Direito

Curso de Direito lança e-book Políticas Públicas no Século XXI

Curso de Direito lança e-book Políticas Públicas no Século XXI
Obra foi organizada pelas professoras Kelly Gianezini e Adriane Bandeira Rodrigues (Fotos: Mayara Cardoso) Mais imagens

O Auditório Ruy Hülse esteve lotado de acadêmicos, egressos e professores do curso de Direito da Unesc na noite desta terça-feira (6/8) para o lançamento oficial do E-book Políticas Públicas no Século XXI, obra organizada pelas professoras Kelly Gianezini e Adriane Bandeira Rodrigues. Publicado pela Editora Unesc, o livro contou com a colaboração de diversos profissionais da área e tem grande significado para o curso, já que reúne importante material de pesquisa disponível aos acadêmicos e pesquisadores. A noite de lançamento contou ainda com a palestra do professor mestre Felipe Cunha de Almeida, que abordou o tema “Dever de fidelidade recíproca entre os cônjuges e a responsabilidade civil no direito de família”.

Ao apresentar a obra lançada a professora Adriane fez questão de destacar todos os autores dos artigos publicados no livro e os temas abordados por cada um dos capítulos. O e-book, conforme a organizadora, é mais uma conquista do curso e da Universidade, que ofereceu apoio incondicional para a sua concretização. “Desejamos a todos uma boa leitura e, mais que isso, que o material sirga de inspiração para novas pesquisas e publicações”, destacou.

Para a professora Kelly Gianezini, também organizadora do livro, o momento é de muita alegria ao ver o auditório lotado para o lançamento e para a palestra de Felipe. “O E-book estará disponível na página do curso para consulta, no site da editora e em breve também na biblioteca para o acesso de todos vocês”, acrescentou.

O coordenador do curso de Direito, João Carlos Medeiros Rodrigues Júnior, parabenizou o empenho das responsáveis pelo E-book, que representa a realização de um sonho do grupo. “Acompanhamos de perto o trabalho das professoras, o contato com os autores e tudo o que envolve a concepção de um livro. É algo muito complexo, mas que hoje nos deixa muito felizes pelo resultado. Somos muito gratos a esse empenho das professoras e a colaboração de todos que publicaram seus materiais no livro”, salientou.

O desejo, conforme João Carlos, é de manter o ritmo. “Queremos manter agora essa tradição do curso de Direito e conseguirmos continuar publicando ricos materiais como esse”, completou.

A atividade da noite desta terça-feira faz parte da Semana Acadêmica do Curso, que segue até sexta-feira (9/8). Confira aqui a programação completa.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Mayara Cardoso 06 de agosto de 2019 às 22:43
Compartilhar Comente

Livro de professor do curso de Direito ganha destaque na Folha de São Paulo

Livro de professor do curso de Direito ganha destaque na Folha de São Paulo
Obra lançada em setembro está disponível gratuitamente e online (Foto: Reprodução) Mais imagens

O livro “Investimentos estrangeiros e empresas transnacionais no Brasil da década de 1990”, do professor doutor Yduan de Oliveira May, do curso de Direito da Unesc, foi selecionado como destaque de lançamento jurídico desta semana (26 /9 a 2/10) pelo jornal Folha de São Paulo. A obra, disponível na versão online e gratuita, foi publicada em 10 de setembro de 2015.

Na obra, o professor faz uma análise jurídica do tratamento que a Constituição Federal de 1988 e a legislação em vigor dão ao investimento estrangeiro direto, focando a atuação das empresas multinacionais e a experiência brasileira de controle. O livro de May é um dos poucos que abordam o assunto no Brasil.

Acesso ao livro


Destaque na Folha de São Paulo

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Milena Spilere Nandi 29 de setembro de 2015 às 19:15
Compartilhar Comente

Política de Criciúma no século 20 em livro da Editora Unesc

Política de Criciúma no século 20 em livro da Editora Unesc
Janete Trichês e João Henrique Zanelatto lançaram obra esta quinta-feira (Fotos: Milena Nandi) Mais imagens

História Política de Criciúma no Século XX” foi lançado na noite desta quinta-feira (17/9) pelos professores Janete Trichês e João Henrique Zanelatto, durante a Semana Acadêmica do Curso de Direito. A obra da Editora Unesc, traz um retrato da história sociopolítica da cidade, da fundação até os anos 1990.

Dividido em seis capítulos, o livro mostra as repercussões no cenário local de assuntos nacionais e aborda pontos como a fundação de Criciúma, a emancipação de Araranguá, a Ditadura Militar e a resistência no município e a Constituição de 1988. O livro traz ainda dados sobre todas as eleições municipais e para a Câmara de Vereadores de Criciúma no século 20, além de todas as eleições em que candidatos criciumenses disputaram vagas para a Assembleia Legislativa e para o Governo de Santa Catarina, para a Câmara de Deputados e para o Senado.

