Direito

Livro com colaboradores nacionais e internacionais é lançado pela Ediunesc

Livro com colaboradores nacionais e internacionais é lançado pela Ediunesc
Obra homenageia professor Antônio Carlos Wolkmer (Fotos: Milena Nandi) Mais imagens

“Democracia, pluralismo e pensamento crítico: estudos em homenagem ao professor Antônio Carlos Wolkmer” foi lançado na noite de hoje (31/10), na Unesc. A obra, da Ediunes (Editora Unesc), foi organizada por Carlos Magno Spricigo Venério e Ismael Francisco de Souza e traz oito artigos escritos por professores e advogados do Brasil e três por profissionais de instituições do exterior. Após o lançamento o professor doutor Antonio Carlos Wolkmer (UFSC) proferiu a palestra “Pensamento crítico e pluralismo no direito contemporâneo”

“É a primeira obra feita em homenagem ao trabalho desenvolvido em anos de pesquisa e do ensino de Direito. Estou muito feliz por este reconhecimento da Unesc”, afirmou Wolkmer. O professor também foi homenageado com uma placa.

O livro traz uma série de artigos dedicados a Wolkmer, elaborados a partir do Nuped (Núcelo de Estudos sobre Política, Estado e Direito da Unesc). Os artigos apresentam temas como a legitimação discursiva das políticas públicas, a participação popular no âmbito dos direitos das crianças e adolescentes e a responsabilidade socioambiental.

Os pensamentos de Wolkmer se fazem presentes na concepção e desenvolvimento de curso de Direito da Unesc. “O livro é o resultado de um reconhecimento de toda a brilhante história do professor Wolkmer. Ele marcou toda uma geração de juristas”, comentou Reginaldo de Souza Vieira, coordenador do Nuped.

Para o assessor de Pós-Graduação e Pesquisa da pró-reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da Unesc, Adriano Bernadin, o livro também mostra o resultado de grupo de pesquisa da Unesc, e é uma importante contribuição no sentido de incentivar ainda mais a pesquisa na Universidade.

Também participaram do lançamento do livro o diretor da UNA CSA (Unidade Acadêmica de Ciências Sociais Aplicadas), Daniel Preve, o coordenador do curso de Direito da Unesc, Alfredo Engelmann Filho, a coordenadora do CPJ (Centro de Prática Jurídica), Márcia Piazza, o coordenador da Ediunesc, Carlos Renato Carola e um dos organizadores do livro, Ismael Francisco de Souza.

Fonte: Secom

Por: Milena Spilere Nandi 31 de outubro de 2013 às 22:06
Compartilhar Comente

Lançamento de dois livros e duas palestras nesta quinta na Unesc

Lançamento de dois livros e duas palestras nesta quinta na Unesc
Uma das obras homenageia o professor Antônio Carlos Wolkmer (Foto: Davi Carrer) Mais imagens

"Democracia, pluralismo e pensamento crítico: estudos em homenagem ao Prof. Antônio Carlos Wolkmer". Este é o título de uma das obras que serão lançadas nesta quinta-feira (31/10) no Auditório Ruy Hülse, na Unesc, a partir das 19 horas.

Após o lançamento os professores doutores Antonio Carlos Wolkmer (UFSC) e José Isaac Pilati vão proferir as palestras "Pensamento crítico e pluralismo no direito contemporâneo" e "Tutelas Coletivas". Em seguida Pilati também fará o lançamento da sua obra: "Digesto de Justiniano, livro segundo: jurisdição”.

Democracia, pluralismo e pensamento crítico

O livro traz uma série de artigos dedicados ao professor doutor Antônio Carlos Wolkmer, elaborados a partir do Nuped (Núcelo de Estudos sobre Política, Estado e Direito da Universidade do Extremo Sul Catarinense). Os pensamentos de Wolkmer se fazem presente na concepção e desenvolvimento de curso de Direito da Unesc. a obra é organizada por Carlos Magno Spricigo Venério e Ismael Francisco de Souza, sendo editada pela EdiUnesc (Editora Unesc).

Os artigos apresentam temas como a legitimação discursiva das políticas públicas, a participação popular no âmbito dos direitos das crianças e adolescentes e a responsabilidade socioambiental.

Fonte: Secom

Por: Davi Carrer 29 de outubro de 2013 às 11:49
Compartilhar Comente

Professores da Unesc lançam livro sobre Sistema Único de Saúde

Professores da Unesc lançam livro sobre Sistema Único de Saúde
Obra aborda o fortalecimento do SUS atual (Fotos: Milena Nandi) Mais imagens

“O Sistema Único de Saúde não faz distinção de classes. Atende a todos e todos o usam. É um patrimônio da coletividade e mais que criticar, precisamos fortalecer. Refletir sobre o que temos, o que queremos e como podemos chegar ao sistema que queremos”, comentou a pró-reitora de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da Unesc (Universidade do Extermo Sul Catarinense), em Criciúma, Luciane Bisognin Ceretta. Ela é um dos organizadores do livro “Temas em Direito Sanitário & Saúde Coletiva: SUS - uma política pública de Estado”, que foi lançado na noite de hoje na Universidade, pela Ediunesc (Editora Unesc). Este é o primeiro livro sobre a temática lançado pela editora da instituição.

Ao longo dos 14 capítulos da obra, o SUS (Sistema Único de Saúde) aparece como uma política pública de Estado e como um patrimônio coletivo da sociedade brasileira. Segundo o professor do curso de Direito Reginaldo de Souza Vieira, também organizador do livro, o Direito deve atuar no sentido de provocar debates acerca da saúde coletiva, e atuar na promoção de políticas públicas nesta área. “Esta é uma obra inter e multidisciplinar, que envolveu diversos profissionais da Saúde, Educação e Direito. Temos pessoas do Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, São Paulo e Brasília”, comentou o professor.

