Direito

Política de Criciúma no século 20 em livro da Editora Unesc

Política de Criciúma no século 20 em livro da Editora Unesc
Janete Trichês e João Henrique Zanelatto lançaram obra esta quinta-feira (Fotos: Milena Nandi) Mais imagens

História Política de Criciúma no Século XX” foi lançado na noite desta quinta-feira (17/9) pelos professores Janete Trichês e João Henrique Zanelatto, durante a Semana Acadêmica do Curso de Direito. A obra da Editora Unesc, traz um retrato da história sociopolítica da cidade, da fundação até os anos 1990.

Dividido em seis capítulos, o livro mostra as repercussões no cenário local de assuntos nacionais e aborda pontos como a fundação de Criciúma, a emancipação de Araranguá, a Ditadura Militar e a resistência no município e a Constituição de 1988. O livro traz ainda dados sobre todas as eleições municipais e para a Câmara de Vereadores de Criciúma no século 20, além de todas as eleições em que candidatos criciumenses disputaram vagas para a Assembleia Legislativa e para o Governo de Santa Catarina, para a Câmara de Deputados e para o Senado.

Segundo Janete, foram entrevistadas 66 pessoas e analisados mais de cinco mil documentos. O material ficou guardado por ela por 23 anos. “Noventa e nove por cento do livro é fonte original. Na época, não havia nada digitalizado. Toda a pesquisa foi feita à mão ou datilografada”, contou. Esta é a primeira obra escrita por Janete. “Eu não nasci em Criciúma, mas a tenho no coração. Este livro é a minha declaração de amor eterno a essa cidade”, afirmou emocionada.

Zanelatto comentou que o livro é o resultado de pesquisas desenvolvidas nas áreas de atuação dos autores. “Esse livro da possibilidade para a realização de diversas pesquisas no campo da política tanto para auxiliar a produção acadêmica quanto para que as pessoas saibam melhor o que se passou neste período”, comenta.

O lançamento do livro teve a presença do assessor da Propex (Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão), Reginaldo Vieira; do presidente do Conselho Editorial da Editora Unesc, Dimas de Oliveira Estevão, e do coordenador do curso de Direito, Alfredo Engelmann Filho.

Após o lançamento do livro, o juiz do Tribunal Regional do Trabalho de São Paulo (TRT/SP), Josley Soares, falou sobre “Terceirização e seus Contextos Atuais”.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

17 de setembro de 2015 às 21:39
Compartilhar Comente

Deixe um comentário