Segundo Janete, foram entrevistadas 66 pessoas e analisados mais de cinco mil documentos. O material ficou guardado por ela por 23 anos. “Noventa e nove por cento do livro é fonte original. Na época, não havia nada digitalizado. Toda a pesquisa foi feita à mão ou datilografada”, contou. Esta é a primeira obra escrita por Janete. “Eu não nasci em Criciúma, mas a tenho no coração. Este livro é a minha declaração de amor eterno a essa cidade”, afirmou emocionada.

Zanelatto comentou que o livro é o resultado de pesquisas desenvolvidas nas áreas de atuação dos autores. “Esse livro da possibilidade para a realização de diversas pesquisas no campo da política tanto para auxiliar a produção acadêmica quanto para que as pessoas saibam melhor o que se passou neste período”, comenta.

O lançamento do livro teve a presença do assessor da Propex (Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão), Reginaldo Vieira; do presidente do Conselho Editorial da Editora Unesc, Dimas de Oliveira Estevão, e do coordenador do curso de Direito, Alfredo Engelmann Filho.

Após o lançamento do livro, o juiz do Tribunal Regional do Trabalho de São Paulo (TRT/SP), Josley Soares, falou sobre “Terceirização e seus Contextos Atuais”.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Milena Spilere Nandi 17 de setembro de 2015 às 21:39
Compartilhar Comente

Professores lançam livro sobre a política de Criciúma no século 20

Professores lançam livro sobre a política de Criciúma no século 20
Obra faz parte das novidades de setembro da Editora da Universidade (Foto: Reprodução) Mais imagens

A “História Política de Criciúma no Século XX” será lançada nesta quinta-feira (17/9), às 19 horas, no Auditório Ruy Hülse, na Unesc. O livro, dos professores Janete Trichês e João Henrique Zanelatto, faz parte dos lançamentos do mês de setembro da Editora Unesc e é fruto de anos de pesquisa dos autores, que apresentam a história sociopolítica de Criciúma e de seus partidos, dos grupos e famílias que se articularam em torno das várias agremiações partidárias e disputaram o poder político no município no século passado.

Formada em Jornalismo pela Unisinos de São Leopoldo (RS), Janete é mestre em Ciência Política pela Universidade de Brasília e professora dos cursos de Biomedicina, Ciências Contábeis, Direito, Engenharia de Produção e Educação Física da Unesc. Participa de vários projetos de extensão da Universidade e do Laboratório de Ensino, Pesquisa e Extensão em Sociologia e pesquisadora do Nuped (Núcleo de Estudos em Estado, Política e Direito) da Unesc, que pesquisa temas como partidos políticos, eleições e democracia.

Doutor em História pela PUC Rio de Janeiro e mestre em História pela UFSC, Zanelatto possui pesquisas no campo da História Política e Social. É professor do curso de História da Unesc e do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Socioeconômico da Unesc.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Milena Spilere Nandi 16 de setembro de 2015 às 18:38
Compartilhar Comente (2)

Unesc lança livro “Patrimônio Cultural, Direito e Cidadania” nesta quarta

Unesc lança livro “Patrimônio Cultural, Direito e Cidadania” nesta quarta
Obra foi organizada por professores da Universidade Mais imagens

A Unesc lança nesta quarta-feira (27/11) a obra “Patrimônio Cultural, Direito e Cidadania”. O livro, organizado pelos professores Daniel Preve, Alfredo Engelmann Filho e Juliano Bitencourt Campos, reúne textos que trazem reflexões sobre leis, projetos, resultados, debates e possibilidades para dar continuidade às discussões em torno do assunto. O lançamento ocorre no segundo piso do Bloco XXI-B (em frente à secretaria do curso de Direito), às 19h30.

A obra, construída em conjunto com o curso de Direito e o Grupo de Pesquisa em Arqueologia e Gestão Integrada de Território, e com o auxílio da editora Habilis press, tem 17 capítulos e 36 autores.

O livro tem o apoio da Fapesc (Fundação de Apoio à Pesquisa Científica e Tecnológica do Estado de Santa Catarina) e Unesc, por meio da Propex (Pró-Reitora de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão), UNA CSA (Unidade Acadêmica de Ciências Sociais Aplicadas) e EdiUnesc (Editora Unesc).

Fonte: Secom

Por: Davi Carrer 25 de novembro de 2013 às 16:39
Compartilhar Comente