PPGE - Programa de Pós-Graduação em Educação

Unesc presente nos debates sobre preservação das Bacias Hidrográficas da região

Na quarta-feira (7/8), representantes da indústria, agropecuária, educação e de abastecimento de água e tratamento de esgoto estiveram reunidos na sede da Acic (Associação Empresarial de Criciúma), para o 3º Diálogo Entre Bacias Hidrográficas do Extremo Sul Catarinense.

A Unesc esteve representada pela professora do curso de Geografia, Yasmine de Moura da Cunha, que ministrou um dos grupos setoriais que participaram do pacto em prol da preservação das Bacias Hidrográficas. Yasmine é secretária executiva do Comitê da Bacia do Rio Araranguá e Afluentes Catarinenses do Rio Mampituba e fez parte da comissão organizadora do evento. A Universidade esteve representada ainda pelo professor do PPGE, Carlos Renato Carola.

Dentro os pontos levantados pelos participantes do evento e que foram pactuados pelos representantes dos setores presentes, estiveram: atividades que levem ao reaproveitamento de água e efluentes na indústria; ampliação do sistema de tratamento de esgoto e redução de perda de água nos municípios; desenvolvimento de ações para fortalecer a educação ambiental; estímulo a capacitações de agricultores para o uso eficiente da água.

Por: Milena Spilere Nandi 09 de agosto de 2019 às 12:15
Compartilhar Comente

Pesquisa de professora dá origem a curso de Português para estrangeiros

Pesquisa de professora dá origem a curso de Português para estrangeiros
Mais imagens

A professora e pesquisadora da Unesc Dayane Cortez, defendeu sua dissertação “Políticas Linguísticas em Criciúma: Promoção e ensino da Língua Portuguesa como língua de acolhimento” na última semana, e mesmo antes de ter o título do mestre em Educação pela Universidade, já viu um desdobramento de sua pesquisa: a criação do curso PLE (Português como Língua Estrangeira) pelo Instituto de Idiomas Unesc. O curso tem atendido estrangeiros de países como Argentina, China, Colômbia, Egito e Gana e colaborando com o processo de internacionalização da Universidade.

“As línguas são parte fundamental do êxito das ações de internacionalização e, portanto, o planejamento linguístico se faz necessário, não só junto ao poder público, como também nas diversas instâncias da Universidade”, comenta Dayane.  

Por: Milena Spilere Nandi 17 de dezembro de 2018 às 11:47
Compartilhar Comente

Professor do PPGE realiza conferências na Argentina

O professor do PPGE (Programa de Pós-Graduação em Educação) Alex Sander da Silva, esteve de 18 a 21 de setembro em Buenos Aires e La Plata, na Argentina, para participar de uma reunião com os professores doutores da Universidade Nacional de La Plata, Ana Sabrina Mora, Mariana Ercoli e Emiliano Gambarrota. Silva também ministrou conferências na Universidade Nacional de San Martín, a convite da coordenadora do Mestrado em Educação, Linguagens e Meios na Escola de Humanidade, Monica Pini. Nas conferências, o professor doutora da Unesc falou sobre as atividades desenvolvidas pelo Neab (Núcleo de Estudos Afro-brasileiros, Indígenas e de Minorias) da Universidade.

As atividades foram organizadas pelo Gefocs (Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Educação, Formação Cultural e Sociedade) do qual Silva faz parte, com a participação do professor doutor da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Christian Muleka Mwewa, membro parceiro do Grupo de Pesquisa.

Por: Milena Spilere Nandi 03 de outubro de 2018 às 12:34
Compartilhar Comente