PPGE - Programa de Pós-Graduação em Educação

Professor do PPGE faz parte de bancas e de palestra na Universidade Estadual de Londrina

O professor do PPGE (Programa de Pós-Graduação em Educação), Alex Sander da Silva, esteve na UEL (Universidade Estadual de Londrina), no Paraná, no dia 11 de dezembro, para participar de duas bancas avaliadoras de trabalhos de alunos do PPGE da UEL. Além disso, o professor participou de uma palestra.  

Silva ainda divulgou o seu livro “Educação e Experiência Estética”, publicado pela Editora Unesc e pela Editora Argos e participei do lançamento da obra “Indústria Cultural, Educação e Trabalho Docente”, organizado pelas professoras da UEL, Marta Regina Furlan de Oliveira, Anilde Tombolato Tavares da Silva, Zuleika Aparecida Claro Piassa e Candida Alayde de Carvalho Bittencourt.

A visita ainda rendeu a discussão de projetos de parcerias para serem desenvolvidos, principalmente, na realização da 2ª Jornada Interinstitucional de Educação com a participação das professoras e estudantes do PPGE da UEL e a participação do professor da Unesc na disciplina ministrada pela professora Marta Regina Furlan de Oliveira no Programa de Pós-Graduação da universidade de Londrina.

Por: Milena Spilere Nandi 17 de dezembro de 2019 às 09:59
Compartilhar Comente

Grupo de Estudos realiza encontro com pessoas da terceira idade

Grupo de Estudos realiza encontro com pessoas da terceira idade
Mais imagens

O Grupo de Estudos em Educação, Saúde e Meio Ambiente da Unesc, teve um momento de troca de saberes, no dia 26 de novembro, com integrantes de dois grupos da terceira idade de Criciúma. Durante a Tarde Cultural, os idosos mostraram seu talento para a dança, além de dialogar sobre questões relacionadas a fase da via que estão passando e compartilhar de momentos de alegria em torno de um café oferecido pelos anfitriões da Universidade. O grupo de idosos veio à Unesc acompanhado pelo professor de dança Anderson Felisberto.



A coordenadora do Grupo de Estudos em Educação, Saúde e Meio Ambiente, Janine Moreira, explica que a velhice é um dos temas pesquisados pelo grupo e que o encontro proporcionou subsídios para novas reflexões sobre a terceira idade. “O objetivo é desconstruir o olhar sobre a velhice”, afirma.

O Grupo de Estudos é formado por estudantes do PPGE (Programa de Pós-Graduação em Educação) e acadêmicos do curso de Psicologia da Unesc. A atividade com os grupos de terceira idade teve ainda a participação de alunos da disciplina de Filosofia do curso de Pedagogia, que foram acompanhados pelo professor Jéferson de Azeredo.

Por: Milena Spilere Nandi 02 de dezembro de 2019 às 09:00
Compartilhar Comente

Grupo de pesquisa apresenta trabalhos no Seminário Nacional de Filosofia e Educação

Pesquisadores e estudantes do Gefocs (Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Educação Formação Cultural e Sociedade) participaram, de 6 a 8 de novembro, do 6º Senafe (Seminário Nacional de Filosofia e Educação) e 2º Seinfe (Seminário Internacional de Filosofia e Educação), na Universidade Federal de Santa Maria, no Rio Grande do Sul. Os eventos tiveram como tema “Escola, Violência e Ética” e reuniram pesquisadores e estudantes do país para a apresentação e debates de estudos que abordem o tema da violência relacionado à educação, na perspectiva ética.

A Unesc foi representada no evento por professores, alunos e egressos da Unesc, que apresentaram trabalhos desenvolvidos pelo Gefocs. Estiveram nos eventos, os professores Alex Sander da Silva (do PPGE – Programa de Pós-Graduação em Educação) e Daiani Barboza (curso de Psicologia); o egresso do Mestrado em Educação, Carlos Laet e Karoline Cipriano e Greyce Kelly de Souza, acadêmicas do curso de Pedagogia.

Por: Milena Spilere Nandi 12 de novembro de 2019 às 11:25
Compartilhar Comente

Capoeira Beribazu

O grupo do projeto Capoeira Beribazu, da Unesc, apresentou o seu trabalho no sábado (9/11), no bairro Argentina, em Criciúma. O encontro com a comunidade ocorreu na Escola Municipal Professor Francisco Skrabski e fez parte da programação do evento “Escola Aberta – Skrabski: Educando para a diversidade étnico-racial”.

Segundo a professora e secretária da escola, Karina de Freitas Pereira Cipriano, o evento teve como foco potencializar a parceria entre escola e família. “O projeto abre as portas da escola para a comunidade, alunos e familiares, desenvolvendo oficinas como ações pedagógicas nas áreas da educação, cultura, lazer e esporte, abordando atividades que contemplaram a diversidade étnico-racial. O grupo Beribazu abrilhantou o evento oportunizando à comunidade vivenciar de maneira tão contagiante uma de nossas maiores expressões culturais, a capoeira”, afirma.

O projeto Capoeira Beribazu é coordenado pelo professor do PPGE (Programa de Pós-Graduação em Educação), Alex Sander da Silva e as aulas são ministradas pelo professor de capoeira Filipe Alexandre Creaste.

Por: Milena Spilere Nandi 12 de novembro de 2019 às 09:00
Compartilhar Comente

Grupo de Pesquisa participa de Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte

Professores e acadêmicos do Gepefe (Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Física e Escola: Conhecimento e intervenção), ligado ao PPGE (Programa de Pós-Graduação em Educação) e ao curso de Educação Física da Unesc, participaram do 21º Conbrace (Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte) e do 7º Conice (Congresso Internacional de Ciências do Esporte). O evento ocorreu de 16 a 20 de setembro no Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte em Natal, no Rio Grande do Norte.

No Conbrace foram apresentados seis artigos em forma de comunicação oral e sete artigos no formato pôster, o que representa significativa participação dos membros do Gepefe no contexto nacional neste que é o mais importante evento da área no Brasil.

“As apresentações são resultado das investigações que o grupo de pesquisa vem realizando em torno da temática Educação Física e a organização do ensino, que apresenta caráter inovador na organização e efetivação do ensino escolar”, observou o professor Vidalcir Ortigara, líder do Grupo de Estudos e Pesquisa.

Confira os trabalhos apresentados:

Comunicações orais:
“A relação do espetáculo esportivo com o processo de fetiche”;
“O ensino do futebol na Educação Física escolar a partir da categoria vida cotidiana”;
“O conteúdo teórico do conceito de Xadrez”;
“A compreensão de esporte dos professores de Educação Física de Criciúma”;
“Para cada Aquiles um calcanhar: tática e estratégia como conteúdo na Educação Física Escolar”;
“A base orientadora da organização do Ensino no Estágio Curricular supervisionado”.

Pôsteres:
“Educação Física Crítico Superadora e Paulo Freire: Um diálogo possível”;
“Arremesso e lançamento: aspectos conceituais”;
“Formação inicial do professor de Educação Física e as questões de gênero”;
“Análise da dinâmica estrutural do Boxe”;
“Avaliação escolar em cursos de Ensino Superior em Educação Física”;
“Aprendizagem e desenvolvimento segundo Vigotski: Possibilidade de inclusão escolar”;
“O conteúdo teórico do conceito de Dança e a formação de professores nos cursos de Educação Física do Sul catarinense”.

Por: Milena Spilere Nandi 24 de setembro de 2019 às 17:05
Compartilhar Comente