Gestão e Estratégia em Negócios Internacionais

Núcleo PEIEX Criciúma comemora um ano de atuação

Núcleo PEIEX Criciúma comemora um ano de atuação
Mais imagens

O Programa de Qualificação para Exportação (PEIEX), uma iniciativa da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimento (Apex-Brasil), tem como objetivo qualificar as empresas para que possam iniciar seu processo de exportação de forma planejada e segura. Comemorando um ano de atuação no Sul de Santa Catarina na data de hoje (30.07.2020), a Universidade do Extremo Sul Catarinense - UNESC é a instituição executora do programa na região, com a meta de qualificar para exportação 100 empresas até 2021.

Para a operacionalização do programa foi implantado o Núcleo Operacional PEIEX Criciúma, sob a coordenação geral do Prof. Msc. Júlio César Zilli. Também fazem parte da equipe um monitor (Prof. Valdir Scarduelli Neto), quatro técnicos extensionistas (Janini Cunha de Borba, Fenando Locks Machado, Lucas Lima Pereira e Deivson Althaus) e dois apoios técnicos (Steicy Lopes Martins e Marielen Rocha Vieira). Toda a equipe também faz parte do Grupo de Pesquisa Gestão e Estratégia em Negócios Internacionais – GENINT.

Após um ano de trabalho, o programa foi apresentado para mais de 130 empresas do Sul catarinense. Atualmente estão nucleadas 74 empresas representando 17 setores da economia regional (têxtil, plástico, alimentos, bebidas, calçados, construção civil, moda, tecnologia, máquinas e equipamentos, indústria gráfica/metalurgia/química/cerâmica, instrumentos musicais, decoração e moveleiro). Na Associação dos Municípios da Região de Laguna (AMUREL) o Núcleo atende 7 empresas em 6 municípios, 47 empresas em 11 municípios da Associação dos Municípios da Região Carbonífera (AMREC) e 17 empresas em 10 municípios da Associação dos Municípios do Extremo Sul Catarinense (AMESC).  

Além do trabalho in-company desenvolvido pelos técnicos extensionistas e com o objetivo de aproximar os empresários e promover a integração de diversos stakeholders presentes no contexto do comércio exterior, foram oferecidas 11 qualificações coletivas (8 presenciais e 3 remotas) com profissionais especialistas em marcas e patentes, marketing internacional, design de produtos, mercado latino-americano, logística internacional, branding e posicionamento de marca, Exporta Fácil, dentre outros temas relevantes para a internacionalização das empresas.

Todo o processo de qualificação proporcionou que 10 empresas nucleadas ao programa iniciassem suas exportações para países como os EUA, México, Colômbia, Venezuela, Paraguai, Chile, Uruguai, Inglaterra, Bélgica, Portugal e Angola. Além disso, as empresas foram encaminhadas para projetos setoriais como Wines of Brazil (setor de vinhos), Brazilian Rice (setor de arroz), TEXBRASIL (setor têxtil), Ceramics of Brazil (setor cerâmico) e 12 outros projetos ligados aos diversos setores da economia nacional.

Também faz parte do Núcleo Operacional PEIEX Criciúma, um Comitê Consultivo formado por representantes da Apex-Brasil e UNESC, bem como de instituições como FIESC, SEBRAE, SENAI, Banco do Brasil, Correios e Associações Comerciais dos municípios de Tubarão, Içara, Criciúma e Araranguá.

Ainda durante a semana de aniversário, o Núcleo PEIEX Criciúma esteve presente nas principais rádios da região (Rádio Eldorado – Programa Tudo a Ver; Rádio Som Maior – Programa 60 minutos; Rádio Massa – Programa Microfone Aberto e Rádio Cidade em Dia – Programa A Casa é Sua) acompanhado pelas empresas nucleadas Santa Rita Pinceis e Innpro, socializando os principais resultados.

Mais informações sobre a atuação do Núcleo Operacional PEIEX Criciúma e as formas de participar podem ser obtidas por meio do site www.unesc.net/peiex, no e-mail: peiex.criciuma@unesc.net, ou pelo telefone 48 3431-4516. Nas redes sociais (Instagram e Facebook) também é possível encontrar os perfis e acompanhar os trabalhos da equipe.

Por: Julio César Zilli - GENINT/UNESC 30 de julho de 2020 às 11:29
Compartilhar Comente

PRATA DA CASA - Marcelo Tiscoski

PRATA DA CASA - Marcelo Tiscoski
Mais imagens

O Projeto Prata da Casa recebeu nesta  quarta-feira (22.07.2020), o egresso do Curso de Comércio Exterior da UNESC,  Marcelo Tiscoski, empresário de Sombrio/SC e com negócios envolvendo, principalmente o mercado chinês. 

Graduado pela UNESC em 2010,  aprofundou seus estudos na Fundação Getúlio Vargas com MBA em Negócios Internacionais e Comércio Exterior em 2014. 

Sua trajetória acadêmica e a sua inserção no mercado de trabalho, focado no comércio exterior, e os seus empreendimentos no Brasil e no exterior fizeram parte das discussões.

Os Profs. Julio Cesar Zilli e Valdir Scarduelli Neto mediaram o debate.

Em tempos de pandemia, o evento ocorreu via plataforma Google Meet.

Saiba mais...