A secretária de Saúde de Criciúma, Geovânea de Sá, afirmou que quase 30% da arrecadação municipal é investida em saúde, e que é de suma importância o trabalho de prevenção, para reduzir o número de casos atendidos pelo SUS nos casos de média e alta complexidade. “A Unesc é parceira do município em uma série de programas e atividades na área da saúde coletiva. É uma parceria valiosa na formação de novos profissionais e na prestação de serviços, além de estarmos juntos pensando a saúde do município”, reiterou Geovânea.

Após o lançamento do livro, a professora doutora Felipa Rafaela Amadigi, coordenadora do Coren (Conselho Regional de Enfermagem), ministrou uma palestra sobre Políticas Públicas em Saúde. Participaram do lançamento do livro a diretora da UNA SAU (Unidade Acadêmica de Ciências da Saúde), Indianara Becker, a coordenadora de Extensão da UNA SAU, Mágada Tessmann, a coordenadora do curso de Enfermagem, Valdemira Dagostim, o coordenador do curso de Direito, Alfredo Engelmann Filho e a professora Ioná Vieira.

Saiba mais:

A obra conta com capítulos que tratam sobre:
- “Políticas públicas e direito à saúde”;
- “Bioética e saúde coletiva”;
- “Estratégias da saúde da família”;
- “O direito à saúde da criança e do adolescente”;
- “O direito ao acompanhante durante o trabalho de parto, parto e pós-parto e o papel do Ministério Público”;
- “Conselhos e conferências de saúde”;
- “Democracia sanitária e agências reguladoras de saúde”;
- “A Política Nacional de Atenção Básica da Saúde”;
- “A Política Nacional de Promoção da Saúde”;
- “A integralidade do cuidado em saúde”;
- “Vivência de mulheres reclusas”;
- “Programa de educação pelo trabalho na saúde”;
- “Estratégia saúde da família pelo olhar das agentes comunitárias de saúde”;
- “A roda de discussão nas ESF”.

Fonte: Secom

Por: Milena Spilere Nandi 24 de setembro de 2013 às 22:32
Compartilhar Comente (1)

Editora e Livraria Unesc lança dois livros nesta quinta

A Ediunesc (Editora e Livraria Unesc) lança dois livros na área do Direito nesta quinta-feira (29/11). Às 10 horas será lançada a obra “Aborto eugênico: aspectos éticos e jurídico-penais em face da constituição federal”, do escritor Paulo Henrique Burg Conti. A mesma obra será apresentada às 20h30, juntamente com o livro “Família, sociedade e estado na promoção e defesa dos direitos humanos da criança e do adolescente: um estudo da teoria da proteção integral”, de Johana Cabral. Ambos os lançamentos ocorrem na Livraria Unesc.

Com uma abordagem interdisciplinar, a obra de Conti procura desvendar os enigmas que cercam o aborto eugênico (quando existe importante risco ou probabilidade de que o feto esteja gravemente afetado).

Já o livro de Johana verifica os instrumentos utilizados pelo Estado para a promoção do desenvolvimento humano e da cidadania das crianças e adolescentes. Ela toma como base a tríplice responsabilidade compartilhada, que é a responsabilidade da família, da sociedade e do Estado, em proteger e promover os direitos das crianças e dos adolescentes.

Fonte: Secom:imprensa@unesc.net

Por: Davi Carrer:dac@unesc.net 27 de novembro de 2012 às 11:18
Compartilhar Comente

Alunos conferem lançamento de obra na Unesc

Alunos conferem lançamento de obra na Unesc
Daniela Savi Mais imagens

O livro “Estado, Política e Direito: políticas públicas e direitos sociais” foi lançado, na noite de hoje (20/9), no Auditório Ruy Hülse da Unesc, com a presença de professores e alunos. A obra é resultado de estudos e pesquisas desenvolvidas por professores e acadêmicos do Nuped (Núcleo de Estudos em Estado, Política e Direito) do curso de Direito da Unesc, e traz artigos sobre políticas públicas e direitos sociais, à saúde, das crianças dos adolescentes e da juventude. 

“O livro representa amadurecimento de uma pesquisa e traz a contribuição de egressos. Ficamos muito felizes com o resultado”, comentou um dos organizadores, Reginaldo de Souza Vieira. “Vamos continuar apoiando esse tipo de trabalho. É motivo de extremo orgulho ter professores que publicam livros. Poucos fazem isso. Estamos criando uma tradição que está servindo de exemplo para o país”, argumentou o coordenador da Editora Unesc, Carlos Renato Carola.

O pró-reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, Ricardo Pinho, salientou que o livro é uma forma de inovar, transformar e ensinar. “É uma grande conquista e, principalmente, porque envolve a participação de gestores, professores, alunos e sociedade”.
A obra contou com a colaboração de autores da Unesc e dos programas de pós-graduação em Direito da UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina) e Unisc (Universidade de Santa Cruz do Sul). 

Após o lançamento e debate com os autores, foi realizada uma palestra sobre “Direitos sociais, políticas públicas e direito à saúde”, com os professores Reginaldo de Souza Vieira e Letícia Canut. Esse foi o terceiro volume do livro, que é uma publicação da Editora Unesc, organizada pelos professores André Viana Custódio e Vieira. A pró-reitora de Ensino de Graduação, Robinalva Borges Ferreira e demais colaboradores, participaram do evento.

 


 

Fonte: Comunicação Social:comunicacao@unesc.net

Por: Daniela Savi:danielasavi@unesc.net 20 de setembro de 2011 às 21:10
Compartilhar Comente