nessa língua, sem dúvida alguma, contribui significativamente para o aprimoramento do desempenho como pesquisador”, comenta.

Já Leonardo, egresso do curso de Gastronomia, está morando na França há pouco tempo. Antes de sua viagem, ele teve algum contato com o idioma, mas percebeu a necessidade de aprimorar suas habilidades linguísticas.

Atualmente, está realizando um estágio no estrelado restaurante Le Suquet, do chef francês Sébastien Bras, localizado no país europeu. Leonardo admite que sua capacidade de comunicação é limitada e nunca havia vivido fora do Brasil antes, mas foi calorosamente recebido e está aprendendo muito durante sua estadia.

Ele reconhece que se tivesse começado a se preparar antes, teria adquirido um conhecimento ainda maior, mas, apesar das dificuldades com o idioma, Leonardo considera essa experiência maravilhosa. “Estou tendo pessoas maravilhosas ao meu lado que estão me incentivando e me ensinando. Está sendo uma experiência maravilhosa”, disse ele, que mora na cidade de Laguiole.

Inscrições

As inscrições estão abertas e com previsão de início das aulas em agosto de 2023. Para mais informações: Whatsapp: (48) 3431-4533. E-mail: idiomas@unesc.net e Instagram: @idiomasunesc. Endereço: Bloco L – Sala 002. Horário de atendimento: Segunda a sexta-feira, das 13h às 17h, e das 18h às 22h.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

04 de julho de 2023 às 10:30
Compartilhar Comente

Doutorado em Educação realiza primeira defesa de tese

Doutorado em Educação realiza primeira defesa de tese
Mais imagens

O Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Unesc promoveu a primeira Defesa Pública de Tese de Doutorado na manhã desta sexta-feira (16/06) de forma híbrida. A doutoranda Morgana Bada Caldas apresentou sua defesa perante a banca examinadora, tendo o professor doutor Gildo Volpato como orientador.

A banca foi composta pelos professores doutores da Universidade, Gustavo Silveira Borges e Ricardo Luiz de Bittencourt, além dos docentes Ione Ribeiro Valle da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), e Maria Isabel da Cunha da Universidade Federal de Pelotas UFPel. 

A pesquisa teve como objetivo principal investigar o poder simbólico da norma, fundamentado no positivismo jurídico, como mecanismo de dominação e reprodução na formação dos bacharéis em Direito, utilizando a teoria sociológica de Pierre Bourdieu (1930-2002).

O trabalho adotou uma abordagem qualitativa, utilizando o método científico e a perspectiva analítica de Bourdieu. Foram analisados documentos públicos relacionados à história da estrutura curricular do ensino jurídico brasileiro, bem como as matrizes curriculares de cinco universidades do Sistema da Associação Catarinense das Fundações Educacionais (Acafe). 

Além disso, foram realizadas entrevistas com 12 docentes, sendo seis do curso de Direito mais antigo entre as instituições investigadas e os outros seis do curso de Direito mais recente, para examinar a percepção sobre o fenômeno pesquisado.

Ao final da análise, Morgana chegou à conclusão de que os dados analisados demonstram que a norma, baseada no paradigma positivista enraizado na ciência do direito, exerce um poder simbólico que funciona como um mecanismo de dominação e reprodução no processo de formação dos estudantes de Direito. 

Ela ainda agradeceu o apoio institucional e aos professores que foram fundamentais na sua formação como pesquisadora e capacitação docente. “Agradeço imensamente a todos que contribuíram para que eu pudesse pensar sobre a Educação, porque ela é libertadora”, mencionou.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

16 de junho de 2023 às 15:13
Compartilhar Comente

“Currículo, educação: possibilidades e desafios” é tema de aula inaugural do PPGE

“Currículo, educação: possibilidades e desafios” é tema de aula inaugural do PPGE
Encontro ocorreu na manhã desta terça-feira (25/04), no Miniauditório do bloco P, na Unesc Mais imagens

O Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Unesc promoveu na manhã desta terça-feira (25/04) aula inaugural, no Miniauditório do bloco P, na Instituição. O evento, que marcou o primeiro encontro da turma, contou com a palestra do professor doutor Antonio Serafim Pereira, que abordou o tema “Currículo, educação: possibilidades e desafios”, para o público presente.

A mediação da atividade ficou a cargo da professora doutora Janine Moreira. Ainda no encontro, os participantes, acompanharam o lançamento do livro: Educação no contexto que se move: saberes, experiências e reflexões. 

Sobre o palestrante

Possui graduação em Pedagogia, Estudos Sociais e Ciências Sociais pela Urcamp-RS), mestrado em educação pela PUCRS, doutorado em educação pela Universidade de Santiago de Compostela (USC), Espanha, e pós-doutorado em ciências humanas e sociais pela Universidade de Buenos Aires, Argentina.


 

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

26 de abril de 2023 às 09:42
Compartilhar Comente