PRATA DA CASA

O Projeto Prata da Casa, uma iniciativa do Grupo de Pesquisa Gestão e Estratégia em Negócios Internacionais- GENINT, visa compartilhar conhecimentos e experiências de egressos, proporcionando uma visão sistêmica do mercado de trabalho, bem como a inserção dos acadêmicos no mercado de atuação da profissão. Os egressos fortalecem o vínculo com a universidade, retornando ao ambiente acadêmico para socializar suas experiências e oportunidades oferecidas no atual contexto socioeconômico.

Por: Julio César Zilli - GENINT/UNESC 23 de julho de 2020 às 22:32
Compartilhar Comente

PRATA DA CASA - Juan Martín Baumann

PRATA DA CASA - Juan Martín Baumann
Mais imagens

Em mais uma edição do Prata da Casa, nesta terça-feira (14.07.2020), tivemos a participação de Juan Martín Baumann, international sales executive África do Grupo Portobello e egresso do Curso de Comércio Exterior da UNESC.

Graduado pela UNESC em 2010,  aprofundou seus estudos na Hales Institute e na Universidade de Melbourne na Austrália. 

Na oportunidade, junto com o Prof. Msc. Julio Cesar Zilli, idealizador da iniciativa, socializou suas experiências acadêmicas e no setor produtivo, com enfoque no mercado internacional.

Em tempos de pandemia, o evento ocorreu via plataforma Google Meet.

PRATA DA CASA

O Projeto Prata da Casa, uma iniciativa do Grupo de Pesquisa Gestão e Estratégia em Negócios Internacionais- GENINT, visa compartilhar conhecimentos e experiências de egressos, proporcionando uma visão sistêmica do mercado de trabalho, bem como a inserção dos acadêmicos no mercado de atuação da profissão. Os egressos fortalecem o vínculo com a universidade, retornando ao ambiente acadêmico para socializar suas experiências e oportunidades oferecidas no atual contexto socioeconômico.

Por: Julio César Zilli - GENINT/UNESC 14 de julho de 2020 às 11:23
Compartilhar Comente

QUALIFICAÇÃO COLETIVA PEIEX/CRICIUMA: RADAR E CERTIFICADO DE ORIGEM

QUALIFICAÇÃO COLETIVA PEIEX/CRICIUMA: RADAR E CERTIFICADO DE ORIGEM
Mais imagens

Na última quarta-feira (08/07) tivemos mais uma Qualificação Coletiva Online do Núcleo Operacional PEIEX Criciúma.

Na oportunidade, a Técnica Extensionista do PEIEX Criciúma, Janini Borba,  detalhou as modalidades de habilitação no RADAR, item obrigatório para toda empresa exportadora. Também tivemos a presença do analista de Comércio Exterior, Felipe Alves,  apresentando o Certificado de Origem como uma ferramenta para potencializar a competitividade dos produtos.

Agradecemos a presença de todos e a disponibilidade dos ministrantes da qualificação coletiva.

Sobre o PEIEX

Programa de Qualificação para Exportação (PEIEX) é oferecido pela Apex-Brasil para empresas iniciem o processo de exportação de forma planejada e segura. Durante os diálogos, são levantados questionamentos sobre a comercialização internacional:  minha empresa está pronta para exportar? Qual é a melhor forma de fazer meu produto chegar a determinado mercado? Como deve ser a negociação com o comprador internacional? Como formar o preço do meu produto para outro país? Devo exportar diretamente, ou fazer uso de uma comercial exportadora?

PEIEX é implementado em todas regiões do país, por meio de parcerias da Apex-Brasil com universidades, parques tecnológicos ou fundações de amparo à pesquisa ou federações de indústria. Chamadas de entidades executoras do programa, elas são responsáveis pela aplicação da metodologia do programa na qualificação de empresas

Por: Julio César Zilli - GENINT/UNESC 14 de julho de 2020 às 11:16
Compartilhar Comente

PROGRAMA DE IMERSÃO EMPRESARIAL (PRIME): POLÍTICA CAMBIAL

PROGRAMA DE IMERSÃO EMPRESARIAL (PRIME): POLÍTICA CAMBIAL
Mais imagens

Na noite desta quinta-feira (02.07.2020), LUCAS LIMA PEREIRA - Egresso do Curso de Ciências Econômicas da UNESC, Técnico Extensionista do Núcleo Operacional PEIEX Criciúma e membro do GP GENINT/UNESC esteve ministrando uma Qualificação Online vinculada ao Programa de Imersão Empresarial - PRIME. A temática envolveu "Política Cambial e seus impactos".

Sobre o PRIME:

Programa de Imersão Empresarial - PRIME, uma iniciativa do Grupo de Pesquisa Gestão e Estratégia em Negócios Internacionais- GENINT, possibilita uma aproximação dos acadêmicos de graduação e pós-graduação junto ao setor produtivo, reafirmando, deste modo, a missão da UNESC como uma universidade comunitária: "Educar, por meio do ensino, pesquisa e extensão, para promover a qualidade e a sustentabilidade do ambiente de vida". Ainda, "Ser reconhecida como uma Universidade Comunitária, de excelência na formação profissional e ética do cidadão, na produção de conhecimentos científicos e tecnológicos, com compromisso socioambiental".

Parabenizamos a todos pela participação em especial ao ministrante pela disponibilidade.

Por: Julio César Zilli - GENINT/UNESC 02 de julho de 2020 às 23:01
Compartilhar Comente